Como saber se vc tem transtorno de borderline?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 10 votos

O transtorno de personalidade borderline é caracterizado por um padrão generalizado de instabilidade e hipersensibilidade nos relacionamentos interpessoais, instabilidade na autoimagem, flutuações extremas de humor e impulsividade. O diagnóstico é por critérios clínicos. O tratamento é com psicoterapia e fármacos.

A única maneira de saber com certeza se você tem TPB é consultar-se com um profissional da saúde mental qualificado para ter um diagnóstico formal de avaliação. Isto provavelmente não é o que você queria ouvir - muitas pessoas ficam nervosas em consultar um psiquiatra e preferiam agir sozinhas.

Quais os tipos de transtorno de borderline?

  • Borderline convencional. ...
  • Borderline invisível. ...
  • Borderline impulsivo. ...
  • Borderline petulante. ...
  • Borderline autodestrutivo. ...
  • Borderline é mais comum em mulheres ou em homens?

Sobre pessoas com Transtorno Borderline
Machucam a si mesmas, ameaçam ou têm comportamento suicida. Além disso, apresentam instabilidade afetiva, irritabilidade, raiva, ansiedade intensa e sentimentos crônico de vazio que são desesperadores.

Como é a crise de um Borderline? Normalmente, a crise se manifesta durante períodos de conflito emocional difícil. Por exemplo, separações, mortes, brigas, abuso sexual etc.

Os atos autodestrutivos dos indivíduos com esse transtorno de personalidade não costumam ter como objetivo acabar com a vida. A pessoa com borderline age sem pensar e tende a alertar indivíduos próximos sobre as suas intenções, comportamento atípico de pessoas com ideação suicida.

Também já mencionamos sobre como o Borderline pode ser confundido com outros transtornos psiquiátricos — os principais deles sendo os transtornos de humor, como a depressão e o TAB. Como são dois grupos de doenças muito distintos, o tratamento para os transtornos de humor não é tão eficaz para o Borderline.

Borderline: Variam entre momentos de extrema euforia e de profunda melancolia e acontecem de modo irregular, sem avisos. Bipolar: Segue o ciclo circadiano do humor, ou seja, o indivíduo pode acordar sem energia e triste, mas ir melhorando ao longo do dia.

Famosos como Marilyn Monroe, Princesa Diana e até Britney Spears desenvolveram comportamentos compatíveis de pacientes com Borderline. Recentemente, o influencer Gustavo Tubarão postou um vídeo em suas redes sociais, relatando que sofre de Transtorno de Personalidade Borderline.

O transtorno de personalidade borderline é caracterizado por um padrão generalizado de instabilidade e hipersensibilidade nos relacionamentos interpessoais, instabilidade na autoimagem, flutuações extremas de humor e impulsividade.

O relacionamento com uma pessoa com Borderline deve ser cauteloso. Por conta da insegurança natural da patologia, muitas vezes o parceiro acaba reforçando comportamentos que agravam os sintomas como por exemplo a questão do ciume exacerbado.

É essencial realizar exames fisiológicos. O borderline no exame de sangue, ou hemograma, é identificável, assim como a sorologia.

A pessoa que tem borderline pode trabalhar, mas precisa estar em tratamento psiquiátrico e psicológico.

Apesar dos obstáculos e desafios, o transtorno de personalidade borderline tem tratamento, no sentido de ser possível uma recuperação. No entanto, é comum a pessoa com este transtorno evitar ou ignorar qualquer ajuda sendo importante, por isso, o seu incentivo e apoio.