Como saber se você é uma pessoa altamente sensível?

Perguntado por: epereira . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.3 / 5 15 votos

Veja aqui algumas das características das pessoas extremamente sensíveis.

  1. Elas sentem as coisas de forma mais profunda. ...
  2. Elas têm reações mais emotivas. ...
  3. Elas provavelmente estão acostumadas a ouvir as frases "Não encare isso de forma tão pessoal" e "Por que você é tão sensível? ...
  4. Elas preferem fazer exercícios sozinhas.

Faça uma autoavaliação.

  1. Tente não julgar a si mesmo ao respondê-las. Responda de forma honesta. Após descobrir o nível da sua sensibilidade, você pode se concentrar em gerenciar suas emoções de uma forma mais útil.
  2. Lembre-se: não é uma questão de quem você acha que deveria ser. Seja sincero.

Pessoas com alto grau de sensibilidade reagem de forma mais intensa às situações. Por exemplo, elas demonstrarão mais empatia e sentirão maior preocupação com os problemas de um amigo, afirma Aron. Elas também podem ficar mais preocupadas sobre como outra pessoa irá reagir ao enfrentar um acontecimento negativo.

Se uma pessoa se pergunta “por que sou tão sensível?” É possível que por trás dessa manifestação haja um trauma. Ter sofrido maus-tratos na infância, violência, ter sofrido a perda de um dos pais ou sofrer qualquer evento doloroso têm impacto em nosso cérebro. Em muitos casos, essa experiência gera hipersensibilidade.

Sempre, ou quase sempre, pessoas sensíveis são mais introvertidas, justamente por causa de seus desconfortos internos. Não é que elas não saibam administrar a confusão de seus sentimentos, pelo contrário, são extremamente inteligentes, intuitivas. Acontece que, por serem mais intensas, elas sentem mais.

Veja dicas:

  1. A arte de concordar. A ideia de concordar com as pessoas em algumas situações pode ser difícil. ...
  2. Expresse seus sentimentos. Expressar a forma como você está se sentindo e o que precisa pode ser desafiador e desagradável. ...
  3. Identifique seus objetivos. ...
  4. Prepare-se antes.

Essa sensibilidade aflorada pode ser um princípio do desenvolvimento da mediunidade, que é uma habilidade que você pode nascer com ela ou despertá-la ao longo da vida. Pessoas que são sensíveis às energias têm um poder que pode fazer tanto o bem quanto o mal para elas.

Ter sensibilidade emocional significa ser capaz de sentir empatia, ou seja, captar e assimilar os diferentes sentimentos de outras pessoas, ou de um grupo específico, por exemplo.

Essas pessoas percebem e administram mais informações, o que as leva a viver os estímulos de modo mais intenso. Isso tem vantagens: as Pessoas Altamente Sensíveis (PAS) têm consciência de detalhes muito sutis em seu entorno. Também são reflexivas, intuitivas, criativas, empáticas e cuidadosas.

Dicas para lidar com pessoas “sem sentimentos”

  1. Não absorva. Não leve para o lado pessoal quando o indivíduo se comportar de maneira distante ou sem empatia e compaixão. ...
  2. Perdoe. ...
  3. Tenha empatia. ...
  4. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

Mesmo assim, a sensibilidade é um dom que as mulheres possuem e que não precisa ser ignorado ou sublimado. Seja para demonstrar seus sentimentos puros ou simplesmente para cativar a mente dos homens e salvá-los de possíveis transtornos, a mulher deve continuar mantendo aquilo que tem de melhor.

A sensitiva conta que algumas pessoas podem sentir essas energias de forma mais evidente, sendo mais afetadas positivamente ou negativamente. Aquelas que possuem a espiritualidade e a mediunidade mais afloradas contam com a capacidade especial de sentir a energia das pessoas e dos ambientes com mais facilidade.

Pessoas Altamente Sensíveis, ou PAS, apresentam uma capacidade sensorial acentuada e alto grau de empatia. Essa característica não é um transtorno nem torna ninguém especial, mas também não deve ser vista como fraqueza. Um barulho que passa despercebido pela maioria vira algo intolerável.

Significado de Sensível
Que se deixa comover com facilidade; que sente e fica impressionado com; emocional: sensível às misérias da vida. Que tende a compartilhar do sofrimento alheio; empático: fiquei sensível com sua história. Que expressa compreensão e solidariedade; solidário: estou sensível ao projeto.