Como saber se você é tímido?

Perguntado por: osilva . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

Cada tímido pode ter suas características próprias, mas de forma geral podemos encontrar: Dificuldade em expressar seus sentimentos e necessidades, medo de ser julgada, pavor em ser observada.

Mas nem sempre é um problema. Ter uma reação tímida quando se chega a um local novo, com pessoas diferentes, por exemplo, é considerado algo normal por especialistas. — A timidez pode atrapalhar a partir do momento em que a pessoa deixa de ser funcional para sua sobrevivência no local onde vive.

São mais relaxados, amáveis, bem como amigáveis e isso atrai as atenções para eles e tornam-os mais atraentes. Conscientes - Por vezes existem pessoas que por falarem de mais e dizerem coisas inapropriadas, acabam por parecer estúpidas e é por estas razões que as mais tímidas somam pontos.

A pessoa tímida tem a capacidade de prestar atenção a detalhes que podem passar inadvertidos para outras pessoas. Essa capacidade de observação tem grande valor, porque amplia a eficiência nas comunicações, já que o tímido está atento inclusive à linguagem não verbal.

As pessoas tímidas tendem a refletir internamente – muito. E, às vezes, a mente delas simplesmente não quer desligar. Mas, segundo Taylor, tanto pensar nem sempre é negativo. “A timidez não deve ser vista como algo com o qual você não pode lidar ou que é insuperável”, ele explica.

Por que algumas pessoas são tímidas
Não há causa única. Para alguns a causa pode ser situações vividas onde o relacionamento interpessoal possa ter sido prejudicado, para outros pode ser característica de personalidade, ou também podem ser tímidos pessoas que não tiveram oportunidade de treinar habilidades sociais.

Os tímidos muitas vezes experimentam baixa autoestima, medo de rejeição ou autoconsciência aguda. Isso pode impedi-los de desenvolver novos relacionamentos se estiverem perpetuamente se voltando para dentro para monitorar seu próprio comportamento e suas deficiências percebidas.

A timidez é um traço de personalidade ligado a introversão, ou seja, ao retraimento em situações sociais, enquanto que a vergonha é mais um comportamento ligado a dificuldade em se expressar em determinadas situações.

Existem dois tipos principais de timidez, de acordo com a psicologia: a timidez crônica e a timidez situacional. Timidez crônica: é caracterizada por ser um quadro constante, no qual a pessoa apresenta dificuldade em expressar suas emoções e opiniões em praticamente todos os aspectos da vida social e profissional.

A vergonha é um sentimento muito comum e experimentado pela grande maioria das pessoas. Afinal, é normal sentir vergonha em situações embaraçosas, como tropeçar na rua, ou em situações novas, como realizar uma apresentação em público.

Na verdade, ser tímido não é teoricamente ruim, mas pode gerar dificuldades de adaptação e relacionamento se você não trabalha com habilidades sociais. Desta forma, você pode se esforçar para se adaptar melhor e levar uma vida longe do medo de interações sociais.

Iniciando a conversa. Apresente-se de forma calorosa. Aproxime-se do tímido de forma amistosa e gentil, mas sem pressa e sem ficar muito perto - o ideal é ter calma. Outra opção é fazer uma pergunta sobre ele para “quebrar o gelo” e fazer com que a conversa se desenvolva.

Mantenha o bom humor
O bom humor pode ser o fator-chave para atrair o homem tímido. Um sorriso no rosto abre portas e torna qualquer conversa mais leve e descontraída. Além disso, pode te ajudar a ter mais paciência na hora de conquistar uma pessoa muito fechada.

Comece tocando o braço e ombros, abrace, fale ao pé do ouvido, aproxime-se "perigosamente" da boca. Se a pessoa não recuar é um forte indicador que é a hora do primeiro beijo. 4. Se vocês estiverem na balada e for conversar com uma pessoa que não conhece ainda precisa ter um jogo de atração antes.

A timidez é tão forte que as impede de interagir, participar em situações sociais e interagir com os outros. Em vez de irem ficando mais à vontade progressivamente, vão ficando cada vez com mais medo, impedindo-as de fazer novos amigos ou experimentar coisas novas.

"Os tímidos ficam incomodados e angustiados em interações sociais, especialmente se estiverem com pessoas que não conhecem bem", afirma. "A timidez está ligada ao medo, enquanto que a introversão é apenas uma preferência por ficar só, não implica nervosismo ou ansiedade", diz ela.

A vergonha é um sentimento associado à inadequação ou, pelo menos, à visão individual do que é ou não inadequado. Logo, o indivíduo que sente vergonha com frequência acredita que não se porta adequadamente em situações sociais. As pessoas querem se sentir amadas e valorizadas pelos outros.

Continuar lendo É bom ser tímido?