Como saber se um piercing esta cicatrizando?

Perguntado por: nfarias3 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

3 sinais de que seu piercing está cicatrizando

  1. Tempo adequado. Cada parte do corpo é composta por tecidos diferentes, por isso, o tempo de recuperação de um piercing na língua é diferente do nariz, por exemplo. ...
  2. Desaparecimento da casquinha. ...
  3. Pele sem marcas.

Quando a ferida já está fechando e cicatrizando, diminuem as células inflamatórias, com isso pode restar a sensação de coceira. Pode parecer estranho, mas a coceira é o sintoma mínimo da dor. Quando a dor já foi embora a coceira pode começar. Uma dica de ouro é: NÃO COÇE!

Depois de fazer o piercing, é normal o local ficar dolorido, inchado e avermelhado durante os primeiros dias. Nesse período é importante manter o local do piercing sempre limpo e seco para evitar uma infecção e também garantir que a cicatrização acontece da melhor forma possível.

Não mexer ou girar sua joia!
A única coisa que você consegue ao girar ou mexer no seu piercing recém feito é sabotar sua própria cicatrização, prolongando os efeitos do processo inflamatório natural da cicatrização (dor, vermelhidão e inchaço).

Salame, presunto, bacon, mortadela, peito de peru, entre outros alimentos embutidos são alimentos com alto teor de gorduras e, consequentemente, aumentam as inflamações no organismo, desviando os agentes imunológicos e retardando a cicatrização das áreas tatuadas ou que foram colocadas piercings.

Os benefícios da compressa são indispensáveis pra sua perfuração! Existem 2 tipos de compressas de soro fisiológico, a fria e a morna. O soro fisiologico hidrata a pele e a compressa FRIA diminui o fluxo sanguíneo no local o que faz com que ajude a desinchar, além de causar um efeito analgésico, diminuindo o incomodo.

Em alguns casos, o corpo pode rejeitar a joia por causa de uma alergia. É possível reconhecer a reação alérgica pelos seguintes sintomas: sensação de queimação, coceira intensa, urticária ou uma secreção amarelada em volta do local.

A inflamação é causada como uma reação do corpo à perfuração, e pode apresentar vermelhidão, dor e inchaço nas primeiras semanas.

12) Não utilize álcool ou água oxigenada no piercing. Por mais que ajudem a esterilizar a perfuração, eles podem ressecar a área, matando a pele saudável e prolongando o tempo de recuperação.

Os primeiros cinco dias:
Esse processo inflamatório é uma reação normal do nosso corpo ao novo adorno. Essa reação vem acompanhada de dor moderada, inchaço e vermelhidão (e em alguns casos, leves sangramentos). Sendo assim, é preciso acalmar a região com compressas geladas de soro fisiológico.

É recomendável o uso de uma camada fina de pomada antibiótica, composta por sulfato de neomicina e bacitracina zíncica, para evitar possíveis infecções.

“Após realizar uma perfuração, o primeiro processo que irá ocorrer é o inflamatório, ele dura de 48 até 72 horas. Nesse momento é comum sentir dor, calor, vermelhidão no local, inchaço.

Evite ficar tocando no piercing
A grande maioria das pessoas tem o hábito de mexer nas jóias e acham que isso ajuda na cura do furo. No entanto, isso é totalmente errado. Mexer no piercing antes dele cicatrizar pode rasgar e irritar a pele, aumentando o tempo de cicatrização.

Para este método, é necessário fazer uma compressa de salmoura para higienizar o seu piercing. Para isso, você precisará de 1 colher de café de sal marinho e 100ml de água destilada, mineral ou purificada morna. Umedeça uma gaze estéril e fazer uma compressa por aproximadamente 7 a 15 minutos.

Mas também é muito importante lembrar que se você passa muito tempo deitado por cima da sua orelha a circulação do sangue diminui, prejudicando na sua cicatrização e facilitando a contaminação por bactérias. Sendo assim: NADA DE DORMIR EM CIMA DO SEU NOVO PIERCING!

Em todos os tipos e locais dos piercings, é normal ocorrer coceira, secreções, vermelhidão, inchaço ou mesmo um pequeno hematoma, sendo que esses sintomas podem resistir por algumas semanas.

Evite remover o piercing antes da cicatrização completa: Remover o piercing antes da cicatrização completa pode interferir no processo de cicatrização e causar infecção. Se precisar remover o piercing por algum motivo, certifique-se de limpar bem a área antes e depois de remover o piercing.

“Regiões de cartilagem podem levar meses para cicatrizar, o umbigo toma cerca de duas semanas e a língua apenas uma.” A região da boca pode ser considerada um dos piores lugares para a perfuração.

Lave bem o local com soro e sabonete antibacteriano, utilizando um cotonete ou gaze para evitar inflamações da área perfurada. Retire qualquer resíduo do local, cuidando para não bater. Utilize um cotonete seco para retirar a umidade.

Os alimentos ácidos, como frutas cítricas e vinagre, podem irritar o piercing e aumentar a inflamação. Além disso, os ácidos podem corroer a superfície do piercing, o que pode prolongar o tempo de cicatrização. Portanto, é melhor evitar alimentos ácidos durante as primeiras semanas após colocar o piercing.

Depois de fazer um piercing, é necessário limpar a região, principalmente nos dias iniciais. Lavar com água e sabão e usar álcool, éter ou água oxigenada são maneiras de manter o local limpo.