Como saber se vc tem afasia?

Perguntado por: epereira . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 18 votos

No comportamento: isolamento social ou repetição persistente de palavras; Na fala: dificuldade para falar e/ou compreender as mensagens ouvidas; Também é comum: dificuldade para escrever e/ ou ler e entender o que foi lido; O paciente pode apresentar dificuldades de fazer gestos ou representar as ideias de outra forma.

As afasias normalmente ocorrem após lesões cerebrais, que geralmente acometem o lado esquerdo do cérebro (hemisfério esquerdo) principalmente nas regiões frontais e temporais à esquerda, onde a maioria das pessoas possuem as redes neurais, que possibilitam as funções cerebrais da linguagem.

O diagnóstico da afasia é clínico. Geralmente é realizado por neurologistas e pode ser complementado por outros exames – como as TAC (tomografia computorizada), ressonâncias magnéticas cerebrais – e, eventualmente, pela avaliação das funções cognitivas.

A afasia é um transtorno de linguagem que ocorre após uma lesão cerebral e acomete adultos e idosos. A causa mais comum é o AVC, mas também pode ser causada por tumores cerebrais, encefalites, traumatismos cranioencefálicos, entre outras.

Não há como prevenir diretamente a afasia. A prevenção ocorre ao evitar as doenças de base. Como o AVC é uma das principais causas, deve-se controlar seus fatores de risco, como: controle da pressão arterial, diabetes mellitus, colesterol, obesidade, sedentarismo, tabagismo, entre outros.

“Quando (a afasia) é por lesão, por AVC, a gente reabilita o paciente com estimulação do processamento da linguagem. Dizer que tem cura ou que a pessoa volta a se comunicar como antes, isso vai depender muito de cada caso, da extensão dessa lesão e da gravidade do quadro.

Segundo a American Stroke Association, existem três tipos de afasia: de Wernicke (compreensiva), de Broca (expressiva) e global.

A disartria é um distúrbio neurológico caracterizado pela dificuldade de articular os músculos da fala, o que implica numa dificuldade na produção de fonemas. De uma maneira leiga, a disartria costuma ser referida como "fala enrolada," à semelhança com a fala de uma pessoa alcoolizada.

Fernanda Papaterra Limongi – As mais comuns são os acidentes vasculares cerebrais, isquêmicos ou hemorrágicos. No entanto, podem existir outras causas para a afasia, como tumores ou traumatismos cranianos provocados por acidentes automobilísticos, por armas de fogo ou por quedas graves.

Como seus sintomas começaram com uma fala arrastada, o caso de Bruce Willis pode ser classificado como um tipo de DFT chamada afasia progressiva primária, disse o Dr.

A logorréia ou logomania é um transtorno comunicativo em que a pessoa fala compulsivamente e tem um discurso incoerente. A logomania pode ser considerada tanto um transtorno quanto um sintoma de um outro transtorno. Ademais, pode ser considerada uma sequela de algum tipo de lesão cerebral.

A afasia pode mudar as relações com a família e amigos, dificultar a independência ao sair de casa (como ao usar transporte público ou fazer compras), afetar a auto-identidade e, como para Willis, pode afetar a capacidade de trabalhar.

"A afasia progressiva primária se assemelha muito à doença de Alzheimer, que também tem como suas primeiras manifestações as alterações de linguagem. A diferença é que não é tão desproporcional aos outros aspectos cognitivos - na APP, esses sintomas tendem a ser bem mais marcantes."

A afasia é a perda parcial ou total da capacidade de expressar ou compreender a linguagem falada ou escrita. É o resultado de danos às áreas do cérebro que controlam a linguagem. As pessoas podem ter dificuldade de ler, escrever, falar, compreender ou repetir a linguagem.

Como a afasia se manifesta
Às vezes, as frases podem não fazer sentido no contexto da conversa, ou as palavras são incompreensíveis, incorretas ou desnecessárias. Os pacientes geralmente não entendem o conteúdo das interações e nem sempre percebem que as demais pessoas não os compreendem.

A afasia é a perda parcial ou total da capacidade de expressar ou compreender a linguagem falada ou escrita. É o resultado de danos às áreas do cérebro que controlam a linguagem. As pessoas podem ter dificuldade de ler, escrever, falar, compreender ou repetir a linguagem.

Para as afasias, o tratamento envolve programas de reabilitação da linguagem, principalmente a partir da fonoterapia. A partir disso, o paciente pratica as habilidades linguísticas e diminuem as deficiências com outras formas de se comunicação. A participação da família pode ajudar na reabilitação.

Para a maioria das pessoas, o lado esquerdo do cérebro é dominante para a linguagem, e as lesões podem levar a problemas de linguagem e comunicação.

Continuar lendo Como reverter a afasia?