Como saber se uma barata me mordeu?

Perguntado por: olancastre . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4 / 5 5 votos

Os sintomas de mordida de barata mais comuns, em opinião geral são: Os inchaços vermelhas estão entre os sintomas preliminares. Estas protuberâncias vermelhas são pouco maiores do que uma picada de mosquito e semelhante à crosta.

As mordidas de barata foram surpreendentemente fortes – relacionando a força da mordida com o peso corporal, uma mordida de barata é cerca de cinco vezes mais poderosa do que uma mordida humana, em média. No entanto, nem todas as mordidas foram igualmente enérgicas.

Todos os tipos de baratas são capazes de nos morder, mas como já demos a entender, pelos seus hábitos, raramente tem o ímpeto (ou a coragem) de nos enfrentar durante o dia.

Existem outras maneiras de se matar uma barata e, se você tem nojo, pode utilizar a ajuda de um chinelo ou vassoura. Mas, se você prefere fazer como a cantora Naiara Azevedo, não há problema nenhum nisso, pois as baratas não vão fazer mal à sua saúde só porque você preferiu matá-las com o pé descalço.

Caso tenha dificuldade para manter as baratas longe do seu quarto, tente, pelo menos, impedi-las de subir na sua cama. Prenda os lençóis debaixo do colchão e troque os cobertores grandões por outros menores, que não fiquem arrastando no chão. Isso vai tornar bem mais difícil para as baratas subirem na sua cama.

Por mais que muitas pessoas simplesmente adorem o cheiro da folha de louro, as baratas odeiam este aroma e tendem a fugir dele. A dica é espalhar folhas de louro em locais que os insetos surjam com frequência e que também possam ser considerados um esconderijo, como, por exemplo, em armários e debaixo do fogão.

Barata francesinha (Blatella germânica)
Dentre todas espécies, essa oferece um maior risco devido ao seu alto potencial de reprodução.

Mantenha a limpeza do seu quarto, quanto mais limpo ele estiver, menos irá chamar a atenção das baratas. Troque sempre a roupa das camas e tire o pó acumulado, assim nada irá chamar a atenção delas. Aproveite de plantas e essências para perfumar o quarto e ao mesmo tempo mandar as baratas embora.

Características da picada de inseto
O ataque do pernilongo, por exemplo, rende uma bolha relativamente discreta. Já pulgas fazem uma “constelação” de pontinhos vermelhos, principalmente nas pernas e na barriga do freguês. No caso do mosquito borrachudo, a situação fica mais desagradável. Há inchaço local e prurido.

Isso porque, ao entrar em contato com a saliva do animal, a ferida se anestesia e não é sentida. Então, nossa espécie, muito da contadora de histórias, passou a justificar a ação da bat-mordida indolor como se os morcegos assoprassem os furos da ferida para que as vítimas não sentissem dor.

As baratas têm hábitos noturnos, pois é neste período que saem em busca de parceiros para se reproduzirem. Durante o dia, elas ficam escondidas e descansando!

A Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica mesmo as baratas como um perigo público pela sua responsabilidade na disseminação de patogénos, podendo estar na origem de doenças do foro intestinal como diarreia, cólera e febre tifóide.

As baratas não dormem, mas sabem que é hora de se recolher quando percebem a claridade e só saem quando escurece. Dentro das casas, a hora de ficar quieta no seu canto é enquanto o homem está ativo, oferecendo mais riscos a ela.

Assim, a repulsa por baratas serve como uma proteção que nos afasta de possíveis contaminações que ela pode trazer. Porém, o medo do inseto age de modo traiçoeiro, causando pânico sempre que um fóbico fica perto do inseto.

2) Eucalipto e alecrim:
O cheiro forte dessas plantas são uma ótima forma de afastar as baratas dos cômodos de sua casa. Como usar: prepare uma solução de eucalipto com alecrim e passe com auxílio de um pano úmido em toda a casa.