Como saber se vai Necrosar?

Perguntado por: ealvim2 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

Na gangrena, observa-se alteração da cor da pele e mudança na sensibilidade local.
...
Entre eles estão:

  1. Alteração da cor da pele;
  2. Mudança da sensibilidade local;
  3. Dor local;
  4. Surgimento de bolhas;
  5. Ferida com odor forte;
  6. Febre;
  7. Mal-estar geral.

Nas fases iniciais de necrose avascular, os sintomas podem ser reduzidos com a medicação e terapia. Nos casos avançados a opção é cirurgia, para descompressão, remodelação, transplante ósseo ou substituição da articulação.

Necrose indica morte celular ou de tecidos no organismo. Sabe-se que o processo de necrose envolve também o processo inflamatório no local. Várias são as causas de necrose, entre elas, diminuição do aporte de sangue ou falta de oxigenação com a presença de toxinas e enzimas que levam à morte celular.

. A pele pode ter um aspecto pálido no início, mas rapidamente se torna vermelha ou bronze, quente ao tato e, por vezes, inchada. Depois, fica violeta, frequentemente com o desenvolvimento de grandes bolhas cheias de líquido.

Sem o tratamento com oxigenoterapia, o risco de o ferimento se agravar é grande. “Com a necrose, o corpo deixa de combater a infecção e é incapaz de curar o ferimento. Pode haver necessidade de cirurgia para remover o tecido morto, deixando grandes cicatrizes e até deformidades.

Usa colagenase ou papaína, por exemplo, estritamente no tecido necrosado, pois se aplicado em tecido viável estes sofrerão da ação das enzimas. Desbridamento mecânico: Retira sujidades, corpo estranho e o tecido inviável. Usado quando o tecido necrótico for de fácil retirada, pois não se utiliza anestesia.

Os medicamentos contra a reabsorção óssea ou antiangiogênicos, frequentemente utilizados na área de oncologia em pacientes com mielomas múltiplos e metástases ósseas osteolítica para aliviar as dores associadas à doença, podem provocar necrose nos maxilares.

Seja como for, a NECROSE DE ARÉOLA quando se instala já será evidente logo nos primeiros dias após a cirurgia mamária. A morte do mamilo pode ser total (quando toda a extensão do mamilo morre) ou parcial (quando apenas uma parte do mamilo sofrerá a necrose).

O tecido necrosado tem aspecto amorfo branco ou amarelado, pastoso e seco (lembrando ricota), devido às células mortas que se tornam uma massa granular friável. Possui limites precisos e pode apresentar focos de calcificação em seu interior, além da presença de núcleos picnóticos e cariorrexis, devido autólise rápida.

Evolução da necrose
A eliminação pode ocorrer por absorção, drenagem, cicatrização, calcificação, encistamento ou sequestro. A evolução mais temida da necrose é a gangrena, quando a área já sofre influência do ar (ressecamento) ou a infecção bacteriana sobreposta a uma área previamente necrosada.

Necrose é a morte da célula ou parte de um tecido que compõe o organismo vivo. É a manifestação final de uma célula que sofreu uma lesão irreversível, em outras palavras é quando param as funções orgânicas e os processos reversíveis do metabolismo.

A necrose é um processo que ocorre sem gasto energético (uma vez que a produção de ATP – “a moeda energética” – está comprometida); seguidamente há perda da estabilidade da membrana (por deficiência da bomba Na/K/ATPase); extravasamento do conteúdo celular; e perda da compartimentalização citoplasmática.

O espectro de cores indicativo de necrose é: branco/opaco – traduzido pela palidez ou opacidade da mucosa e da pele, decorrente de eventos isquêmicos; vermelho escuro/azulado/roxo/negro – escurecimento, em caso de necrose hemorrágica; amarelo/marrom – típico da supuração, na necrose liquefativa.

A necrose é tão rápida que o tecido não chega a perder muita água. Então, o tecido necrosado sofre contaminação por bactérias saprófitas, que digerem o tecido, deixando-o amolecido, e por isso é conhecida como gangrena úmida. Macroscopicamente, podemos observar edema, e a aparência de um tecido “molhado”.