Como saber se um sinal e câncer?

Perguntado por: ecavalcanti . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.2 / 5 17 votos

Os sinais de alerta de um possível câncer incluem os seguintes:

  1. Perda de peso inexplicável.
  2. Fadiga.
  3. Suores noturnos.
  4. Perda de apetite.
  5. Dor nova e persistente.
  6. Enjoos e vômitos frequentes.
  7. Sangue na urina.
  8. Sangue nas fezes (visível ou detectável através de testes específicos)

Outros sinais que podem indicar câncer de pele
Pequena ferida ou nódulo na pele, de cor branca, avermelhada ou rosa, que pode causar coceira; Ferida ou nódulo na pele, que cresce rápido e forma uma casquinha, acompanhada de secreção e coceira; Ferida que não sara e que sangra durante várias semanas; Verruga que cresce.

Manchas que coçam, ardem, escamam ou sangram;Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor;Feridas que não cicatrizam em 4 semanas;Mudança na textura da pele ou dor.

“Devemos ficar atentos se tivermos muitos sinais pelo corpo (mais de 10 lesões), se eles mudaram de cor ou de tamanho, se ficaram ásperos, começaram a sangrar, coçar ou se apresentarem algum outro sintoma”, diz a especialista.

Pinta preta ou castanha que muda de cor, textura e fica irregular nas bordas e cresce de tamanho; Mancha ou ferida que não cicatriza, continua crescendo e apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

Um nódulo maligno costuma ser duro, de formato irregular e bem aderido aos planos profundos. A presença de gânglios na axila, alterações no mamilo, secreção sanguinolenta e alterações na textura da pele na mama também são sinais de alerta que podem indicar câncer de mama.

Manchas pruriginosas (que coçam), descamativas ou que sangram; Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor; Feridas que não cicatrizam em 4 semanas.

O câncer de ovário no Brasil
Por ser considerado “silencioso”, a principal causa da alta taxa de mortalidade recai sobre o diagnóstico tardio: até 75% das pacientes descobrem a doença em estágio avançado, quando o câncer já acometeu outras partes do corpo.

O câncer pode provocar alterações na pele, como manchas escuras, pele amarelada, manchas vermelhas ou roxas com bolinhas e pele áspera que causa coceira. Além disso, podem surgir alteração da cor, formato e tamanho de uma verruga, sinal, mancha ou sarda da pele, podendo indicar câncer de pele ou outro tipo de câncer.

Os tumores benignos são constituídos por células bem semelhantes às que os originaram e não possuem a capacidade de provocar metástases. Já os malignos são agressivos e possuem a capacidade de infiltrar outros órgãos. Por definição tumores malignos são câncer.

A detecção precoce de um câncer se classifica como uma estratégia usada para detectar a doença num estágio inicial, e dessa forma, poder ofertar ao paciente melhores chances no tratamento e cura.

O que caracteriza um sinal normal
É plano ou ligeiramente elevado e de forma oval ou redonda. Geralmente, a dimensão não ultrapassa os seis milímetros de diâmetro.

Como a maioria das células do melanoma produz melanina, geralmente os tumores são de cor marrom ou preta. No entanto, alguns melanomas não são pigmentados, podendo ser de cor rosa, bege ou branco.

D de diâmetro: enquanto as pintas benignas são pequenas, de tamanho menor que 6 milímetros de diâmetro, as manchas malignas são maiores, medindo mais de 6 mm entre a distância de uma extremidade à outra; E de evolução: as lesões do câncer de pele mudam progressivamente de coloração e tamanho.

Pintas assimétricas, com bordas irregulares, variação na cor e dimensão maior que seis milímetros estão mais comumente associadas a lesões cancerígenas.

Principais sinais de inflamação
O processo inflamatório leva o organismo a produzir cinco sinais clássicos: calor, rubor (vermelhidão), tumor (inchaço, edema), dor e perda da função. Calor e rubor são causados pela dilatação dos vasos e o aumento de fluxo sanguíneo local leva à coloração avermelhada.

Segundo a dermatologista Márcia Purceli, ela é também uma mensagem, um sinal de alerta da pele de que algo está errado – as causas são diversas e podem ser simples, como pele seca, alergias ou micose, por exemplo, ou ainda graves, mas essas são menos comuns.