Como saber se uma pedra de cristal é verdadeira?

Perguntado por: ecurado . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Quando um cristal verdadeiro se forma naturalmente na terra, ele pode desenvolver rachaduras, riscos ou pequenas partículas na parte de dentro — mas nunca bolhas de ar. Isso é um sinal claro de que a peça é feita de vidro. As bolhas nem sempre são visíveis logo de cara.

Teste a temperatura
Um cristal falso estará perto da temperatura corporal humana e um verdadeiro estará mais frio. A forma mais fácil de identificar é ter à mão um cristal verdadeiro e colocar no centro da testa e repetir com o cristal a testar. Se for mais "quente" será falso.

Opção: 25 G A 100 G - R$ 149,90. 101 G A 200 G - R$ 149,90.

Pode-se identificar isso, pela espessura de suas bordas. do cristal,e o líquido será observado com maior nitidez. Contra a luz, o cristal produz efeitos de cores, tipo arco-íris, o que o mesmo, não acontece com o vidro. Você irá perceber, no cristal, uma superfície mais aveludada e suave.

CRISTAL-DE-ROCHA - o quartzo incolor é chamado de cristal-de-rocha. Como a palavra cristal não designa nenhum mineral específico e pode se aplicar a muitas gemas (há cristais de ametista, cristais de granada, cristais de diamante, etc.), não chame o quartzo incolor, de cristal apenas, diga cristal-de-rocha.

Já o quartzo pode ser incolor (cristal de rocha), amarelo, laranja, vermelho (citrino), preto (mórion), roxo (ametista), rosa, cinza, branco etc. A cor deve ser observada numa superfície fresca, como a de uma fratura recente. A cor de alguns minerais altera-se facilmente.

Cristais, ao contrário dos diamantes, podem vir em diferentes formatos e tamanhos, além de cores variadas. Outra diferença entre as duas pedras é que os diamantes possuem uma dureza 10 na escala Mohs, enquanto os cristais têm um número menor — algo em torno de 6 ou 7.

O valor de cada pedra (e de cada joia) é determinado por um conjunto de fatores. Entre eles, a intensidade da cor, a pureza da gema, sua lapidação, seu tamanho, sua raridade na natureza. Ou seja: uma pedra menor, mas de cor pura e intensa, pode valer mais do que uma grande pedra sem as mesmas características.

Lista de cristais que não combinam e não devem ficar juntos

  • Cristal de Quartzo e Pedras com propriedades poderosas. ...
  • Cornalina e Ametista. ...
  • Ágata Azul e Jaspe Vermelho. ...
  • Cristal de Quartzo e Quartzo Verde. ...
  • Quartzo Fumê e Olho de Tigre. ...
  • Granada e Pedra Olho de Gato. ...
  • Amazonita e Olho de Tigre.

No geral, o cristal de quartzo transparente é largamente utilizado como amplificador de energia, principalmente em formato de ponta. Ele age como purificador e sintoniza a energia de cada indivíduo ou mesmo do ambiente.

  • Limpeza. – Quartzo Branco: limpa e atrai energia positiva. – Ametista: transmuta energia negativa em positiva. – Selenita: limpa energias. – Turmalina negra: absorve e isola energia negativa.
  • Energização. – Quartzo Rosa. – Quartzo Branco. – Esmeralda.
  • Proteção. – Turmalina negra. – Olho de tigre.
  • Prosperidade. – Pirita. – Citrino.

O brilho de uma gema natural costuma ser mais forte e mais bonito, quando comparado à luz refratada nas peças sintéticas. Dessa maneira, ao realizar uma compra, é possível ter o auxílio da luminosidade ambiente ou externa para identificar o tipo de joia que está levando.

Cristais de Vidro Comum e de Acrílico
Outra questão de se atentar, é que as cores dos lustres de vidro e acrílico tendem a perder as cores conforme o tempo vai passando, algo que não ocorre com os cristais originais.

Bens de vidro com um teor de monóxido de chumbo entre 10 e 30 por cento ganham a designação de cristal. No caso em que o teor de monóxido de chumbo é superior a 30 por cento, o item é frequentemente identificado como cristal de chumbo.

Caso a pessoa queira muito, há opções melhores como: investir num porcelanato de boa qualidade, para imitar o carrara ou quartzo mesmo, que é uma pedra fabricada.

O Cristal é uma pedra natural translúcida em tons de branco bem claros e transparente.