Como saber se um produto é autorizado pela Anatel?

Perguntado por: iescobar . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 17 votos

descobrir se determinado produto é homologado pela Anatel, por meio da página “Consulta de Produtos”; consultar o status de uma outorga, nos módulos SMP (Serviço Móvel Pessoal) e SME (Serviço Móvel Especializado);

Como verificar o selo da Anatel? Uma das formas de verificar a validade do selo é por meio da plataforma Mosaico, lançada pelo órgão regulador em 2016. No espaço indicado, informe a sequência de números e códigos que aparece no selo do aparelho, normalmente localizada na parte traseira — conforme indicamos logo acima.

A consulta aos produtos certificados e homologados pela Anatel pode ser efetuada por meio da página Consulta de Produtos.

A certificação ANATEL é necessária para a comercialização de produtos de Telecomunicações no Brasil. Telecomunicação é a transmissão, envio ou recepção de informação através de um processo eletromagnético por fio ou sem fio.

Um Celular Legal apresenta o selo Anatel, que indica a certificação do aparelho e garante ao consumidor a compatibilidade com as redes de telefonia celular brasileiras, a qualidade dos serviços e a segurança do consumidor, segundo os requisitos estabelecidos pela Anatel, além de condições de garantia e assistência ...

De acordo com a agência, um Celular Legal apresenta o selo Anatel, que indica a certificação e garante a compatibilidade com as redes de telefonia celular brasileiras. O selo normalmente está localizado no corpo do aparelho, atrás da bateria ou no manual.

Apesar de estar presente na caixa dos celulares, também é possível obtê-lo pelo próprio aparelho. Para isso, basta digitar *#06# no aplicativo de ligação do telefone.

  1. Acessar o link: https://sistemas.anatel.gov.br/mosaico/sch/publicView/listarProdutosHomologados.xhtml.
  2. Preencher os campos, conforme exemplo abaixo: ...
  3. Localizando e emitindo o ANATEL do produto: ...
  4. Acessar o link: ...
  5. Preencher os campos, conforme exemplo : ...
  6. Emitir Certificado ANATEL :

Segundo a Anatel, um produto para telecomunicações não homologado significa que não passou por todo um processo de avaliação da conformidade, que atesta os requisitos mínimos de qualidade e segurança impostos pela Agência.

Como identificar se uma operadora tem autorização da Anatel?

  1. Acessar o site da Anatel;
  2. No canto superior esquerdo, abrir o menu oculto (três barras) e posicionar o mouse em ”Regulado”;
  3. Escolher/clicar na palavra ”Outorga”;
  4. Ao abrir as opções, clicar em ”Lista de Autorizados”.

A licença é obrigatória para: prestadores com mais de 5 mil acessos em serviço; prestadores que utilizem radiofrequências licenciadas (radiofrequências que não se enquadrem como radiação restrita); prestadores que, com qualquer número de usuários, obtenham a outorga da Anatel.

Este serviço é gratuito para o cidadão.

Imprimir. Alguns marketplaces como Americanas (B2W), Magazine Luiza (Magalu) entre outros, estão se adequando ao Ato Anatel nº 7280, de 26 de novembro de 2020, que busca a regularização e certificação dos produtos fiscalizados pela Agencia Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Homologar significa aprovar, dar confiança e proteção aos usuários e sociedade em geral, através das avaliações da conformidade. Os requisitos e sistemática de homologação variam em geral entre os países e produtos, tendo diferentes agentes reguladores.

Se o produto não for homologado, ele é apreendido e fica retido na área alfandegária. A Anatel notifica o destinatário para que ele solicite a homologação. Há uma taxa de R$ 200 para cobrir os custos administrativos de homologação.

O processo de homologação pode ser iniciado após registro no site da Anatel e contato com um OCD. Os seguintes dados precisam ser apresentados para o OCD para o requerimento da certificação: Informações sobre o requerente da certificação. Informações sobre o fabricante e fábrica.

Acesse o site do Anatel Consumidor (apps.anatel.gov.br/AnatelConsumidor). Depois, clique em "Cadastre-se". Passo 2. Entre com o seu CPF, clique em "Continuar" e confirme a data de nascimento.

Atraso na homologação do acerto gera direito à multa do artigo 477 da CLT. Quando o acerto rescisório não é realizado integralmente no prazo fixado pela lei, o empregador deve ser penalizado com o pagamento de multa, no valor equivalente a uma remuneração mensal do

a homologação representa a confirmação de todas as etapas, afirmando que ocorreram de forma correta e, assim, aqueles aprovados podem ser nomeados. Inclusive, é muito comum essa dúvida sobre o resultado final e a homologação. Até porque a banca examinadora costuma publicar alguns “resultados finais”.