Como saber se vc recebeu o reembolso?

Perguntado por: lbarros . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

O reembolso é sempre feito em Reais, em uma conta bancária. Depois de preencher o formulário de reembolso, o valor cai em até 5 dias úteis. Pra conferir se o valor já foi depositado, seguem algumas dicas: Alguns bancos demoram um tempo para mostrar a transação na conta.

Você pode acompanhar o seu pedido de reembolso clicando na aba “Detalhes do pedido”. Selecione a opção ao lado do pedido que solicitou, você encontrará as informações que deseja na seção Resumo do pedido.

Nas compras feitas com o cartão de crédito, o reembolso é feito direto na fatura do cartão. O valor volta para o limite ou é disponibilizado como crédito em uma das suas faturas seguintes. O prazo para ele aparecer na fatura depende de quando você pediu o reembolso e da data de fechamento de cada cartão.

Se você não encontrar o reembolso, converse com o seu banco, ou você também pode ir até a agência bancária do seu cartão de crédito, para saber mais detalhes do estorno.

O que fazer? Se você solicitou o cancelamento de uma compra, mas o estabelecimento ainda não fez o estorno, deverá entrar em contato com a nossa Central de Atendimento para iniciar o processo de contestação. Nele, deverá apresentar uma comprovação de consentimento de reembolso por parte do estabelecimento.

Você pode receber o estorno de duas formas: em dinheiro ou em crédito direto na fatura. Quando é em forma de crédito, pode demorar para receber o dinheiro de volta, podendo ser devolvido em até duas faturas. Por exemplo, se você solicitar o estorno março, ele pode aparecer na fatura só em abril ou maio.

Se arrependeu de uma compra paga via Pix
E o princípio para ele é bem simples. A regra é: se você pagou via Pix por algum produto e se arrependeu da compra, tem direito de receber o reembolso integral do valor. Simples assim. Mas o estorno não precisa ser, necessariamente, via Pix.

O estorno no cartão de crédito é a devolução de um valor gasto com esse meio de pagamento. É como um cancelamento facilitado de uma compra realizada. Assim, o dinheiro é reembolsado de forma simples. Nesse caso, a quantia retorna para a mesma fatura ou para a seguinte no formato de crédito.

10 dias úteis

Somente após o cadastro, o reembolso será realizado em até 10 dias úteis. Caso haja necessidade de depósito em conta bancária, você poderá ver o identificador "SHPP BRASIL INSTITUIÇÃO DE PAG" do depósito feito em sua conta corrente ou poupança.

Para fazer isso, selecione Pedido de Reembolso na página Detalhes do pedido > Selecione Não recebi meus itens > Selecione o(s) produto(s) não recebido(s) > Selecione Próximo > Selecione uma Razão > Selecione O pacote não foi entregue > Selecione Confirmar > Selecione Enviar.

Caso o comprador confirme o recebimento, o valor será recebido pelo vendedor em até 7 dias.

Para pedir reembolso, entre em contato com a empresa que vendeu o produto ou forneceu o serviço para você. Muitas delas informam em seus canais, e-mails de confirmação de compra ou no ato do pagamento informações sobre troca, devolução e reembolso.

Segundo o CDC, em casos como esses, o consumidor tem direito de receber o valor do reembolso até mesmo em dobro. Nesta modalidade, o consumidor tem o direito de solicitar pelo reembolso da totalidade paga, dado que o serviço contratado esteja inadequado para consumo ou fins que se esperam.

7 dias

Todo consumidor tem, por lei, direito de cancelar uma compra que fez pela internet, telefone ou fora do estabelecimento comercial no prazo de 7 dias (a contar da assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço).

15 dias

Segundo a política de reembolso desse estabelecimento em específico, o estorno costuma respeitar o prazo de até 15 dias úteis, a partir da data em que o cancelamento ou a devolução foi confirmada.