Como saber se uma pessoa é formada?

Perguntado por: vaguiar . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 13 votos

A forma mais segura é entrar no site do e-MEC e realizar uma consulta pública gratuita. Além de simples e rápida, a consulta ao e-MEC é a forma mais segura de obter informações verdadeiras.

Erros de ortografia, gramática ou formatação inadequada podem ser indicativos de um diploma falso. Verifique medidas de segurança: Muitos diplomas genuínos possuem medidas de segurança, como marcas d'água, hologramas, selos ou carimbos de segurança, papel especial ou tintas de segurança.

No sítio http://emec.mec.gov.br é possível consultar a situação de instituições de educação superior e de cursos de graduação, assim como seus respectivos atos autorizativos.

Histórico Escolar
É possível consultar as diretorias de ensino da rede estadual aqui ou por meio da Central de Atendimento da Educação no 0800 77 000 12.

Para emitir o comprovante de escolaridade em outro estado, o funcionário/estudante deverá ir até à instituição de ensino ou solicitar o comprovante escolar online, variando conforme o grau da instituição, seja ela, particular, pública ou de nível superior.

Acesse o site e-MEC. Clique na aba “Consulta Avançada”. Você vai estar em uma página de busca, com campos para preencher e filtrar sua pesquisa.

Por último, você ainda pode ligar para o MEC e pedir a consulta do seu diploma. Nesse caso, é preciso informar seu número de Registro Nacional de Estudante (RNE), o ano em que o curso foi concluído e o número de registro da instituição de ensino. Com esses dados, o MEC poderá confirmar a validade do seu diploma.

Em relação ao estudo da pena, a falsificação de diploma universitário implica em reclusão de dois a seis anos e multa. Se o agente for funcionário público, a pena será acrescentada de um sexto.

Quanto a prescrição, a lei geral do artigo 109, III do Código Penal prevê que o crime prescreve em doze anos, após sua a consumação. Cabe ainda considerar que o entendimento dos tribunais é de que o uso de documento falsificado é classificado como crime permanente, o momento de sua consumação se prolonga no tempo.

Comparecer na Secretaria de Registro e Controle Acadêmico do Campus ao qual o solicitante era vinculado e apresentar documento original de identidade civil.

Acessar o serviço de pesquisa da Secretaria do Estado de São Paulo; Preencher as informações solicitadas, como o número do RG; Clicar no botão do comando pesquisar e aguardar até que a informação sobre o documento apareça na tela; Salvar em PDF o documento ou imprimi-lo.

Basta você acessar o site do MEC e consultar as escolas, conferindo se a sua está disponível na listagem.

Por isso, uma maneira de verificar a validade do certificado é usando as chaves públicas e privadas. As chaves são os números que criptografam e descriptografam o certificado. Se as chaves forem válidas, então, o certificado é considerado válido.

Acesse o site do Diário Oficial
Cada estado tem o seu site, que é criado pelo órgão denominado Imprensa Oficial. Se a pesquisa fosse destinada a informações da União, então o órgão responsável seria a Imprensa Nacional.

Os responsáveis pelo aluno devem ir ao estabelecimento de ensino para retirar o documento.