Como saber se você é dominante ou recessivo?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.4 / 5 18 votos

O termo dominante está relacionado com a transmissão genética de característica e é representado, na biologia, por letra maiúscula (A, B ou V). Enquanto recessivo, representado por letra minúscula (a, b ou v), representam características genéticas transmitidas apenas na ausência do gene dominante.

Dizemos que um alelo é recessivo quando ele só expressa seu fenótipo aos pares. Desse modo, indivíduos heterozigotos não expressam o fenótipo determinado pelo alelo recessivo. Alelo recessivo é expresso no fenótipo apenas em dose dupla.

Características dominantes são aquelas características que são expressas mesmo na presença de uma cópia de um alelo para uma característica particular no gene. Entretanto, traços recessivos são aqueles que são expressos apenas quando duas cópias de um alelo estão presentes no gene.

O genótipo de um indivíduo também pode ser representado pela sequência de bases que formam seu DNA. Assim, testes genéticos que realizam sequenciamento do DNA podem analisar o genótipo de uma pessoa.

Em organismos homozigotos são representados pelas letras 'AA' ou 'aa'. Já organismos heterozigotos são representados pela letra 'Aa'.

São as características que são passadas geneticamente e que se manifestam no indivíduo. Ex: alguém com olho castanho tem a característica dominante o gene do olho castanho, já que ela tem o olho castanho.

Os alelos dominantes podem ser definidos como aqueles que, mesmo em dose simples, conseguem manifestar-se. Isso significa que, quando um alelo dominante está presente, o organismo poderá ser homozigoto ou heterozigoto, e mesmo assim o fenótipo será expressado.

Para isso, devemos procurar, no heredograma, casais que são fenotipicamente iguais e tiveram um ou mais filhos diferentes deles. Se a característica permaneceu oculta no casal, mas se manifestou no filho, só pode ser determinada por um gene recessivo.

Resposta: Sendo heterozigotos para uma determinada característica, esse casal tem, a cada evento reprodutivo, 25% de chance (de probabilidade) de ter um filho com o fenótipo recessivo. Ou seja, eles, independentemente do número de filhos que tiverem, não terão obrigatoriamente algum deles com o fenótipo recessivo.

Os alelos podem ser dominantes ou recessivos. Denominamos de alelo dominante aquele que sozinho consegue expressar uma determinada característica. Já o alelo recessivo só consegue se expressar aos pares.

Resposta. Quando ocorre um cruzamento de espécies puras, uma das espécies provavelmente será recessiva e a outra dominante. Ex: AA aa Nesse caso o dominante é o A e o quando fazemos o cruzamento entre elas ficará Aa o que vai prevalecer e o dominante.

Genes Recessivos
São representados por letras minúsculas, aa, bb e vv e diferentemente dos dominantes, expressam seu caráter somente em dose dupla, ou seja, recessivo homozigoto (puro). Saiba mais sobre o tema com a leitura dos textos: Fenótipo e Genótipo.

Características genéticas recessivas
São características expressas somente em seres homozigotos puros (aa). Para a manifestação dessas características é preciso a presença dos dois pares de genes alelos recessivos. Podemos citar os olhos azuis, nariz reto, polegar reto e o tipo sanguíneo negativo.

Palavra latina que designa um conjunto de pessoas que usam um mesmo nome (nomen gentilicium) e que descendem de um antepassado comum, sendo os varões os principais descendentes.

· Comunidade (facebook): GbolNews

CruzamentoProbabilidadeAA
AA x AA0,50x0,500,25
AA x Aa(*)2x0,50x0,500,25
Aa x Aa0,50x0,500,0625
Total1,000,5625

Nos seres humanos, o genótipo é formado por uma combinação entre os genes do pai e da mãe. Imagine, por exemplo, que uma mulher apresente pigmentação normal da pele, mas que possua um gene para o albinismo, sendo ela, portanto, Aa. Quando nos referimos aos genes que ela possui, referimo-nos ao seu genótipo.

O cruzamento de um homozigoto dominante (genótipo AA – fenótipo normal) com um homozigoto recessivo (genótipo aa – fenótipo albino) resulta em uma proporção fenotípica igual a genotípica de 100% de indivíduos heterozigotos normais – Aa.

Um casal heterozigoto poderá gerar um filho com os seguintes fenótipos: AA, Aa e aa. A probabilidade de nascer AA é 1/4, de nascer Aa é 2/4 e de nascer aa é 1/4.

A formação desses pares pode se dar de três formas: AA (homozigoto dominante); Aa (heterozigoto dominante); aa (homozigoto recessivo).

Resposta verificada por especialistas
o genótipo AA é uma característica dormintes, como por exemplo, cor dos olhos ou cor da pele mais escura.

Significado de recessivo
Diz-se do caráter hereditário ou gene que só se manifesta na ausência do gene contrário, dito dominante.

Continuar lendo O que é um recessivo?