Como saber se você é um xamã?

Perguntado por: opacheco . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.1 / 5 5 votos

Tradicionalmente, a pessoa que demonstra profundo conhecimento da natureza humana, que age com sabedoria, que vive em harmonia e transmite bons ensinamentos, pode ser escolhido pelo seu povo para os representar como xamã.

O termo Xamanismo, criado por antropólogos, é um conjunto de práticas ancestrais, em que a natureza, os animais, as plantas, as pedras, o universo e o planeta são vistos como sagrados, divindade ou espíritos de luz.

Xamanismo e animais
por exemplo, o lobo representa aptidões sociais, fidelidade, generosidade, amor e capacidade de ensinar. O urso está relacionado com o inconsciente, e representa os instintos. A coruja representa o caminho para a sabedoria e em algumas tradições pode ser portadora de boas ou más notícias.

Para descobrir seu Animal de Poder, é necessário o auxílio de um mestre xamã, porque ele facilita e confirma o encontro da pessoa com esse toten e a guia em toda a jornada de descobrimento.

A exemplo disso, Jesus Cristo passou a ser associado à Bdâ, que também é chamado de Waptokwa. A Virgem Maria passou a ser associada a Wazeparkwá (mãe de Waptokwa) e São Pedro (companheiro bíblico de Jesus) associado à Waire (Mattos, 2009).

O que é a cura xamânica? Para o xamã, a cura está muito além da cessação da dor física e/ou emocional. Nesse sentido, curar é aprender a viver a própria vida em sua completude. A primeira coisa importante dentro deste contexto é a consciência de que nós é que criamos nossa realidade.

O Xamanismo, através de sua mística, filosofia e religiosidade, busca a conexão com as forças da Natureza e com a Essência Divina que existem em cada SER. Para o Xamanismo, todo ser é divino e tem sua contraparte espiritual. Enfim, Deus está em tudo!

Os rituais xamânicos usam, portanto, o poder das pedras, plantas e animais, evocando energias que provêm de ancestrais para realizar a cura, transformações emocionais e crescimento na vida das pessoas. Para isso, são utilizados instrumentos de poder, como círculos, totens, danças, meditações, etc.

É feita a limpeza com os quatro elementos, com o uso de uma concha “abalone”, um bastão de sálvia branca, uma pena natural e a força do fogo e da fumaça, agregando-se cantos xamânicos, sendo também utilizados instrumentos de poder na limpeza como o tambor xamânico, a limpeza com maracás e o pau de chuva, bem como ...

O leão

O leão é o animal que representa força, poder e realeza.

cisne

Mitologia grega e romana: cisne. Outro animal, que também simboliza o amor, tanto na mitologia romana quanto a grega é o cisne.

Contudo, diferente de um mapa astral, que traz doze casas, nós possuímos quatro arquétipos animais: poder, sombra, cura e alado – vale lembrar que esse número pode ser maior ou menor em determinadas tradições. “O animal de poder representa a personalidade, o ego e as nossas potencialidades.

Pais coruja: veja quais animais são superprotetores com seus...

  • Orangotango.
  • Urso polar.
  • Guepardo.
  • Pinguim-imperador.
  • Golfinhos.

Uma maneira simples de se conectar ao seu animal de poder é meditar. As possibilidades são infinitas e você pode provar várias delas para entender aquela que mais tem a ver com você e que mais o engrandece espiritualmente. Um bom exemplo é fechar os olhos, controlar a respiração e entrar em meditação.

Divide-se em duas escolas: o xamanismo tradicional, que segue as tradições nativas de cada localidade, e o neoxamanismo, que adapta a essência com práticas terapêuticas e de linhas diversas numa realidade urbana; cobrindo práticas de cura de ancestrais primitivos e de indígenas ao redor do mundo.

O termo, genérico e mal compreendido, é empregado para designar um sistema ritual dos mais antigos da humanidade, partilhado por povos que se estendem da Ásia até o extremo sul da América. "Xamã" parece derivar de çaman, palavra empregada pelos Evenks siberianos para designar os seus especialistas rituais.

Xamã (shaman em inglês) é um sacerdote tradicional do xamanismo que possui contato com o mundo dos espíritos, demonstrando particular capacidade de profecia ou cura. Mago, feiticeiro, curandeiro, bruxo, pajé e médico são outros nomes correspondentes.

Para o xamanismo, é importante manter o corpo saudável e equilibrado e prestar atenção no modo como falamos e agimos. De acordo com os xamãs, toda doença começa com uma energia negativa, que pode ser desde pensamentos até sentimentos como ódio, raiva ou inveja.

“As vivências xamânicas (ou também jornadas xamânicas) buscam levar a pessoa a entrar em estado alterado de consciência (chegar ao estado de ondas theta), com a finalidade de ampliar a forma de enxergar as coisas (viajar para outros mundos) e com isso buscar o que precisa ser curado.

A DANÇA DO ANIMAL DE CURA É UMA MEDITAÇÃO ATIVA que COMBINA TOQUES DE TAMBORES XAMÂNICOS e outros instrumentos nativos com a EXPRESSÃO ESPONTÂNEA, MÚSICA XAMÂNICA e a DANÇA. O OBJETIVO É PROPORCIONAR UM ENCONTRO COM O ANIMAL CUJAS CARACTERÍSTICAS REPRESENTAM AS QUALIDADES DE CURA e o SEU TOTEM VEGETAL DE CURA.