Como saber se uma pessoa é soropositiva?

Perguntado por: ebonfim2 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

É possível saber se uma pessoa é portadora do vírus HIV através da pesquisa direta do vírus no sangue (exame de carga viral para o HIV) ou pesquisando a presença de anticorpos que são produzidos quando o vírus infecta uma pessoa (sorologia para HIV).

A presença de anticorpos específicos para o HIV no sangue deste indivíduo é que o define como soropositivo, significando que ele porta o vírus e pode espalhá-lo para outras pessoas. Soronegativo significa que o corpo não produziu anticorpos para o vírus.

Pode ter relações sem medo
O tratamento com os antirretrovirais proporcionam uma vida longa e saudável a pessoa portadora do vírus HIV. Podendo também zerar seu risco de transmissão do vírus para seus parceiros (as). Podendo então manter relações normalmente sem correr o risco do contágio.

A nota informa gestores, profissionais da saúde, sociedade civil e população geral, que as pessoas vivendo com HIV/aids com carga viral indetectável há pelo menos seis meses e boa adesão ao tratamento tem um risco insignificante de transmitir o vírus pela via sexual.

O vírus HIV é transmitido por meio de relações sexuais (vaginal, anal ou oral) desprotegidas (sem camisinha) com pessoa soropositiva, ou seja, que já tem o vírus HIV, pelo compartilhamento de objetos perfuro cortantes contaminados, como agulhas, alicates, etc., de mãe soropositiva, sem tratamento, para o filho durante ...

Não há cura para o HIV, mas se as orientações forem seguidas da maneira certa podem resultar no controle da infecção e na diminuição da carga viral no organismo para um nível denominado indetectável, o que significa que o vírus deixa de poder ser transmitido.

Não há cura para a infecção pelo vírus HIV, mas há remédios que podem reduzir drasticamente a progressão da doença.

Para pessoas que tiveram uma contagem de CD4 entre 200 e 350 e uma carga viral indetectável um ano após o início do tratamento, a expectativa de vida foi semelhante à população em geral. Entre os homens, poderiam viver entre 78 a 81 anos, e as mulheres entre 81 a 83 anos.

Saúde sexual
Agora, encostar na rua, dividir copo, talheres, toalha, sabonete, nada disso transmite o vírus HIV, pode ficar tranquila.

As pessoas Soropositivas vivem com o vírus dentro do corpo, mas sem nenhuma manifestação da doença, pois seu sistema imunológico não foi afetado ainda. É óbvio que os cuidados para não adoecer são redobrados, sendo necessário tomar um cuidado importante com a saúde e evitando vícios e exageros.

"Pessoas vivendo com HIV em tratamento antirretroviral com carga viral indetectável em seu sangue têm um risco negligenciável* de transmissão sexual do HIV. Dependendo das drogas empregadas, pode levar até seis meses para que a carga viral fique indetectável.

Na área previdenciária, o portador de HIV pode ter direito ao auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e outros benefícios do INSS, como BPC e pensão por morte. Há ainda a possibilidade de levantamento dos valores correspondentes ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS.

Para se alcançar a carga viral indetectável é necessário manter um tratamento à risca com uso de antirretrovirais —drogas usadas de forma combinada desde 1996 para manter a carga viral indetectável. O infectologista ressalta que os remédios estão evoluindo e reduzindo os efeitos colaterais nos pacientes.

O HIV não é transmitido por meio de interações comuns do dia-a-dia como abraçar, beijar, dividir objetos ou alimentos, ou usar o mesmo banheiro. O HIV está presente em secreções (fluidos) como sangue, esperma, secreção vaginal e leite materno.

Uma pessoa vivendo com HIV e com carga viral indetectável não transmite o HIV sexualmente. Foi assim que surgiu o termo “indetectável = intransmissível”. O termo é válido desde que as pessoas vivendo com HIV estejam com carga viral do HIV indetectável há pelo menos seis meses.

Quando dizemos que ela está indetectável, quer dizer que a quantidade de vírus é tão baixa que o exame de sangue não consegue identificar. Em relação a pessoas convivendo com o HIV, apresentar carga viral indetectável é algo muito importante.

Pessoas com carga viral indetectavel podem doar sangue? Não podem, pois o teste de triagem vem positivo (teste rápido HIV), e a possibidade de transmissão ainda existe.

Estudos comprovam que paciente com carga viral indetectável não transmite o vírus por via sexual.

Dia dos Pais: Pessoas com HIV e carga viral indetectável podem ter filhos saudáveis, afirmam infectologistas – Agência AIDS. Os avanços científicos e o tratamento antirretroviral permitem que qualquer pessoa vivendo com HIV tenha filhos saudáveis e de maneira segura.

Uma pessoas que tem HIV indetectavel, se faz exame de sangue aparece que ela esta com o virus ou não? A sorologia sempre virá reagente, visto que o vírus não foi erradicado e há produção permanente de anticorpos. Só lembrando, testes de posto de saúde e farmácia detectam anticorpos, não vírus.