Como saber se uma moto e roubada pelo chassi?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

A consulta pelo Chassi pode variar de acordo com o estado do veículo, porém costuma ser desta forma a verificação:

  1. Acesse o site do DETRAN do seu respectivo estado;
  2. Clique em “Veículos”;
  3. Clique em “Consulta do RENAVAM pelo Chassi”;
  4. Informe o número do Chassi do automóvel;
  5. Clique em “Consultar”.

Para consultar o número do chassi de um veículo, basta procurar as caixas correspondentes no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). O VIN está nas duas faces do documento, como indica a imagem abaixo.

O“Fiscalização Denatran”, aplicativo do Departamento Nacional de Trânsito desenvolvido pelo Serpro, conta agora com uma novidade para a fiscalização de veículos. Além da possibilidade de fazer consultas pelo número da placa e chassi, agora é possível obter informações também pelo número do motor.

Na sentença, o magistrado explicou que a receptação é delito acessório, pois a pessoa que comprou ou recebeu o item sabendo ser roubado é punida, independente da identificação dos responsáveis pelo roubo.

Como localizar o veículo pela placa? Com o número da placa e do RENAVAM em mãos, você deve acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Por se tratar de um órgão estadual, o órgão possui 27 endereços diferentes – um para cada unidade federativa, incluindo Distrito Federal.

O único dos três meios de achar carros roubados pela placa sem a necessidade de informar o Renavam é o aplicativo Sinesp Cidadão. Neste caso, basta digitar letras e números para ter acesso aos dados. Se tudo estiver correto, aparecerá a seguinte mensagem: “Sem registro ou alerta de roubo/furto”.

No geral, o site do Detran registra débitos, restrições, vistorias (quando o estado exige) e até mesmo histórico de furto ou roubo. Também é possível fazer a busca no site da PRF. Nele também são necessários a placa e o Renavam.

Para realizar a consulta BIN pelo site do Denatran, é necessário fazer um cadastro com o CPF do proprietário. Já pelo site da Checktudo, somente pelo número da placa você consegue puxar o histórico completo do veículo.

O condutor deve ir ao botão “Gravames”, “Consulta Sistema Nacional de Gravames” ou “Consulta SNG”. Depois, é necessário digitar os caracteres do chassi. Finalmente, uma página com todas as informações do automóvel será aberta, como nome do proprietário, placa e o RENAVAM— um código com 11 caracteres.

Como puxar documento de moto? É possível puxar o documento da moto no site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de seu estado, no portal do Senatran (antigo Denatran) ou em um despachante online credenciado ao órgão. Por meio da última opção, há como fazer a verificação apenas pela placa do veículo.

A primeira letra ou número indica o continente em que o carro foi produzido. A segunda indica o país de origem. O terceiro caractere identifica o fabricante do veículo. Por exemplo: um carro da Volkswagen feito no Brasil teria o código 8BW ou 9BW.

Acontece que, como o campo “observações” não é tabelado, o Denatran não controla suas referências e não pode afirmar que, obrigatoriamente, a presença do número do motor no CRLV significa que o componente foi alterado. Cada estado pode estabelecer suas próprias regras para o campo.

Art. 157 - Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência: Pena - reclusão, de quatro a dez anos, e multa.

Além da possibilidade de estar cometendo um crime, se o veículo é parado em uma blitz, pode ainda ser apreendido. Dica da Zapay: Saiba tudo sobre veículos de leilão.

1º da Lei nº 7.341/85, que determina: "Desde que o fato seja objeto de ocorrência policial, o IPVA não incide sobre a propriedade de veículo roubado, furtado ou sinistrado e prevalece até o momento em que o veículo for recuperado ou reparado."

Existem algumas maneiras de rastrear a placa de uma moto. Uma delas é pelo próprio site do Detran, mas para isso é preciso ter em mãos o RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores).

Abra o app do Google Maps; Toque no marcador azul que indica a sua posição; Toque na opção Salvar local de estacionamento (Android) ou Definir como local de estacionamento (iPhone); O Google Maps vai criar uma nova marcação, definindo o local em que você está como onde você deixou seu veículo.

Como usar o rastreamento via satélite (GPS) pelo celular? Esta funcionalidade, geralmente, é encontrada em rastreadores veiculares. Quando o serviço é contratado, você pode baixar um aplicativo da empresa de segurança e começar a usar essa ferramenta para rastrear o carro pelo celular.

  1. Realizar login. Você deve realizar o login no Portal de Serviços SENATRAN com Certificado Digital ou Login com CPF/SENHA. ...
  2. Realizar consulta. Após o login, você deve localizar no canto superior esquerdo da página o bloco "Veículos" e ali clicar em "Consultar Placa Veicular".