Como saber se uma palavra e hiato ditongo ou Tritongo?

Perguntado por: earaujo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Há três tipos de encontro vocálico:

  1. Hiato: as vogais que se encontram pertencem a sílabas diferentes. Ex.: açaí.
  2. Ditongo: as vogais que se encontram pertencem à mesma sílaba. Ex.: faceiro.
  3. Tritongo: encontro entre três vogais, todas pertencentes à mesma sílaba. Ex.: Paraguai.

Tritongo é o encontro vocálico em que semivogal + vogal + semivogal ficam juntas, mesmo quando se faz a separação de sílabas. Exemplos: Uruguai (U-ru-guai), saguão (sa-guão), enxaguam (en-xa-guam).

VIII - DITONGOS
Os ditongos orais escrevem-se com a subjuntiva i ou u: aipo, cai, cauto, degrau, dei, fazeis, idéia, mausoléu, neurose, retorquiu, rói, sois, sou, souto, uivo, usufrui, etc.

Os hiatos nunca permanecem na mesma sílaba. Ocorre sempre a separação das duas vogais em sílabas distintas: saída (sa-í-da); saúde (sa-ú-de);

Maria — Ma-ri-a. Palavra grave ou paroxítona, porque a sílaba tónica é a penúltima sílaba.

A palavra "geladeira" é um ditongo, pois a vogal "e" e a vogal "i" são pronunciadas na mesma sílaba: "ge-la-dei-ra".

Ditongo decrescente
Exemplos: caixa, vai.

O encontro de duas vogais que pertencem a sílabas diferentes é conhecido como hiato.

O ditongo acontece quando há o encontro de duas vogais (veja mais sobre vogais em vogal, semivogal e consoante), que pertencem à mesma sílaba durante a divisão silábica e são pronunciadas na mesma emissão de voz. Exemplos: - Dói (dói);

O "i" e "u" tônicos recebem acento quando: - formam hiato com a vogal anterior; - estão sozinhos na sílaba (ou acompanhados apenas de "s"); - não sejam seguidos por "nh".

HIATO: é o encontro de duas vogais numa palavra, cada uma pertencendo a uma sílaba diferente. Exemplo: saúde (sa-ú-de), moeda (mo-e-da), saída (sa-í-da), coelho (co-e-lho).

Não se separam os ditongos e tritongos: Como ditongo é o encontro de uma vogal com uma semivogal na mesma sílaba, e tritongo, o encontro de uma vogal com duas semivogais também na mesma sílaba, é evidente que eles não se separam silabicamente. Por exemplo: Ex. Au-las / au = ditongo decrescente oral.

Na divisão silábica, os tritongos nunca se separam, permanecendo na mesma sílaba:

  1. iguais (i-guais);
  2. quaisquer (quais-quer);
  3. saguões (sa-guões);
  4. Paraguai (Pa-ra-guai);
  5. enxaguei (en-xa-guei);
  6. averiguam (a-ve-ri-guam).

Quanto à palavra rio, esta é realizada oralmente de duas formas: "ri-u" e "riu", especialmente na região de Lisboa. A grafia oficial rio corresponde à primeira forma "ri-u".

As palavras lua e rua são constituídas por duas sílabas (pois as suas vogais não formam um ditongo) e podem ser separadas para translineação em ru-a e lu-a.

voo (vo-o)

M as é possível também separar como se fosse uma proparoxítona: má-go-a.