Como saber se uma rachadura e perigosa?

Perguntado por: vluz . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 18 votos

Seu nível de gravidade é urgente! Preste atenção na direção das rachaduras, quando apresentadas na diagonal saindo dos cantos de portas, janelas e outras aberturas, também são um forte indício que a estrutura está danificada, o mesmo se aplica para trincas.

O que as diferenciam são o tamanho da ação e a sua durabilidade.

  • Fissura: é o primeiro estágio da patologia. ...
  • Trinca: é o segundo estágio, quando a abertura já aumentou de tamanho e está entre 1 e 3 mm.
  • Rachaduras: já está no estágio de abertura, passando dos 3 mm, é quando chega passar até água da chuva pela rachadura.

A trinca, que vem na sequência, ocorre quando esta abertura aumenta (entre 1 e 3 mm) a ponto de dividir a estrutura, como as paredes, em duas partes distintas. Já as rachaduras são caracterizadas por aberturas (acima de 3 mm) através das quais podem passar o vento e a água das chuvas, por exemplo.

Usar creme hidratante:
Quanto mais espesso for o creme, maior será o grau de hidratação, mas a escolha pode ser feita de acordo com as preferências de cada pessoa. Depois de passar o creme, deve-se calçar uma meia para garantir que não é retirado pelo calçado e que é completamente absorvido pela pele.

Geralmente são aberturas superficiais e, na maioria das vezes, causam danos apenas no acabamento. São bem finas e extensas, mas é preciso atenção. As fissuras são os primeiros indícios de uma rachadura, então é essencial ficar de olho na evolução.

Devemos ter em conta que algumas vezes encontrar uma rachadura na parede pode ser um sinal de alerta, por isso o ideal seria contratar um engenheiro para fazer um diagnóstico e assim identificar as causas e o nível de gravidade.

Para rachaduras dinâmicas/ativas, decorrente das falhas na construção, Rejane indica as seguintes providências:

  1. Abrir a trinca/fenda em formato V;
  2. Preencher o vão com um vedante acrílico;
  3. Dependendo da espessura, aplicar uma tela de poliéster sobre a trinca/rachadura;
  4. Aplicar o reboco e massa corrida.

Rachaduras transversais e transpassantes, aquelas que eu vejo o outro lado da parede, e estalos são sinais bem importantes de que a ruína pode ocorrer”, acrescenta o coronel Rossano. Os estalos podem, inclusive, mudar a frequência de acordo com a gravidade da situação.

Como saber se a é parede estrutural? A parede estrutural (ou parede de suporte) é aquela parede de uma edificação que tem função estrutural. São paredes que trabalham de maneira conjunta com outros elementos estruturais para dar suporte à construção: arcos, abóbadas, vigas, lajes ou coberturas.

Fissuras na diagonal: desenvolvem-se predominantemente a partir dos vértices das aberturas de portas e janelas. As possíveis causas são vergas e contravergas insuficientes, inexistentes ou carga aplicada na alvenaria maior do que a estrutura poderia suportar.

Fissura: é o início de um possível problema. Ela corresponde a aberturas finas (de até 1 mm) e são alongadas. Na maior parte das vezes elas são superficiais e não são perigosas. Trinca: quando a abertura aumenta para até 3 milímetros, essa fissura se transforma em uma trinca.

Existem dois tipos de rachaduras: as trincas e as fissuras. As trincas estão ligadas diretamente a falha estrutural e, consequentemente, esse tipo é o mais grave. Já as fissuras são uma forma mais leve de rachadura e podem ser resolvidas com massa corrida e tinta.

A trinca pode estar presente no material desde sua fabricação, ou pode ser gerada devido a mecanismos de deformação em torno de concentrações de tensões. Existem três estágios da falha por fadiga: iniciação da trinca, propagação da trinca e ruptura subida devido a trinca.

Hereditariedade, má alimentação, excesso de peso e doenças como a psoríase e diabetes são alguns dos fatores que ocasionam as rachaduras. A melhor forma de evitar que elas apareçam é manter os pés bem hidratados.

Dicas para prevenir as rachaduras nos pés

  1. Aplique hidratantes à base de ureia ou vaselina. ...
  2. Use meias após hidratar ou esfoliar os pés. ...
  3. Use palmilhas confortáveis. ...
  4. Seque bem os pés após tomar banho. ...
  5. Não descuidar da hidratação.

Siga essa rotina para evitar rachaduras nos pés

  1. 1 - Esfoliação. Existem cremes e esponjas específicos para isso. ...
  2. 2 - Hidratação. Depois de esfoliar os pés, aplique um creme hidratante específico. ...
  3. 3 - Massagem. Você pode juntar a massagem com o creme hidratante e fazer as duas etapas de uma vez só.

As fissuras ocasionadas por elevadas temperaturas podem reduzir a capacidade de resistência global da peça estrutural afetada, como nos casos das fundações, grandes lajes maciças, vigas-paredes e pilares-paredes, e ainda tende a diminuir a durabilidade do concreto armado, já que permite a entrada de agentes agressivos ...

Siga as paredes internas até sua estrutura.
Se há outra parede, um piso com vigas perpendiculares ou outra construção pesada acima dela, provavelmente se trata de uma parede de sustentação.