Como saber se vc tem foliculite?

Perguntado por: omenezes7 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Os sintomas são: surgimento de pequenas espinhas vermelhas, com ou sem pus; a pele pode ficar avermelhada e inflamada; coceira e sensibilidade na região. São raros os casos deste tipo de foliculite que causam complicações. Quando a inflamação atinge áreas mais profundas da pele, pode haver a formação de furúnculos.

A principal causa da foliculite é a infecção pelo Staphilococcus aureus (estafilococos), uma bactéria comum que se aloja na pele dos seres humanos. Mas não é só ela: outras bactérias, vírus e fungos também podem estar envolvidos no aparecimento das lesões cutâneas características desse distúrbio.

Podemos dizer que ela é formada por bolinhas vermelhas, muitas vezes amareladas no centro, que causam coceira e inchaço na região. Podem surgir em qualquer área do corpo com pelos, por conta de fatores como bactérias ou até mesmo o atrito de roupas apertadas.

Por geralmente ser causada por traumatismo cutâneo, a foliculite geralmente não é considerada uma doença contagiosa. Há alguns casos, entretanto, em que a alteração pode ser transmitida de pessoa para pessoa — especialmente quando a lesão é causada por infecções bacterianas ou virais.

Geralmente de quatro a dez dias.

A foliculite estafilocócica, a mais comum, pode afetar pessoas de toda as idades, tanto homens quanto mulheres, e embora melhore com tratamentos por curtos períodos de tempo, tem a foliculite tem cura apenas quando a pessoa adota hábitos de vida que evitam a inflamação dos folículos pilosos.

Não se deve espremer, nem furar ou mesmo manipular as lesões causadas pela foliculite, principalmente se as mãos não estiverem higienizadas corretamente.

Ela pode ser causada por dois tipos de vírus diferentes: herpes simples Tipo 1 (HSV1) e o vírus do herpes simples Tipo 2 (HSV-2).

A foliculite que não desaparece espontaneamente após espera de várias semanas também deve ser tratada. A antibioticoterapia tópica é suficiente para muitos casos de foliculite infecciosa bacteriana. Os antibióticos de primeira linha preferidos são a mupirocina, a clindamicina e a retapamulina.

A foliculite surge em áreas de pele com pelo. Pode afetar apenas uma área localizada ou uma área extensa. Pode durar apenas alguns dias (aguda) ou persistir durante muito tempo (crónica).

O tratamento da foliculite vai depender das causas da foliculite. Em alguns casos, o paciente pode ter que fazer o uso de medicamentos antibióticos e/ou antifúngicos, enquanto em outros, apenas a aplicação de compressas quentes e a higiene do local já são suficientes para aliviar a inflamação.

Foliculite por pseudomonas (foliculite da banheira quente): as bactérias Pseudomonas aeruginosa proliferam em ambientes aquáticos nos quais os níveis de cloro e o pH não são bem regulados, como banheiras de hidromassagem e piscinas aquecidas. A infecção aparece entre oito horas e cinco dias após a exposição à bactéria.

Diversos fatores podem contribuir com o desenvolvimento da virilha com foliculite. Entre eles, a depilação com lâmina e a cera quente, bem como o uso de roupas muito apertadas, que retêm a umidade e o calor. Com relação ao segundo caso, o melhor é investir em cuecas tech que garantem respirabilidade na região.

Para aliviar a coceira e diminuir a vermelhidão, faça compressas mornas na região, mantenha sempre a região seca, trocando de roupa suada ou molhada sempre que puder, e NUNCA coce ou manipule as lesões, para não infectá-las ainda mais.

Esfoliar a pele
Então a dica para minimizar os incômodos causados pela foliculite, é fazer a esfoliação da pele de 1 a 2 vezes por semana.

Comum em adolescentes e homens adultos, ela é causada por um fungo que causa a acne, pápulas avermelhadas e coceira. Além disso, pode acometer também o dorso, tórax anterior, pescoço, ombros, braços e o rosto, principalmente. Em casos mais graves, a foliculite pode evoluir para furúnculos.

Ação Cicatrizante, Analgésica e Anti-inflamatória: A foliculite pode ser desconfortável e dolorosa, impactando o bem-estar da pele. Com sua ação cicatrizante, o sabonete de açafrão ajuda a promover a cura das áreas afetadas, aliviando a irritação e reduzindo a inflamação.

Um dermatologista pode verificar se a foliculite decorreu de um pelo encravado ou se há micro-organismos promovendo danos. O tratamento mais indicado para se livrar da foliculite crônica é a depilação a laser, que impede o crescimento dos pelos no local mais afetado.

Apesar de provocar verrugas na pele e mucosas, o HPV não está associado a nenhum tipo de foliculite capilar. A foliculite capilar viral mais comum, apesar de rara, é a foliculite herpética. Os principais agentes da foliculite herpética são o vírus herpes simples e o da varicela zoster, o mesmo da catapora.

Tipos de foliculite
A foliculite pode ser dividida em superficial e profunda Conforme explica o Dr. Luann Lôbo, médico dermatologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a superficial atinge apenas as estruturas superiores do folículo piloso.

De uso tópico (pomadas), temos:

  • Cetoconazol.
  • Nebacetin,
  • Mupirocina.
  • Clindamicina.