Como saber se vc tem alto ou baixo contraste?

Perguntado por: mporto . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 15 votos

O contraste é, na prática, a diferença entre cor do cabelo, sobrancelha e olhos em relação ao tom da pele. Quando a discrepância é grande, a pessoa é alto contraste. Quando a diferença é sutil ou nenhuma (eu estou falando de você, Nicole Kidman), então a pessoa é baixo contraste.

Cartela de inverno: pessoas com a cartela de inverno têm alto contraste entre olhos, pele e cabelo. Podem ser pessoas de pele clara e cabelo escuro, ou pele escura e cabelo mais claro. A temperatura de cores desta cartela é fria, ou seja, o subtom da pele de quem é da cartela de inverno é rosado.

Contraste pessoal é a diferença entre as cores de cabelo, pele, boca, olhos e sobrancelha, ou seja, a diferença entre os tons que você tem no seu rosto. Quanto maior for essa diferença, maior o contraste. E quanto menor for, menor é o contraste, que deve ser repetido nos seus looks para criar o efeito de harmonia.

O contraste alto se dá quando a diferença entre as cores de cabelo, pele, olhos e sobrancelha é grande. Por exemplo: pele muito clara e cabelos e sobrancelhas bem escuros. O contraste médio apresenta diferenças medianas entre as cores desses elementos. Você consegue perceber a diferença, mas ela é suave.

Alto contraste
O mais indicado é investir no famoso “ombré hair”, onde a raiz é mais escura e gradativamente as pontas vão clareando, aquele degradê com as mechas mais grossas. Com isso, você mantem a profundidade do seu cabelo que é geralmente mais escuro e automaticamente mantem seu contraste natural.

Cor das veias: Observe a parte de dentro do seu antebraço. Preste atenção na cor das suas veias e se elas forem azuladas ou roxas seu subtom é frio, mas se forem esverdeadas, então seu subtom é quente. Se você não conseguir distinguir entre o azulado e o esverdeado, é porque provavelmente seu subtom é neutro.

Um dos métodos mais utilizados na hora de descobrir o subtom é o teste das veias. Nele você observa a cor de suas veias que podem identificar se o subtom é de tom quente, frio ou neutro.

O Colorimetria é um aplicativo que permite definir sua paleta de cores e visualizá-las. A plataforma reconhece sua cartela por meio de uma foto e apresenta os tons de roupas e maquiagens que melhor combinam com seu rosto.

O contraste é, na prática, a diferença entre cor do cabelo, sobrancelha e olhos em relação ao tom da pele. Quando a discrepância é grande, a pessoa é alto contraste. Quando a diferença é sutil ou nenhuma (eu estou falando de você, Nicole Kidman), então a pessoa é baixo contraste.

CARACTERÍSTICAS DAS BELEZAS DE OUTONO SUAVE
A única diferença é que na cartela suave preponderam as pessoas de contraste baixo, médio e médio/alto. + Você sabe qual o seu nível de contraste pessoal? Cintia Dicker, Beyoncé e Lilly Collins são exemplos de beleza que se enquadram na paleta de Outono Suave.

Quando há muita diferença entre as cores, a pessoa é alto contraste. Quando a diferença é pequena ou quase nenhuma, baixo contraste. Quem tem alguma variação de cor, mas não é tão grande, é médio contraste.

A profundidade é uma das mais fáceis de se descobrir, pois é a característica da cor que define se a pele é clara ou escura, de acordo com sua proximidade ao branco ou preto. É interessante ressaltar que na análise de coloração pessoal essas características não são alteradas, mesmo que a pessoa esteja bronzeada.

O contraste pode ser administrado no paciente por via oral, retal, vaginal e, principalmente, endovenosa. Existem basicamente três tipos de contraste: À base de bário, administrado por via oral que avalia o tudo digestivo; À base de iodo, administrado tanto por via oral como por via endovenosa.

A resposta para saber a cor que mais combina com a gente está na colorimetria. A colorimetria capilar é uma técnica que se baseia em alguns fatores – como cor dos cabelos naturais, tom da pele e cor dos olhos – para identificar a coloração ideal para o seu cabelo.

A primeira sombra a ser usada deve ser a de cor mais próxima à da sua pele, pois ela servirá como base do make. Em geral, pertence à família do bege, do champanhe ou do rosa-claro. “Aplique em toda a pálpebra móvel”, ensina a maquiadora Cinthia Cesário, treinadora da rede internacional Sephora, de São Paulo.

“Se você tem um contraste alto, vai combinar com uma variedade maior de cores no cabelo, que contrastem com o tom da sua pele. Se o seu contraste for baixo, escolha uma menor variedade de tons, para que a cor do cabelo fique mais parecida com o tom da sua pele”, afirma a hair stylist.

As peles quentes em geral são amareladas, esverdeadas ou com o tom de oliva. Geralmente, ficam na média entre as claras e escuras, e costumam se bronzear com facilidade. Para realçá-las, aposte em tons metálicos dourados e tons terrosos.

Avalie o seu tom de pele
Se elas são mais esverdeadas e quando sua pele fica exposta ao sol fica dourada, então, você é do time que fica melhor com acessórios dourados. Mulheres com pele morena e negra podem usar acessórios prateados e dourados, porém, o dourado vai se destacar mais no visual.

Para saber, basta olhar para a parte interna do seu antebraço, como explicou o colorista Marcos Coraza em entrevista ao Uol Mulher: "se enxergar tonalidades de rosa e azul e suas veias parecerem azuladas, o seu tom de pele é frio. Já se predominar o tom amarelo, com veias esverdeadas, o tom da pele é quente".

Descobrir sua paleta de cores é possível com o site Colorwise.me. A ferramenta analisa os tons da sua pele, cabelo e olhos e revela quais são as cores recomendadas, que mais combinam com a sua aparência, e quais você deve evitar.