Como saber se vale a pena insistir em alguém?

Perguntado por: ifigueiredo . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

Você deve insistir em um relacionamento até onde acreditar que ele pode dar certo, respeitando sempre seu amor próprio. Pois se você refletir e chegar a conclusão que está em uma relação onde não há reciprocidade, respeito, crescimento e admiração entre ambos, está na hora de partir para outra.

Quando você começa a conquistar coisas, crescer na vida, e o seu namorado não fica feliz por você, é uma forma de te impedir de crescer, sim, pois você fica desmotivada. Quando você começa a conquistar coisas, crescer na vida, e o seu namorado fica na mesma, não evolui com você, também é uma forma de te impedir.

Recíproco significa algo presente numa relação entre duas partes, quando existindo de um lado, existe de igual modo no outro. Ou seja, é algo mútuo. Por exemplo, a expressão "ódio recíproco" significa que “ódio” é o sentimento partilhado por ambas as partes, podendo ser duas pessoas ou dois grupos.

Às vezes, o motivo pode ser o amor ter acabado (se for relacionamento amoroso), pode ser porque a pessoa descobriu que gosta de um outro alguém, pode ser por traição, pode ser por muitos motivos. E, mesmo acontecendo algo disso, existem certas pessoas que simplesmente não aceitam a finalização do vínculo.

Por exemplo, diga algo como "Gosto de você e tenho muitas lembranças maravilhosas ao seu lado, mas decidi que uma separação é a melhor opção para nós dois. Sacrifiquei sonhos e objetivos para continuar neste relacionamento e percebi que não quero mais fazer isso".

Como esquecer alguém que não te quer

  1. Corte o contato com essa pessoa. É necessário, pelo menos até você ter superado a situação, cortar o contato total com a pessoa que você gosta. ...
  2. Dedique tempo a você mesmo(a). ...
  3. Pratique esporte ou exercício. ...
  4. Evite falar sobre essa pessoa. ...
  5. Dê tempo ao tempo.

O toque cria a química entre duas pessoas
Um aperto de mão, um toque, um abraço e até uma carícia são mais duradouros e intensos. Mesmo algo mais sutil carrega um imenso valor aos dois sendo um modo de revelar o que sentem por dentro.

Sinais do apego emocional no relacionamento
A pessoa não suportar olhar para o(a) parceiro(a) interagindo com alguém que não seja ela própria. Ciúmes acima do normal. Incômodo ao perceber o(a) parceiro(a) deseja passar algum tempo com outras pessoas, mesmo que sejam amigos ou amigas de longa data, ou familiares.

  1. Quando ele desconsidera seus sentimentos. ...
  2. Quando ele é egoísta. ...
  3. Quando ele demora para te responder. ...
  4. Quando ele não considera o que é importante para você ...
  5. Quando você dá desculpas demais.

A regra dos três meses está prevista em uma norma do antigo Ministério do Trabalho e foi criada para evitar fraudes como a demissão de um empregado para que ele receba recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ou do seguro-desemprego, voltando a ser contratado logo depois.

“O burnout de relacionamentos tem sintomas como o esgotamento no se relacionar, e características como cansaço de tentativas de mudança, falta de motivação para investir no parceiro ou parceira, desesperança, tristeza, apatia, raiva”, fala a psicóloga Daniela Faertes, diretora do Espaço Ciclo, no Rio Janeiro.

Na grande maioria dos casos, essa insistência de manter relacionamentos ruins se origina na insegurança. Os indivíduos inseguros se envolvem de tal forma com alguém, que colocam sobre os ombros do outro a responsabilidade pela própria felicidade.

7 maneiras de superar um amor não correspondido para sempre

  1. Corte o contato por 30 dias. ...
  2. Prepare-se para passar pelos estágios da tristeza. ...
  3. Pare de “correr atrás dele” o tempo todo! ...
  4. Diga que você precisa de espaço. ...
  5. Reconheça o amor não correspondido pelo que é ...
  6. Lembre-se porque você é incrível. ...
  7. Converse com um profissional.

Relacionamento sem reciprocidade é quando seu parceiro não vibra por você. A pessoa que você ama não se alegra com suas conquistas, te inferioriza, e não quer evoluir com você. Não há elogios sinceros, críticas construtivas e vontade de estar em sua companhia.

Relacionamentos de rebote são aqueles onde se “emenda” uma nova relação logo após o término da anterior. Muitos psicólogos dizem que um rompimento pode, de fato, ser traumático, especialmente quando ocorre após muitos anos de relacionamento. Relacionamentos de rebote serviriam para curar essas feridas emocionais.