Como saber se um ovo cozido está podre?

Perguntado por: oespinosa . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Você pode ainda perceber se o ovo é antigo através da cozedura e da localização da gema. Se o seu ovo cozido for fresco, a gema ficará bem centradinha na clara. Caso o ovo seja antigo, a gema ficará na lateral da clara.

Quebre o ovo e veja se ele exala um odor forte.
Este é o melhor indicador de um ovo podre. Um ovo estragado possuirá um odor acre e podre quando aberto. O cheiro sulfuroso será percebido assim que o ovo for quebrado (e possivelmente antes) e ele deve ser jogado fora.

Os perigos do consumo de um ovo estragado são muitos, principalmente a chance de contaminação por Salmonela, bactéria presente na casca do ovo e que, se consumida, pode causar sintomas de mal-estar, como vômito, dores de cabeça e estômago, e calafrios.

Quanto ao cheiro, o ovo podre tem um aroma bem característico. Caso ainda não tenha sentido, o cheiro é sulfuroso e é possível sentir assim que o ovo é quebrado (às vezes até antes).

Se os ovos ficarem em temperatura ambiente duas horas ou mais, descarte-os. Mantenha-os refrigerados até que seja a hora de servi-los. Nunca coma ou sirva ovos que tenham permanecido em temperatura ambiente por mais de duas horas.

A contaminação dos ovos por salmonela se dá, inicialmente e na maioria das vezes, através da casca. Tempo e temperatura de armazenagem são fatores fundamentais para que as salmonelas passem da superfície da casca para as estruturas internas do ovo (Staldeman, 1986; Silva, 1995).

Como saber se o ovo está bom: teste da água
Pode ser um copo ou uma vasilha funda. Os ovos que estão frescos devem afundar horizontalmente na água; os que ainda estão bons, mas já não estão tão frescos, podem ficar inclinados no fundo do copo; já os ovos estragados e podres devem flutuar na água.

Desta forma, nunca consumir ovos crus ou mal cozidos, mesmo contendo a casca intacta. Para evitar a doença é preciso cozinhar o ovo, pois a salmonela morre a temperatura maior ou igual a 65°C. O tempo ideal do cozimento do ovo é em torno de 12 minutos, após a água ferver, a uma temperatura de 100°C.

De acordo com nutricionistas, para eliminar o risco da salmonela, os ovos devem passar por um processo de cozimento - fritos por três minutos de um lado e dois minutos de outro, a 120°C; ou cozidos por sete minutos em água fervente.

A salmonelose é uma infecção alimentar causada pela bactéria Salmonela sp. Os sintomas comuns da doença incluem dores abdominais, diarreia, calafrios, náusea e vômito. A Salmonela, encontrada principalmente em alimentos de origem animal, como ovos, leite e carnes, é uma bactéria que oferece sérios riscos à saúde.

O ovo boiando é sinal de que não está fresco, mas, se quiser, você pode verificar melhor quebrando o ovo. Você pode notar isso pela cor da clara — se ela estiver rosada ou esverdeada, foge que é cilada! Se a gema ou clara estiverem com pontinhos pretos ou verdes, jogue o ovo no lixo.

10 dias

Por ser muito delicado, o ovo sofre mais com as variações de temperatura. E, embora os ovos durem mais na geladeira, o ideal é consumi-los em até 10 dias. Alguns ovos vêm com a data de validade impressa na casca – nesse caso, é sempre bom respeitar esse prazo.

Se a gema estiver muito plana e quebrar com facilidade, por sua vez, também significa que o ovo está um pouco velho. Mas lembre-se: caso o alimento não esteja estragado, com um cheiro de enxofre, ele pode sim ser consumido, mesmo não estando tão fresco.

O ovo é um alimento especial, riquíssimo em nutrientes essenciais para a saúde, versátil e seguro. A maioria dos ovos não é contaminada por Salmonella spp.

“Se for consumido cru, mal cozida ou como ingrediente de preparações que ficam por muito tempo longe da refrigeração, pode gerar toxiinfecção alimentar causada pela tão conhecida Salmonella.