Como saber se vai ter deslizamento de terra?

Perguntado por: uflores . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

Existem alguns sinais que indicam quando deslizamentos de terra podem ocorrer, como: Observe no terreno se árvores, postes ou muros estão com alguma inclinação anormal; Observe rachaduras, trincas ou saliências no chão ou nas paredes; Observe se o local tem água mais barrenta que o normal.

Plante grama e capim nas encostas do terreno. As raízes penetram no solo, evitando assim seu desmoronamento. Evite plantar bananeiras e árvores grandes como manga, mamão, abacate, entre outras. Elas acumulam muita água no solo e podem provocar deslizamentos de terra.

Carregamento do talude ou da crista – Edificações, lançamento de entulho, lixo, aterros, água encharcando o talude por chuvas, vazamentos de redes, fossas, etc. Descarregamento do pé do talude – Escavações ou cortes, erosão pluvial e erosão fluvial. Pressões laterais – Água em fissuras.

O desastre natural ocorrido na região serrana do Rio de Janeiro, nos dias 11 e 12 de janeiro de 2011, quando fortes chuvas provocaram enchentes e deslizamentos em sete municípios, foi considerado a maior catástrofe climática e geotécnica do país.

Áreas de risco são regiões onde é recomendada a não construção de casas ou instalações, pois são muito expostas a desastres naturais, como desabamentos e inundações. Essas regiões vem crescendo constantemente nos últimos 10 anos, principalmente devido à própria ação humana.

O deslizamento de terra é gerado a partir da movimentação de elementos naturais, como solo e rochas, por meio de mecanismos condicionantes. As causas dos deslizamentos de terra envolvem principalmente a ocupação irregular do solo pelas sociedades humanas.

Além da drenagem, o plantio de árvores pode proteger o barranco. Alguns espécimes tem enraizamento profundo, que funciona como estaca. É o caso do eucalipto, que cresce cinco metros para cima e tem cerca de três metros de raiz. Ela forma uma espécie de aramado, travando o terreno.

Outras vezes podem causar confusão na interpretação, assim: - uma encosta desliza durante uma tempestade enquanto a colina vizinha se mantém intacta. Já o desmoronamento é a queda de edifícios, casas, barrancos, morros, vias em encostas ou outros tipos de construção humana ou mesmo da natureza.

Pode-se utilizar plantas como capim sândalo, grama forquilha e algumas frutíferas, a exemplo do limão e acerola. De forma geral, são recomendadas plantas com raízes compridas, gramas e capins que sustentam mais a terra.

Quais as técnicas de contenção de encostas?

  1. Muros de pedra devem ser bem planejados e definidos, uma vez que não são flexíveis. Muros de Gabião são amplamente usados para a contenção de taludes e margens de córregos. ...
  2. Solo grampeado. ...
  3. Cortinas atirantadas. ...
  4. Estaca prancha ou estacas justapostas.

O tipo mais comum de contenção de encosta são os muros de gravidade. Como o nome sugere, o objetivo é reforçar e consolidar uma inclinação, evitando deslizamentos. Também conhecida como muro de arrimo, essa técnica é indicada para terrenos com baixa capacidade de carga.

Sinais de alerta
Se não tratadas, as fissuras podem se transformar em trincas ou rachaduras, que ainda podem ser remediadas, de acordo com a necessidade. Outro sinal de alerta, apontado pelo coronel Rossano, da Defesa Civil do DF, é o aparecimento de infiltração com manchas marrom avermelhadas.

Geralmente ocorre em aterros, pacotes de solo ou depósitos mais espessos, rochas sedimentares ou cristalinas intensamente fraturadas.

Os deslizamentos de terra no Brasil acontecem com maior frequência no verão, quando as chuvas são mais recorrentes e intensas. Eles são causados por fatores de ordem natural e também antrópica.