Como saber se uma pessoa é egoísta?

Perguntado por: adrumond . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

“Egoísmo: excessivo amor aos próprios interesses, sem atender aos dos outros. Egoísta: diz-se de pessoa que trata só dos seus próprios interesses, comodista.” Então, o egoísmo é quando uma pessoa está centrada APENAS em si mesma, cuidando SOMENTE dos próprios interesses.

Como o próprio termo aponta, o egocêntrico possui o foco centrado em si mesmo. Por essa razão, é insensível, não considera opiniões alheias e transforma quase toda situação em um espetáculo cujo protagonista é ele. Sendo assim, conviver com uma personalidade egocêntrica é um tanto desafiador.

Kant distingue três formas de Egoísmo: Egoísmo lógico, de quem não acha necessário submeter seu próprio juízo ao juízo alheio; Egoísmo estético, que se satisfaz com seu próprio gosto; Egoísmo moral, de quem restringe todos os fins a si mesmo e não vê utilidade no que não lhe traz proveito.

Demonstrar carinho costuma ser uma boa forma de desarmar os ataques da pessoa egoísta quando confrontada. Além disso, é fundamental que você não deixe que essa pessoa invada todos os espaços da sua vida, nem se deixe dominar.

Como bem afirmou Erich Fromm em seu livro A Arte de Amar, a pessoa egoísta, na verdade, odeia a si mesma. Ela carece de amor-próprio, é uma pessoa frustrada e tão cheia de necessidades que instrumentaliza as relações para obter o que necessita.

Quando um indivíduo pensa apenas em si mesmo, ignora o fato de que relações precisam de compartilhamento para se manterem sólidas. Dessa maneira, costumam procurar seus amigos apenas quando precisam de alguma ajuda e raramente perguntam se está tudo bem com os outros.

Um sujeito egoísta é aquele que acredita que, na sua perspectiva de ser, é mais importante do que os demais seres. O egocentrismo caracteriza-se pela simples aplicação prática do egoísmo. Priorizando o seu ego, o egocêntrico simplesmente prioriza a sua razão sobre a razão de terceiros, ignorando o ego dos outros.

O egoísta é aquele indivíduo que demonstra egoísmo, que tem amor excessivo ao bem próprio, sem buscar compartilhar com os interesses e necessidades alheias. Ser egoísta é não dividir, é não prescindir de suas comodidades, é ser egocêntrico, ou seja, é ter por centro o seu próprio eu.

Naturalistas, como Richard Dawkins, postulam a base natural do egoísmo a partir da tendência dos replicadores do organismo se associarem apenas segundo o interesse de passar à próxima geração de organismos.

Coloque-se no lugar de outra pessoa.
Por exemplo: reflita sobre o que sua mãe, seu amigo, sua chefe ou outro conhecido seu sente em relação a determinada situação antes de tomar qualquer atitude. Quanto mais você treinar a sua empatia, mais rápido vai deixar de ser egoísta.

Na Bíblica, o egoísmo significa pecado. Mais que um sentimento ou característica da personalidade de alguém, a Bíblia nos alerta para o mal dessa propensão natural. O egoísta peca, pois busca excessivamente a realização de seus desejos, sem considerar os de Deus ou os dos outros.

Agradar, se preocupar e se sacrificar não é amar. Se relacionar com pessoas com características egocêntricas pode ser muito desafiador. No começo você nem percebe e acha legal ter uma pessoa decidida ao seu lado. Além disso, você está tão apaixonada que nem liga para atender aos pedidos do amado ou da amada.

Os egoístas têm como principal característica enxergar apenas a si mesmos, agindo em prol de seus interesses e ignorando o fato de que suas atitudes muitas vezes podem magoar as pessoas.

6 conselhos para lidar com pessoas orgulhosas e egoístas

  1. Observe as virtudes de essa pessoa. ...
  2. Estabeleça limites. ...
  3. Tente entender o modo de ser alheio. ...
  4. Cuide da sua autoestima. ...
  5. Você não pode mudar essa pessoa. ...
  6. Evite as críticas.

O que é Egoísmo:
É um orgulho, uma presunção. A pessoa que trata só de seus interesses, que carrega consigo os sentimentos do egoísmo é adjetivada de egoísta. Em psicologia, a atitude intelectual daquele que tudo se refere ao próprio eu, é chamada de egocentrismo.

Uma pessoa egocêntrica não consegue demonstrar empatia, ou seja, não consegue colocar no lugar do outro, porque está constantemente ocupado com os seu "eu" e com os seus próprios interesses. Um indivíduo egocêntrico é também egoísta, porque pensa só em si ou pelo menos pensa em si mesmo em primeiro lugar.