Como saber se um remédio está fazendo mal?

Perguntado por: ocavalcante . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 15 votos

De forma geral, a intoxicação medicamentosa apresenta estes sintomas:

  1. sudorese;
  2. diarreia;
  3. vômito;
  4. tontura;
  5. palpitação;
  6. mudança brusca de comportamento;
  7. aumento da salivação;
  8. sedação.

6 alimentos e bebidas que cortam o efeito de remédios

  1. Café e outras bebidas com cafeína. Café e outros tipos de bebidas com cafeína, como chás, refrigerantes e energéticos, não devem ser consumidos com determinados medicamentos. ...
  2. Couve. ...
  3. Banana. ...
  4. Leite. ...
  5. Sucos. ...
  6. Bebidas alcoólicas.

As reações alérgicas ao medicamento costumam acontecer entre minutos e poucas semanas após o início de seu uso. Já as reações adversas podem se manifestar meses ou anos após a ingestão, ou seja, é um tempo muito variável.

De acordo com o levantamento, dez princípios ativos de medicamentos são identificados como os mais freqüentes nos casos de intoxicação. São eles: fenobarbital, diazepam, haloperidol, carbamazepina, bromazepam, fenilpropanolamina, benzodiazepínicos não identificados, paracetamol, fenilefrina e dipirona.

A reação alérgica aos medicamentos é causada devido a uma atividade exagerada do sistema imunológico contra determinado remédio, que é reconhecido como um invasor pelo organismo. Após o primeiro contato com o fármaco o organismo produzirá os anticorpos contra o agente invasor, armazenando-os em células específicas.

A tolerância é quando uma pessoa tem uma resposta medicamentosa reduzida, que ocorre quando o medicamento é usado repetidamente e o corpo se adapta à sua presença constante.

Como desintoxicar o organismo de medicamentos
Na clínica médica é comum que seja utilizado a lavagem gástrica para retirar parte do medicamento no organismo, assim como o uso de carvão ativado e catártico salino (laxantes e purgantes salinos) para que o total conteúdo absorvido seja retirado do corpo.

EFEITO COLATERAL: é um efeito não pretendido (adverso ou benéfico) causado por medicamento utilizado em doses terapêuticas1. A palavra “colateral” denota algo de importância secundária. Dessa forma, o uso dessa expressão pode minimizar a percepção de dano quando o efeito é prejudicial1.

Por que o leite corta o efeito de alguns remédios? Alessandra Roggerio afirma que a grande quantidade de cálcio presente no líquido pode diminuir a assimilação de substâncias do medicamento pelo corpo devido à formação de quelatos. “Esses quelatos são insolúveis, e dificultam a absorção pelo trato intestinal.

Efeitos colaterais: o que são? É um efeito não ocasional (adverso ou benéfico) causado por medicamentos que são usados em doses terapêuticas (2). Existem muitas razões para que os efeitos colaterais aconteçam, dentre eles, destacamos (1):

Exemplos de tais reações adversas medicamentosas incluem erupções cutâneas, icterícia, anemia, redução na contagem de glóbulos brancos, lesão renal e lesão nervosa que pode prejudicar a visão ou a audição.

Outra dúvida frequente é sobre quanto tempo cada medicamento permanece no corpo. Normalmente são intervalos bem curtos. Os medicamentos citotóxicos tendem a permanecer horas ou poucos dias no organismo, enquanto medicamentos como anticorpos possuem prazo mais longo, podendo variar entre dias e meses.

A Reação Adversa (RA) é qualquer efeito prejudicial ou indesejável e não intencional a um medicamento, soro ou vacina que ocorre nas doses usualmente utilizadas para profilaxia, diagnóstico ou tratamento de doenças.

- Só use medicamentos sob orientação médica e nas doses indicadas. - Ao comprar um remédio, veja se confere exatamente com a receita do médico. Se a receita estiver ilegível, peça para o médico reescrevê-la. - Não use medicamentos no escuro para evitar a troca de embalagens ou erro de dosagem.

Em casos leves, pode haver vômito, náusea, cefaleia, irritabilidade, aumento da pressão arterial e sudorese. Já os casos graves mostram sintomas como dilatação das pupilas, sonolência, hipotermia e até coma.

  • ABSORÇÃO.
  • DISTRIBUIÇÃO/
  • METABOLISMO.
  • EXCREÇÃO.

Entre as reações mais comuns estão a coceira, vermelhidão dos olhos, lacrimejamento, inchaço de rosto e garganta, tontura e desmaio. É importante que, diante dos sinais e sintomas que indicam a alergia a medicamentos, a pessoa seja encaminhada rapidamente ao hospital.

A alergia a medicamentos, também chamada de alergia medicamentosa ou de reações de hipersensibilidade a medicamentos (RHM), é uma reação que ocorre quando o sistema imunológico reage a um remédio como se ele fosse uma substância nociva para o corpo e começa a produzir anticorpos para atacá-la.

Só que a combinação de vários remédios, sem orientação, pode causar o efeito contrário do que se espera. Em vez de curar os sintomas, provocar mais algum. Farmacêuticos e médicos alertam pra algumas combinações perigosas. Anti-inflamatórios e ácido acetilsalicílico, para gripe: risco de sangramento no estômago.