Como saber se um solvente é polar ou apolar?

Perguntado por: aesteves . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

Se as moléculas de solvente forem polares, isto é, se o momento dipolar de cada molécula não for nulo, então o solvente denomina-se polar. Num solvente apolar, as moléculas de solvente possuem um momento dipolar nulo ou próximo de zero.

Os solventes não polares são compostos, tal como o etoxietano e o benzeno, que não possuem momentos dipolares permanentes. Estes não dissolvem compostos iónicos mas dissolvem compostos covalentes não polares.

A molécula será apolar sempre que a somatória dos vetores momento dipolar entre os átomos for igual a zero. Nessa molécula, temos vetores momento dipolar: 1 vetor do carbono em direção ao oxigênio (à esquerda); 1 vetor do carbono em direção ao oxigênio (à direita).

Os solventes podem ser orgânicos ou inorgânicos. No geral, os orgânicos contêm o elemento carbono, enquanto os inorgânicos, não. Por exemplo, a água é um solvente inorgânico e, diga-se de passagem, é considerado um solvente universal.

A água

A água é o solvente polar por excelência, pois dissolve bem substâncias iônicas, polares e em pequeno grau substâncias pouco polares - sendo chamada também de solvente universal. Assim, substâncias miscíveis em água são ditas hidrofílicas e as pouco solúveis ou insolúveis, hidrofóbicas.

Essas moléculas não possuem regiões com cargas parciais positivas ou negativas, então elas não são atraídas eletrostaticamente pelas moléculas de água. Assim, em vez de dissolver-se, substâncias apolares (como, por ex., os óleos) permanecem separadas e formam camadas ou gotículas quando acrescentadas à água.

O teste da solubilidade de uma substância orgânica é realizada em água, NaOH 5%, NaHCO3 a 5%, HCl 5% Fria, H2 SO4 concentrado. Uma substância é considerada "solúvel" se dissolve na medida de 3,3 g/100 ml de solvente. Esses testes podem fornecer três tipos de informação: A presença de um grupo funcional.

Moléculas polares são estruturas que apresentam dois polos e interagem por meio de forças dipolo induzido. Moléculas polares são aquelas que apresentam polos (positivo e negativo) e unem-se por meio desses polos, ou seja, polo positivo de uma molécula liga-se ao polo negativo da outra.

Os óleos são moléculas apolares e orgânicas, que quando entram em contato com a água preferem ficar juntas e não se dissolver. Isso acontece porque as moléculas de água têm cargas opostas — de um lado existe uma carga negativa e do outro uma positiva.

O etanol possui uma ligação polar de hidrogênio e oxigênio, o oxigênio é mais eletronegativo que o hidrogênio, fazendo com que o oxigênio tenha uma carga parcial negativa e o hidrogênio, uma carga parcial positiva.

Tipos de solventes por classificação
Os tipos de solventes classificados dessa maneira são aqueles que solubilizam o veículo, como aguarrás (para tintas e resinas à base de óleo); ésteres (para tintas acrílicas e vinílicas) e cetonas (para resinas epóxi e outras).

Alguns dos principais compostos apolares são: a gasolina, o metano e o etano. Alguns dos principais compostos polares são: a água, o açúcar e o álcool.

OS OPOSTOS NÃO SE ATRAEM
Ela sugere que a água é polar e o óleo é apolar e, dessa forma, por apresentarem essa diferença de polaridade, eles não se misturam. É fato que substâncias apolares e polares se dissolvem melhor entre si, mas essa não é uma regra generalizada.

b) Acetona
Na estrutura da propanona, temos três átomos de carbono e seis átomos de hidrogênio, constituindo uma região com característica apolar. No entanto, a presença do oxigênio ocasiona um efeito mesomérico positivo na cadeia, tornando-a como um todo polar.

O soluto é a substância dissolvida, já o solvente é a substância que o dissolve.

HF, HCl e H2O são polares porque nos três compostos o hidrogênio está ligado a elementos muito eletronegativos. H2 e O2 são apolares, pois não há diferença de eletronegatividade nas moléculas. O CH4 também é apolar porque o número de nuvens eletrônicas é igual ao número de elementos ligados ao átomo central, o carbono.

Desse modo, pode-se dizer que a ligação iônica é a ligação mais forte, devido a grande diferença de eletronegatividade entre os átomos que provoca a transferência de elétrons e não o compartilhamento deles. Logo, ligações polares tendem a ser mais fortes que apolares.

Já a gasolina é formada por uma mistura de diferentes hidrocarbonetos, sendo eles apolares, ou seja, a distribuição da carga elétrica da gasolina é uniforme. Assim, não há interação dos íons do sal com a gasolina e ele não se dissolve.

26 A ordem crescente de polarização molar (ordem decrescente de polaridade molecular) está de acordo com o esperado, sendo os solventes mais polares a água, acetonitrila, etanol e acetona, enquanto que os menos polares são clorofórmio e acetato de etila.

Se as moléculas de solvente forem polares, isto é, se o momento dipolar de cada molécula não for nulo, então o solvente denomina-se polar. Num solvente apolar, as moléculas de solvente possuem um momento dipolar nulo ou próximo de zero.

Óleos (ou gorduras) são neutros, de natureza apolar (não polar), e são concomitantemente hidrofóbicos (fobia de água), por não interagirem com a água, e lipofílicos (afinidade por lipídios), por serem solúveis em outros tipos de lipídios (óleos, solventes orgânicos).