Como saber se uma fonte é boa ou ruim?

Perguntado por: iourique . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

Sinais evidentes (ruídos, cheiro, fumaça etc.) Assim como em boa parte dos aparelhos eletrônicos, sinais aparentes, como ruídos, cheiro de queimado, excesso de calor e fumaça, servem de alerta para o usuário identificar problemas na fonte de alimentação.

Descobrir a fonte de letra por uma imagem ou foto é possível ao usar alguns sites grátis, como o WhatTheFont, Identifont e What Font Is.

Uma fonte é nominal quando ela mostra 'uma certa' potência em Watts mas que nunca consegue atingir, e é real quando ela consegue entregar a potência declarada, mesmo que por um tempo não muito longo (valor de “pico”). Devemos enterrar de uma vez por todas essa classificação.

Alguns exemplos de marcas que entregam potência e eficiência são:

  • Corsair. A. Corsair. ...
  • Redragon. A. Redragon. ...
  • Cooler Master. A. Cooler Master. ...
  • Gamemax. A. Gamemax. ...
  • Aerocool. A. Aerocool.

Na hora de escolher sua tipografia, leve em consideração que ela precisa garantir a legibilidade e a leiturabilidade do seu conteúdo. Portanto, preste atenção dos elementos da fonte, no espaçamento, e cuida da composição da mensagem.

Caso você utilize uma fonte com voltagem menor do que o seu aparelho precisa, o equipamento poderá funcionar corretamente, mas o rendimento do notebook e da bateria serão menores. Como resultado, a bateria terá um desgaste maior, já que ela precisará de recargas cada vez mais frequentes.

Sintomas. Uma fonte de alimentação ruim pode causar uma falha do sistema de duas maneiras. Primeiro, ela pode não fornecer energia para o sistema. Em segundo lugar, ela pode não fornecer as tensões e/ou a corrente corretas para os vários componentes que ela alimenta.

Dá uma olhada no adesivo da fonte e veja se pelo menos dá para informar a Amperagem dos 5V, 12V e outros... veja também Volts e Amperes que entram na fonte (Input). Normalmente se não tiver Adesivo vai estar perto da chave seletora 115/210 um alto relevo em forma de 9A, por exemplo.

Quando a fonte está danificada (porém funcionando) nem todos os componentes do computador recebem eletricidade. Sendo a carga insuficiente para sustentá-los, é comum que alguns deles parem de funcionar — principalmente os que requerem mais carga, como o disco rígido (Hard Disc – HD).

Uma ferramenta online que pode ajudar a descobrir esse valor é o Power Supply Calculator, da Cooler Master. O site possui um banco de dados atualizado com componentes de hardware, calculando o consumo com base nas especificações oficiais fornecidas pelas fabricantes.

O discurso do mercado considera a fonte nominal como aquela que indica uma potência em Watts maior, que não consegue atingir, enquanto a real entrega a potência declarada, mesmo que não por longos períodos.

Elas possuem uma potencia nominal, ou seja, geralmente possuem metade da potência informada pelo fabricante, possui circuitos mais frágeis que as fontes reais. As fontes genéricas tem uma potencia nominal, que não é real, por exemplo: Elas dizem ter 500W, mas na vedade tem pouco mais de 200W.

80 Plus / classificação de ouro
Esta classificação é padrão da indústria. Uma fonte de alimentação de 80% Gold fornecerá 87% eficiência em 100% de carga. Em 50% de carga, ele fornecerá 90% eficiência ou superior. No momento, não há fontes de alimentação no mercado que são 90% eficiência em todas as cargas.

A seguir, separamos uma lista com as melhores fontes para PC que estão disponíveis no mercado em 2023, confira:

  • Fonte ATX Fortrek 200W. ...
  • Fonte Aerocool VX-350. ...
  • Fonte ATX Gamer Redragon RGPS 600 Watts. ...
  • Fonte de Alimentação Gamemax GP 750. ...
  • Fonte Corsair CX650F RGB. ...
  • Fonte NZXT C650. ...
  • Fonte Corsair ATX CV-750. ...
  • Fonte Corsair HX1000.

Fonte 450w é fraca para uma placa de vide rtx3060, eu recomendo no mínimo uma de 600w de boa qualidade. Para o sistema trabalhar com um pouco de folga.

O PFC Ativo, que é o método padrão aplicado nos sistemas da Norion, reduz as perdas de energia, aumentando a eficiência e minimizando a geração de calor e necessidade de refrigeração.

Para quem busca um modelo intermediário de fonte para PC, o modelo Fortrek ATX 400W pode ser uma excelente alternativa. O modelo vem com 400 watts de potência e eficiência de 80 plus, além de contar com frequência de 50hz-60hz e ter tensão de entrada de 115/230V, o que facilita o uso.

A opção mais barata da lista é a C3Tech PS-G500B, uma fonte de 500 W que apresenta formato ATX e certificação 80 Plus Bronze por preços a partir de R$ 258. Já a Gamemax GP650 traz 650 W de potência e PFC Ativo por valores que partem de R$ 332.

600 a fonte de 600. watts. é mais uma das melhores em custo benefício ela possui alta eficiência economia de energia atendendo. requisitos exigentes e maior demanda energética podemos ser usada como fonte de alimentação para PC gamer com certificado 80 plus e PFC ativo.