Como saber se uma atuação vai virar multa?

Perguntado por: ebrito . Última atualização: 5 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Se os argumentos utilizados na defesa prévia convencerem o DETRAN, a autuação será arquivada. Porém, se ela for indeferida pelo órgão de trânsito, passará a ser multa. Além disso, se o infrator perder o prazo para defesa da autuação, então a multa será emitida com data de vencimento para pagamento.

Autuação não é multa. A multa é uma penalidade imposta após a autuação de uma infração de trânsito. Além disso, a autuação pode gerar multa ou não. DIFERENÇA ENTRE DEFESA DE AUTUAÇÃO E RECURSO: A Defesa da Autuação não deve ser confundida com o Recurso contra penalidade de multa.

Tem como pagar uma autuação antes de virar multa? É preciso esperar uma notificação de autuação virar multa para pagá-la. No entanto, no envio da segunda notificação já é possível pagar porque o documento vem com o código de barras para pagamento e com as datas específicas.

Perante a lei, independentemente da infração ser estadual, municipal ou federal, o prazo máximo para registro por parte dos órgãos de trânsito no sistema do Detran é de 30 dias corridos. É a partir daí que todas as notificações são emitidas e encaminhadas aos respectivos motoristas.

É só ir ao DETRAN e pedir o formulário para converter a infração em advertência com base no art. 267 do Código de Trânsito Brasileiro-CTB. Deve levar xerox da carteira de motorista e a notificação da multa.

  1. Realizar Consulta no Portal de Multas. Para acesso ao Portal de Multas de Trânsito clique aqui. ...
  2. Escolher a modalidade de pagamento. Ao identificar a infração a ser paga, clique em '' Pagar'' e escolha a modalidade de pagamento, sendo elas GRU, Pix ou cartão de crédito.

Você deve realizar o login no Portal de Serviços SENATRAN com o Certificado Digital ou Login com CPF/SENHA e possuir CNH Digital ativa. Clique em "Entrar com gov.br" no canto superior direito da sua tela e insira seus dados.

É muito comum ouvir casos em que o condutor não recebeu a notificação da sua multa, mas como comprovar essa falha no recebimento? Para comprovar, é fundamental que o condutor preencha um documento disponível no site do Detran. No formulário de defesa, é importante que você relate com detalhes a causa da multa.

O tempo para que a multa esteja disponível para consulta no sistema do Detran é de até 30 dias a contar da data em que ela foi aplicada, tanto faz se for uma multa eletrônica ou manual. Esse também é o prazo limite para que o condutor seja notificado da infração.

Autuação é o primeiro momento de um processo administrativo causado por uma infração de trânsito. É o momento em que um agente de trânsito ou um equipamento flagra o motorista cometendo uma suposta irregularidade. A partir da constatação da infração, uma acusação é feita contra o motorista acerca do que foi cometido.

O prazo para apresentar a indicação de condutor é de 30 dias e consta na própria notificação da autuação. Não havendo a indicação de condutor até o término deste prazo, o proprietário do veículo será considerado responsável pela infração cometida. Aviso importante!

Quando você comete uma infração de trânsito e é autuado, é emitida uma NAIT (notificação de autuação de infração de trânsito). Esta notificação não é a multa em si, é um comunicado de que houve uma infração e informa o prazo para apresentação de condutor e para defesa da autuação.

Assim, o motorista não precisa pagar a multa e nem tem os pontos na carteira de motorista. Mas isso vale apenas para multas leves e médias, e se não houver reincidência nos últimos 12 meses. Além disso, recorrer da Notificação de Autuação é um direito do motorista.

Isso é possível por meio do app da Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou no Portal de Serviços. Além disso, para obter o desconto integral, o motorista precisa reconhecer que cometeu a infração e não apresentar recurso contra a multa. E, claro, pagar a taxa até a data de vencimento.