Como saber se uma fonte e 80 Plus?

Perguntado por: eduarte2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Você pode verificar se uma certificação 80 Plus é legitima acessando a lista de fontes certificadas no site da 80 Plus.

Atualmente existes seis certificações 80 Plus: tradicional (“branca”), Bronze, Silver, Gold, Platinum e Titanium.

Também chamado de 80 PLUS White. Categoria mais básica de certificação e significa que a fonte de alimentação atende aos requisitos mínimos de eficiência energética, com uma taxa de conversão de pelo menos 80% de eficiência em 20%, 50% e 100% da carga máxima.

Hoje em dia praticamente todas as fontes tem pelo menos a classificação 80 Plus, que é o mínimo recomendado. São feitos vários testes por diferentes empresas, que usam um sistema de 115 volts para verificar se as fontes atendem os requisitos.

Uma fonte é nominal quando ela mostra 'uma certa' potência em Watts mas que nunca consegue atingir, e é real quando ela consegue entregar a potência declarada, mesmo que por um tempo não muito longo (valor de “pico”). Devemos enterrar de uma vez por todas essa classificação.

O PFC ativo é um circuito mais complexo, formado por partes eletrônicas e circuitos integrados que aumentam consideravelmente a potência e praticamente não oferecem perda de energia.

Cada nível de selo, corresponde a eficiência mínima que a fonte conseguiu atingir em determinados níveis de carga de trabalho, esses níveis de carga são divididos em 20% potência nominal, 50% e 100%, sendo no 50% a carga onde a fonte consegue atingir melhor eficiência.

- Desse modo para se descobrir se uma fonte tem PFC ativo, uma das dicas e a mais lógica é a de consultar na home page do fabricante; - A segunda dica é observar se a fonte tem a chave 110/220. Se tem, muito provavelmente é uma fonte com retificação normal sem PFC ativo..

A forma mais fácil de conhecer em detalhes o que essas informações significam e como alteram a forma como a fonte atua sobre a bateria e o notebook, é olhando as etiquetas do carregador original do seu notebook. Todas as fontes possuem informações semelhantes e são facilmente encontradas.

Quais são as principais certificações de qualidade na indústria?

  • ABNT NBR 16001. ...
  • ISO 9001:2000. ...
  • ISO 14000. ...
  • ISO 22000:2018. ...
  • Certificação de Orgânicos. ...
  • Selo FSC. ...
  • Selo SENAPLAS.

A Magic School é uma fonte inspirada no logotipo de “Harry Potter” criado pela Scholastic em seus livros. O design também está presente nas edições brasileiras, além de também ter sido utilizado nos filmes da série, com algumas modificações.

SamsungOne é a nova fonte universal que estará presente nos produtos da sul-coreana. Seguindo a Google e a Apple, Samsung é a mais recente empresa a projetar sua própria fonte para representar sua marca.

Melhores Fontes para PC

  • Fonte ATX Fortrek 200W. ...
  • Fonte Aerocool VX-350. ...
  • Fonte ATX Gamer Redragon RGPS 600 Watts. ...
  • Fonte de Alimentação Gamemax GP 750. ...
  • Fonte Corsair CX650F RGB. ...
  • Fonte NZXT C650. ...
  • Fonte Corsair ATX CV-750. ...
  • Fonte Corsair HX1000.

Testando a fonte
Com a ponta do cabo em mãos, localize o fio verde e insira uma das pontas no conector. Ao lado dele haverá um fio preto, e é nele que você deve inserir a outra ponta do clipe de papel. Se você fez tudo certo até aqui, chegou a hora do teste. Ligue o cabo de alimentação na tomada e depois na fonte.

Dá uma olhada no adesivo da fonte e veja se pelo menos dá para informar a Amperagem dos 5V, 12V e outros... veja também Volts e Amperes que entram na fonte (Input). Normalmente se não tiver Adesivo vai estar perto da chave seletora 115/210 um alto relevo em forma de 9A, por exemplo.

A empresa OuterVision fornece uma calculadora para simular a necessidade de energia do sistema. A OuterVision Power Supply Calculator é a calculadora de consumo de energia mais precisa e confiável, usada por entusiastas de computador, hardware de PC e fabricantes de fonte de alimentação em todo o mundo.