Como saber se você é gênero fluído?

Perguntado por: laragao . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Gênero fluído é uma identidade de gênero de pessoas que costumam transitar entre uma identidade e outra ao decorrer do tempo. Gênero fluido é um termo que se refere a qualquer pessoa que tem uma identidade de gênero fluída, ou seja, que transite entre um ou mais gêneros.

O gênero fluido está dentro do gênero não-binário, mas nem toda pessoa não-binária tem gênero fluido. Isso porque a não binaridade pode incluir qualquer identidade de gênero que não se entenda estritamente como feminina ou como masculina. Ou seja, que está fora do padrão binário de gênero homem/mulher.

Fale de maneira clara e direta.
Não faça rodeios nem tente fazer com que as pessoas adivinhem o que está tentando dizer. Apenas seja direto e diga o que for preciso. Diga algo como “Ei, Jéssica, eu queria dizer que eu sou não binário. Ou seja, eu não me identifico com o gênero masculino nem o feminino”.

Gênero-fluído e a heterossexualidade
"Existe uma correlação, mas um não define o outro. Uma pessoa pode ser trans como identidade, e ter a orientação heterossexual ou bissexual. Uma pessoa pode ser não-binária ou cis-gênero e ter a orientação sexual pansexual, bissexual, etc.

Pessoas de gênero fluido são aquelas que não se identificam com um único papel de gênero ou identidade de gênero, fluindo entre vários. São também aquelas cujo gênero é insólito ou muda de tempos em tempos.

Identidade de gênero diz respeito à experiência interna e individual relacionada ao gênero com o qual a pessoa se identifica. A identidade de gênero não está necessariamente relacionada com características biológicas tipicamente atribuídas aos sexos masculino e feminino.

1 - demiboy/demimenino: alguém que se identifica em partes como um garoto/um homem, e em partes com outra identidade de gênero. É possível que a pessoa se identifique como em partes como um garoto/um homem e em partes com alguma outra identidade de gênero sem necessariamente ter essa outra identidade como definida.

Pessoas xenogênero são aquelas cujas identidades de gênero são definidas por ou podem ser comparadas com animais, plantas, sentimentos, sensações, estéticas, objetos, fenômenos da natureza ou outres coisas, fenômenos e/ou arquétipos que não são diretamente relacionades ao binário de gênero, aos seus derivados, às suas ...

Pessoa que se considera dos dois sexos: feminino e masculino. Exemplo de uso da palavra Bigender: "Fulana biologicamente é mulher, mas se considera um menino também. Então ela é gender fluid ou bi gender."

Ceterossexual Pessoa que sente atração por pessoas do gênero não-binário.

Femidux é alguém gênero-fluido que sente atração apenas por mulheres. Alguém fluoriane é homem, mulher e não-binárie e sente atração por homens (exclusivamente ou não), o que pode ser útil para pessoas cuja identidade de gênero flui entre gêneros binários e não-binários.

“Transgênero“, “fluido”, “intersexual”: um novo léxico de gêneros nasce para descrever o fim do modelo binário homens/mulheres e acompanhar o surgimento de novas identidades sexuais. O sexo é designado pela natureza, enquanto o gênero é o produto da sociedade.

Andrógino. Pessoa que possui tanto em suas características físicas quanto de expressão, características que englobam tanto o que é considerado masculino como feminino. Isto é, seja em aspectos da aparência ou nas vestimentas e estilo, a pessoa possui características dos dois gêneros.

A pessoa pode se identificar parcialmente com um dos gêneros (demigirl/demiboy), pode fluir entre eles ou outros gêneros (gênero-fluído), pode haver ausência de gênero (agênero), e qualquer outro formato que fuja da binariedade.

Abaixo, listamos algumas identidades não binárias: Agênero: identidade definida pela ausência de gênero. Andrógino (andrógine): identidade caracterizada pela mistura dos gêneros masculino e feminino.

O que significa ser uma pessoa não-binária? De acordo com o site LGBT Foundation, criado para aumentar a inclusão de pessoas LGBTQIA+ nos espaços sociais, pessoas não binárias sentem que sua identidade de gênero não pode ser definida dentro das margens do binarismo.

O termo xenogênero foi cunhado em 2014 por usuárie Baaphomett no Tumblr em um envio para o blog MOGAI-Archive, e tem sua origem em xeno (que significa alienígena).

Identificar-se como bigênero é tipicamente entendido como o indivíduo que se identifica como masculino e também feminino e/ou se move entre as expressões de gênero masculina e feminina com pouco meio termo.

Diga a si mesmo: “Eu sou gay”, “Eu sou bissexual”, “Eu sou trans” ou “Ainda não tenho certeza, e tudo bem. Não preciso sentir culpa ou vergonha”.