Como saber se vai ser contratado?

Perguntado por: etorres . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Um dos principais indícios de que o recrutador está interessado em te contratar é a demonstração de interesse na conversa de vocês. Se ele não demora para te responder, faz algumas perguntas além do esperado e tem interesse em ouvir o que você tem a falar são alguns sinais de que você está se saindo bem.

O currículo está entre as principais ferramentas que o RH pode consultar antes de contratar. É nele que o futuro colaborador evidencia sua trajetória profissional, com todos os seus pontos fortes. Na hora de avaliá-lo, a sugestão é considerar principalmente os objetivos, a formação e as experiências anteriores.

A resposta para essa pergunta varia de caso a caso. De acordo com dados do próprio Indeed , publicados na versão norte-americana do site, 44% das empresas demoram até duas semanas para dar um retorno depois de uma entrevista, 37% levam uma semana, e apenas 4% dão um retorno no mesmo dia ou no dia seguinte.

1- O entrevistador mostra interesse em você
Quanto mais perguntas fizer e se mostrar entusiasmado pela sua trajetória profissional, melhor. Inclusive, um bom sinal é quando a conversa dura mais tempo do que esperava porque teve um bom rendimento.

1. Esquecer de anexar o currículo

  • Currículos exageradamente longos podem eliminar do processo seletivo. ...
  • Não pesquisar a empresa. ...
  • Falta de pontualidade. ...
  • Testes ou informações pendentes. ...
  • Roupas inadequadas.

A melhor data para a admissão de novos funcionários é logo após o fechamento da folha de pagamentos de sua empresa, pois, dessa forma, esse novo funcionário estará na folha de pagamento do mês seguinte.

Como o nome sugere, o pré-contrato antecede a formalização do contrato de trabalho em si (esse que enseja o vínculo empregatício) e tem por finalidade garantir que o trabalhador aprovado no processo seletivo se compromete a assumir a função e, ao mesmo tempo, o empregador se comprometa em admiti-lo.

A falta de colaboradores na área de recursos humanos e a sobrecarga de trabalho desses profissionais podem ser as principais causas dessa ausência ou demora em oferecer retorno num processo seletivo.

Muitas vezes, mesmo após a escolha do melhor candidato, o processo seletivo demora para ser finalizado porque a empresa ainda não definiu o melhor destino para o atual profissional que ocupa a vaga: o desligamento da empresa ou a transferência para outra área.

Uma semana de trabalho é um tempo totalmente razoável, então é melhor esperar esse tempo antes de tentar entrar em contato, para não parecer muito ansioso. Se não houver resposta, uma boa regra é sempre esperar uma semana antes de enviar um novo e-mail.

Conteúdo: a sua pergunta precisa ser endereçada a quem está conduzindo o recrutamento, de forma clara, objetiva, sucinta e educada. É importante começar o texto com uma saudação, informar o nome da posição à qual você se candidatou e se identificar ao final da mensagem. É de bom-tom agradecer a oportunidade.

Na hora de dar feedback para os candidatos não selecionados, ofereça considerações pessoais a respeito de seu desempenho no processo seletivo. Reconheça seus pontos positivos, faça elogios construtivos, mas também deixe claros os motivos da rejeição.

Quantas etapas tem um processo seletivo?

  • planejamento das vagas;
  • atração de candidatos;
  • triagem de currículos;
  • seleção;
  • análises de referência (algumas empresas ainda fazem essa checagem, mas não é o caso da maioria)
  • negociação/contratação.

O processo de admissão de colaboradores pode ser bem demorado. Na maioria dos casos pode durar duas semanas, mas pode levar ainda mais de um mês.

Utilizar no processo de contratação de empregados a consulta a serviços de proteção ao crédito e a órgãos policiais e do Poder Judiciário não é fator de discriminação, e sim critério de seleção de pessoal que leva em conta a conduta individual.

Os recrutadores querem medir o senso crítico, o desenvolvimento pessoal e profissional, portanto a melhor resposta é ser sincero, escolha um defeito que possui e indique ações que tem tomado para melhorar esse ponto fraco.

O mais comum é que logo depois da entrevista, os recrutadores realizem o processo de avaliação final de todas as entrevistas que passaram pelas mãos deles, para que possam preparar as devolutivas sobre os resultados do processo aos candidatos.

De acordo com o contrato de experiência, os primeiros 90 dias de trabalho são utilizados com o intuito de testar o funcionário antes da sua efetiva contratação. Durante esse período, já é possível desenvolver relacionamentos profissionais e começar a trabalhar para atingir metas de curto e longo prazo.

Um tempo razoável para avaliação dos currículos em um processo seletivo é de três dias a uma semana após o anúncio da vaga. Às vezes esse prazo pode se estender. Em tempos de incertezas econômicas, por exemplo, a vaga pode ser congelada ou suspensa por semanas.