Como saber se você é filho de Ogum?

Perguntado por: abotelho . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

Os filhos de Ogum geralmente possuem algumas destas características:

  1. Geralmente são pessoas que se irritam facilmente e têm opiniões muito fortes no que acreditam;
  2. São impulsivos;
  3. Geralmente são pessoas com físico forte;
  4. Consideram o esporte uma forma de lazer e até mesmo uma maneira de canalizar toda sua energia;

Os filhos de Ogum são os famosos rebeldes sem causa! Meio desajustados, ele querem ser diferente de todos desde crianças. A parte boa é que eles não dependem de ninguém para correr atrás dos seus sonhos e vencer na vida.

Protege os agricultores, os soldados, os artesãos e seus filhos e todas as pessoas que pedem a sua ajuda nas lutas, na justiça ou até mesmo por melhores condições de vida. Orixá do elemento terra, Ogum é pleno de energia e empreendedor e suas decisões são rápidas.

Glorioso Ogum, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel e ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do divino Espírito Santo.

O pólo magnético positivo é ocupado por Ogum e o pólo negativo é ocupado por Iansã.

Segundo os ensinamentos do candomblé, todas as pessoas são filhas de orixás. Para que seja possível determinar a quais orixás um indivíduo pertence, ele precisa recorrer aos saberes oferecidos pelo jogo de búzios.

De acordo com a mitologia africana, Ogum era filho do rei Odudua, fundador da cidade de Ifé. Apesar de viver os privilégios de um príncipe, Ogum era uma figura bastante inquieta e gostava muito de representar seu pai nas lutas pela conquista de novos territórios.

A BENÇÃO MEU PAI QUEM É FILHO DE OGUM RODA, BALANÇA E NÃO CAI” Nas palavras de Publius Flavius Vegetius – “si vis pacem, para bellum”, em tradução livre: “se queres a paz, prepara-te para a guerra”.

Ogum foi casado com IANSÃ que o abandonou para seguir XANGÔ. Casou-se também com OXUM, mas vive só, batalhando pelas estradas e abrindo caminhos.

Os filhos de Ogum são muito persistentes, objetivos para atingir uma meta, dão tudo de si quando se propõem a conquistar algo. São líderes natos, valentes, impetuosos, destemidos, e quando colocam alguma coisa na cabeça, dificilmente alguém consegue tirar.

Ogum passou para todos os seres humanos o conhecimento sobre batalhas e o trabalho com o metal, trazendo a evolução para toda a humanidade. Ogum não suporta quiabo porque foi devido a esse legume que ele perdeu uma batalha para o Orixá que ele mais detesta: Xangô.

Ogum é senhor da metalurgia, tendo domínio sobre o ferro e o aço e todas as ferramentas feitas com esses materiais, como a lança, o martelo, a faca, a ferradura e a enxada. É um orixá associado à luta e também ao trabalho, patrono tanto dos militares quanto dos trabalhadores braçais (sobretudo os ferreiros).

Cores: azul-escuro, vermelho e preto.

A comida oferecida para ogum é a feijoada com feijão preto ou farofa de feijão fradinho feitos de forma mais rustica. Tendo na sua oferenda objetos, bebidas, frutas, imagem do santo que está relacionado ao orixá. Essas oferendas antigamente eram feitas e colocadas em rios e cachoeiras havendo poluição ambiental.

As cores para este orixá são fortes: vermelho ou azul escuro (depende de cada casa) e demarcadas, como a força de Ogum.

Ogum Sete-Mares: Ligado a Ogum Beira-Mar e Ogum Sete-Ondas, cuida dos Mares usa azul bem escuro e vermelho. Ogum de Ouro: Trabalha com Ogum de Lei e Ogum das Pedreiras, Usa Vermelho e Amarelo. Vibra com Iansã. Ogum Menino: Vem com Ogum Yara e Ogum Caiçara trabalha nos lajeados e barrado de corais.

Ogum. Esse Orixá poderosa é homenageado as terças-feira na Umbanda e o seu dia é 23 de abril.

Água (Câncer, Escorpião e Peixes)
As pessoas regidas pelo elemento Águasão as mais propensas à mediunidade. Isso porque são receptivas e possuem a sensibilidade à flor da pele. De maneira geral, elas têm facilidade para lidar com as ciências ocultas e nunca fecham as portas para as mensagens espirituais.

O TERRITÓRIO DE OGUM NA ÁFRICA E NO CANDOMBLÉ DA BAHIA
Conforme Bastide (2005) Ogum, originalmente, vive na terra longínqua da Africa.

No Candomblé, os Orixás são descobertos pelos praticantes somente no momento que se faz a cabeça. Mas através dos búzios, as Mães e Pais de santo podem conseguir identificar qual é o Orixá que está à frente de cada pessoa. Também é interessante destacar que na Umbanda, o processo acontece de forma semelhante.