Como saber se uma pessoa é emancipada?

Perguntado por: ilancastre . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

Importante observar que, para ser emancipado, a pessoa precisa ser maior de 16 anos. A forma de emancipação mais comum é aquela concedida pelos pais, não sendo necessária a concordância do menor ou do juiz. Esse tipo de emancipação é irrevogável, ou seja, uma vez tomada a decisão, não há como “voltar atrás”.

A emancipação é irrevogável. Ou seja, mesmo se divorciar depois (no caso da emancipação por casamento) ou abandonar o serviço público (no caso da emancipação por exercício de emprego público efetivo) etc, não voltará a ser incapaz, devendo os responsáveis pensarem com cautela sobre o ato.

No direito brasileiro, a emancipação é o ato que faz com que pessoas se tornem capazes na esfera civil antes de completar dezoito anos. Conforme estabelece o Código Civil de 2002, em seu artigo 5º, todas as pessoas que atingem a maioridade se tornam habilitadas à prática de todos os atos da vida civil.

Para efetivar a emancipação, os pais e o filho devem comparecer em Cartório de Notas, solicitar uma escritura pública de emancipação e em seguida registrar no Cartório Civil que atenda a região de residência do emancipado.

Candidato emancipado pode ser contratado por órgão público — Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.

A idade mínima para que haja a emancipação é 16 anos e existem três espécies de emancipação a saber: a voluntária, a judicial e a legal.

15 anos

Atualmente a emancipação com 15 anos é permitida apenas em casos de: a)Casamento por gravidez; b)Exercício de cargo público; c)Colação de grau em curso superior. O ingresso precoce na maioridade deve ser visto como uma contribuição para a sociedade; não como uma tentativa prematura de ser adulto.

Quanto custa a emancipação de um menor? A emancipação, por si só, não custa nada, por ser um direito que, pela Constituição Federal, deve ser garantido de forma gratuita.

Mesmo sendo emancipado, o jovem ainda não poderá ser preso(a), obter sua carteira de habilitação, dirigir ou consumir bebidas alcoólicas, por exemplo. E caso ele ou ela já trabalhe, de acordo com a lei, não poderá comprometer seus horários de estudo escolar, exercer funções com periculosidade e/ou noturnas.

Emancipado pode entrar em balada
Essa classificação indicativa é restrita justamente para que os responsáveis por esses espaços não precisem se preocupar com a idade dos frequentadores e as atividades que estão realizando no ambiente.

Portanto, conclui-se que com a emancipação o menor adquire a capacidade civil, mesmo sem ter atingido a maioridade. Ocorre uma equiparação, na medida em que o menor passa a ter responsabilidades de um sujeito maior de 18 anos.

Como é o procedimento: De acordo com o artigo 9º, II do Código Civil, a emancipação voluntária (por outorga dos pais) deverá ser registrada em registro público. (1º) Os pais e o filho a ser emancipado devem comparecer a um cartório de notas, munidos dos documentos necessários, e lavrar Escritura Pública de Emancipação.

Após o registro, em escritura pública no Tabelionato de Notas, o documento é liberado no mesmo dia. É possível ter um registro através da emissão de uma certidão de nascimento atualizada, emitindo através do cartório online.

Entre as sanções estão previstas advertência, prestação de serviços comunitários e internação por até três anos em estabelecimento educacional. O parlamentar destaca que a permissão para dirigir seria válida por um ano, renovável por igual período.