Como saber se vc tem TDI?

Perguntado por: aalmeida . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

O Transtorno Dissociativo de Identidade tem como sintomas mais frequentes os desmaios, a pseudoconvulsão e a amnésia (é comum as pessoas que sofrem com TDI não se lembrarem de suas ações enquanto outra personalidade estiver no controle).

TDI é geralmente o resultado de abuso sexual ou físico durante a infância. Às vezes, ele se desenvolve em resposta a um desastre natural ou outros eventos traumáticos, como brigas. O transtorno é uma forma de alguém se distanciar ou se desligar do trauma.

Quais são as causas? Segundo especialistas, o Transtorno Dissociativo de Identidade é causado por um grande trauma sofrido pela pessoa ainda na infância. Em muitos casos, esses eventos traumáticos são fruto de abusos sexuais, físicos ou psíquicos.

Bipolaridade: as pessoas bipolares, embora possuam a fase maníaca, não costumam ouvir vozes ou outros tipos de alucinações. TDI: aqueles que sofrem com o TDI podem ouvir vozes e sofrer com alucinações.

No Brasil, 1,5% da população sofre de TDI, o que representa mais de 3 milhões de pessoas.

Além de ouvir vozes (como os esquizofrênicos), pacientes com TDI podem ter alucinações visuais, táteis, olfativas e gustativas. Mas esses sintomas alucinatórios diferem das alucinações típicas de perturbações psicóticas como as da esquizofrenia.

A esquizofrenia também pode ter seu desenvolvimento ligado a traumas ocorridos no passado. Entretanto, essa exposição a eventos traumáticos pode também acarretar em sinais e sintomas referentes ao diagnóstico de TDI.

Alguém com TDI pode sentir que há um intruso morando na casa ou até ouvir vozes; em muitas oportunidades, esse indivíduo sequer percebe que possui mais de uma personalidade. Por fim, todas elas podem se manifestar na forma de condutas distintas ou as diferenças serão muito sutis, imperceptíveis a quem vê de fora.

A despersonalização é um transtorno que faz com que um indivíduo tenha sua percepção sobre si mesmo alterada. Caracteriza-se por sensações de irrealidade, apatia, amnésia, impressão de que está separado do corpo, perda do controle, ataque de pânico, depressão, ansiedade, sono, estresse, cansaço e outros.

Segundo Madeleine Medeiros, coordenadora da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), acredita-se que 1,5% da população brasileira tenha TDI.

5 sinais de quem possui transtornos mentais

  1. Apresenta problemas de sono. Esse é um problema relacionado a diversos transtornos mentais, podendo ser desde a insônia até o excesso de sono. ...
  2. Está sempre ansioso ou tenso. ...
  3. Humor se altera com facilidade. ...
  4. Tem se afastado das pessoas. ...
  5. Esquecimento frequente.

Psicoterapia. A terapia ajuda a lidar com o qualquer que seja o gatilho para o TDI. A meta é “fundir” as personalidades distintas em uma única personalidade que controla os gatilhos. A psicoterapia frequentemente conta com a participação do núcleo familiar do paciente.

O borderline no exame de sangue, ou hemograma, é identificável, assim como a sorologia. Ambos são utilizados na comparação e descarte de outras doenças mentais como depressão ou esquizofrenia, por exemplo.

A crise de borderline é um episódio severo que pode ocorrer com as pessoas que sofrem com o transtorno, sendo acompanhada por uma forte paranoia e raiva excessiva, às vezes incontrolável.

Eventos aparentemente comuns podem desencadear sintomas. Por exemplo, as pessoas com Síndrome de Borderline podem sentir-se irritadas e angustiadas por pequenas separações – como férias, viagens de negócios ou mudanças bruscas de planos – de pessoas a quem se sentem próximas.

Quando alguém sempre se coloca no centro das atenções, se diz que essa pessoa é egocêntrica. Além da necessidade de permanecer debaixo dos holofotes, a pessoa egocêntrica se preocupa somente com a sua opinião e não costuma ter capacidade de sentir a dor do outro.

TDI (Turbocharged Direct Injection) é o nome dos motores a diesel desenvolvidos pelo grupo Volkswagen, com turbocompressor e um sistema de injeção direta do combustível no cilindro. Os motores destacam-se pela boa economia de combustível e elevada eficiência.

Anteriormente chamado de transtorno de personalidades múltiplas, esse distúrbio é estudado há décadas, mas ainda existem inconsistências acerca de sua origem e atuação dentro da mente humana. Uma das causas mais relacionadas é a de trauma opressivo na infância.

Geralmente, os transtornos de personalidade podem ocorrer junto a outras doenças. Uma vez identificados os sintomas e características do transtorno de personalidade mista, que envolvem mais de um espectro, não há tratamento específico que seja indicado para pessoas com esta condição.