Como saber se você é um otaku?

Perguntado por: afreitas . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

Além disso, os otakus costumam consumir bastante produtos culturais japoneses: além dos mangás, costumam colecionar chaveiros, miniaturas dos personagens favoritos, posteres, doces asiáticos e muito mais. Muitos dos otakus também possuem como hobby o cosplay de personagens japoneses.

Resumo: Otakus são membros de uma sociabilidade juvenil específica que gira em torno de produtos da cultura pop japonesa, tais como histórias em quadrinhos (mangá), desenhos animados (animê), jogos (games) seriados (tokusatsu) e música (J-Music).

Um bom otaku gosta de manter os ambientes da sua casa sempre dentro desse universo e, para ajudar nessa tarefa, nada melhor do que quadros decorativos com personagens marcantes, frases icônicas ou até mesmo cenas dos animes preferidos.

otaku {substantivo}
volume_up fã de anime e manga {m./f.} [Port.] volume_up fã de anime e mangá {m./f.}

Otome pode significar moça, donzela, virgem ou solteira em japonês, porém algumas pessoas de fora do país confundem o termo como feminino de otaku, palavra japonesa para "fanático", utilizada no ocidente como "alguém que é fã de anime/mangá", que é igual para os dois gêneros.

Assim como no Brasil, as palavras japonesas mudam de sentido, tudo depende do que você estiver querendo falar. No Brasil e em alguns outros países do ocidente a palavra otome acabou ganhando uma nova tradução. Para nós o termo se refere a mulheres que são fãs de mangás e animes, ou seja, o feminino de otaku.

Uma pessoa pode ver quatro ou cinco animes e já se considerar otaku. Outra pessoa pode ter visto mais de cem e ainda dizer que é apenas um fã de animes, ou mesmo um fã daqueles animes em específico (ou mesmo de um estúdio ou de um diretor em específico, aliás), mas não um otaku.

A Origem do Termo Otaku
Por volta de 1989, um livro chamado “M no jidai”, de Akio Nakamori, descrevia um assassino em série que era obcecado por animes e mangás pornográficos, e recriava as histórias estuprando jovens garotas.

os otaku vivem uma vida mais sedentária e com pouca interação com o sexo oposto. Uma pesquisa do ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar em 2010 afirma que 36% dos japoneses com idades entre 16 e 19 anos não têm interesse em sexo – o dobro do registrado no levantamento realizado dois anos antes.

O cosplays são pessoas que se vestem de personagens, no caso se vestem igual ao seu personagem, cabelo, cor dos olhos, roupas e comportamento), no caso eles vão se basear no que vestir, assim como no Brasil e em outras partes do mundo os jovens costumam se vestirem com base no estilo de roupas de suas bandas favoritas, ...

Dê-lhe espaço para seus hobbies. Há momentos em que a garota otaku pode querer desfrutar de seus hobbies sozinha ou com amigos que os apreciem com o mesmo vigor dela. Deixe que ela faça isso. Querer a companhia dela enquanto a garota faz o que gosta é uma coisa boa, mas forçar a barra apenas deixará vocês infelizes.

Baka é uma palavra otaku usada para se referir a uma pessoa idiota, otária. Quando a pessoa é idiota se fala "baka", fica com raiva fala "baka", fica triste fala "baka", e quando a pessoa está feliz e a outra te estressa você fala "baka".

Como posso me tornar um fã de anime.
Uma maneira é procurar recomendações de amigos ou fóruns online. Outra maneira é navegar pelas listas de títulos de anime populares. Você também pode procurar animes adaptados de mangás ou light novels, pois costumam ser muito populares entre os fãs.

Após o Japão, o Brasil é um dos maiores polos consumidores de animes!

Os Otakus no Japão, são vistos com maus olhos, devido ao interesse obsessivo que eles possuem em um assunto, tudo isso começou lá no final dos anos 80, com um homem chamado Tsutomu... Otaku é um termo japonês usado para se referir principalmente a pessoas com interesse especial em animes e mangás.

5 Passos para se tornar um Otaku profissional!

  1. 1° Pare de ficar na zona do confortável!
  2. 2° Crie um cronograma imutável!
  3. 3° Anime sua vida!
  4. 4° Conheça pessoas do meio!
  5. 5° Ganhe Maturidade!

Os otakus geralmente tem um grande problema com o preconceito,isso porque tanto no ocidente quanto no oriente,assim,o termo otaku no japão significa:"Aquele que é viciado em qualquer coisa". Estes são tratados pela sociedade japonesa como pessoas sem vida e muitas vezes ignorada.

Senpai é uma palavra em japonês, usada para se referir com respeito a uma pessoa mais velha ou mais experiente.

Em 1914, desenhos animados americanos e europeus foram introduzidos no Japão, inspirando criadores japoneses como Junichi Kouchi e Seitaro Kitayama, ambos considerados os "pais do anime".

(Por exemplo, idealizar no mundo real os relacionamentos entre os personagens). A atitude de “fujoshi” é apenas um hobby ou hábito sexual, então pessoas “otaku” não gostam de ser chamadas de “fujoshi”. Eles não querem as duas coisas na mesma categoria.

Na realidade, Naruto é o nome de uma cidade e um ingrediente extremamente famoso na culinária japonesa, normalmente colocado em ensopados e Lamen! Comida que por sinal é a favorita do protagonista. O ingrediente é um tipo de massa de peixe curtida (“Kamaboku”) servida no Lamen quente.