Como saber se uma moto financiada está quitada?

Perguntado por: idomingues . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.1 / 5 20 votos

Como saber se o veículo tem dívida com o banco ou financeira? Como explicado no item anterior, para consultar dívidas com o banco ou financeira, basta acessar o site do Detran do seu estado com o número da placa e o Renavam em mãos.

Para fazer a antecipação, é preciso procurar o banco ou instituição financeira com a qual você fechou o financiamento de carro ou moto e informar que deseja a quitação antecipada de um determinado número de parcelas ou do saldo restante do financiamento.

Qualquer um pode verificar se um carro está alienado. O procedimento de consulta é bem simples. Para realizá-lo, será necessário ter em mãos informações como a placa do veículo e o número do Renavam. Munido desses dados, você deverá acessar o site do Detran do estado em que o veículo está registrado.

No geral, o site do Detran registra débitos, restrições, vistorias (quando o estado exige) e até mesmo histórico de furto ou roubo. Também é possível fazer a busca no site da PRF.

Você possui 3 opções:

  1. Opção 1. Acessar o nosso site: honda.com.br/recall/autos.
  2. Opção 2. Entrar em contato com a nossa Central de Atendimento pelo 0800 701 3432.
  3. Opção 3. Visitar uma de nossas concessionárias.

Acesse o site do Detran de seu estado; Clique na aba “veículos”; Selecione “pesquisar débitos e restrições em veículos”; Insira o Renavam e a placa.

Uma das formas de consultar financiamento pelo CPF é através do Registrato, uma ferramenta totalmente gratuita do Banco Central. Ele permite que o cidadão consulte se há contas, financiamentos, empréstimos ou qualquer outro tipo de dívida ligada à crédito atrelada ao CPF ou CNPJ.

Para verificar se o gravame foi baixado, é possível consultar diretamente no Detran ou através do Consulta Gravame.

A quitação antecipada de financiamento de veículos é a amortização da dívida que foi assumida com o financiamento. Como esse processo traz benefícios para a instituição financeira, já que o valor é devolvido mais rapidamente que quando previsto, é possível conseguir alguns descontos de taxas, diminuindo o total pago.

Geralmente, o cliente deve acessar o internet banking e buscar pela opção 'Crédito'. Se o contrato tiver a opção de quitação disponível, basta emitir o boleto e realizar o pagamento. Caso a opção seja pela quitação do valor total da dívida, o banco deve gerar um boleto com o valor do saldo devedor atual.

Quem pode emitir este documento é a empresa parceira com a qual você negociou. Para isso, entre e contato diretamente com a empresa e solicite uma comprovação de quitação dos seus débitos.

Como tirar a alienação fiduciária do documento? Em primeiro lugar, é preciso quitar as dívidas para que seja possível dar baixa no termo. Isso inclui Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), multas, seguro obrigatório, entre outras.

Será de 1% do valor do Bem tal como definido em cláusula no contrato de alienação fiduciária feito o valor será devido desde a consilidação da propriedade benefício do credor na matrícula do imóvel até o efetivo imissão na posse por parte do credor ou de seus sucessores.

É possível consultar o saldo devedor de um financiamento habitacional da Caixa por meio do internet banking ou então pelo App Caixa Habitação. Pelo aplicativo para smartphones, é possível acompanhar o andamento da dívida e fazer uma série de solicitações ao banco.

Basta acessar Serviços Online, digitar seu CPF e senha, no menu “Pagamentos”, escolher a opção "Boleto Eletrônico" e clicar em "2ª via de boleto". Importante: A impressão do slip somente será possível até a data da assembléia.

Como financiar moto?

  1. Fazer uma pesquisa de mercado. ...
  2. Analisar as condições do financiamento. ...
  3. Ver se o financiamento realmente cabe no seu bolso. ...
  4. Escolher a concessionária ou a instituição financeira. ...
  5. Ficar atento ao score. ...
  6. Assinar os documentos.

Para fazer a consulta dos débitos veiculares de sua motocicleta ou de terceiros, você poderá acessar o portal do Senatran, site do Detran do estado de registro do veículo ou procurar um despachante online credenciado ao órgão, como o DOK.

Quando todas as prestações da dívida são quitadas, é preciso fazer a desalienação e a atualização da documentação. Isso porque não é possível, por exemplo, transferir um veículo que ainda não foi desalienado, mesmo que o financiamento já tenha sido quitado.

Mas o que acontece se você não der baixa no gravame? Isso significa que o banco ou instituição financeira ainda tem direitos sobre o veículo. Isso significa que, em caso de inadimplência, eles têm o direito de retomar o veículo.