Como saber se um ovo cozido está estragado?

Perguntado por: uAvila . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

Você pode ainda perceber se o ovo é antigo através da cozedura e da localização da gema. Se o seu ovo cozido for fresco, a gema ficará bem centradinha na clara. Caso o ovo seja antigo, a gema ficará na lateral da clara.

Além disso, antes de utilizar o ovo, confira se a casca está intacta. Caso ela esteja com rachaduras, o melhor a se fazer é jogar fora. Isso porque a casca rachada pode ser um sinal de que o alimento está contaminado com o vírus da salmonella.

Conheça mais sobre a intoxicação alimentar.

  1. Beber muitos líquidos. ...
  2. Repousar. ...
  3. Fazer uma alimentação leve. ...
  4. Tomar carvão vegetal.

A deterioração dos ovos pode ser causada por bactérias ou fungos, mas as bactérias são os principais agentes.

A principal consequência de deixar os ovos cozinhando por muito tempo é que as gemas podem ficar com o aspecto esverdeado. Isso acontece em razão de outra substância, que é o sulfeto de hidrogênio, também liberado pela clara.

A contaminação dos ovos por salmonela se dá, inicialmente e na maioria das vezes, através da casca. Tempo e temperatura de armazenagem são fatores fundamentais para que as salmonelas passem da superfície da casca para as estruturas internas do ovo (Staldeman, 1986; Silva, 1995).

Os ovos precisam ser mantidos em locais frescos e arejados, sem grandes variações de temperatura, algo que não acontece dentro de casa. Como os mercados são ambientes controlados, é normal que o alimento fique fora da geladeira.

Para evitar a doença é preciso cozinhar o ovo, pois a salmonela morre a temperatura maior ou igual a 65°C. O tempo ideal do cozimento do ovo é em torno de 12 minutos, após a água ferver, a uma temperatura de 100°C. O mais importante é que a gema fique dura.

Pessoas com colesterol alto também devem ficar longe do consumo excessivo de alguns alimentos. É o caso do ovo, cujo consumo é contraindicado para aqueles cujos níveis de gordura no sangue estão acima do normal. Por isso, é fundamental ir ao médico para que ele possa recomendar a melhor dieta para cada caso.

A contaminação pode ocorrer tanto pela casca, quanto pela gema.

Você pode notar isso pela cor da clara — se ela estiver rosada ou esverdeada, foge que é cilada! Se a gema ou clara estiverem com pontinhos pretos ou verdes, jogue o ovo no lixo.

Levando em conta que ovo estragado faz mal e pode gerar uma intoxicação alimentar bem grave, é muito importante saber como identificar o aspecto de um ovo fresco. Depois de quebrá-lo, o ideal é que você perceba o cheiro (que não deve estar azedo) e também a consistência da gema e da clara.

Como descobrir se o ovo está novo ou velho? O novo, quando quebrado, tem a clara mais junto à gema e, quando cozido, a casca se solta com dificuldade levando parte da clara. Já no ovo velho, quando quebrado, a clara se encontra mais líquida e se espalha mais e, quando cozido, a casca se desgruda mais fácil do ovo.

Esses sintomas podem começar dentro de horas após a ingestão do alimento contaminado, mas pode demorar dias ou até mesmo semanas em alguns casos. A intoxicação alimentar geralmente dura de um a 10 dias. Tudo depende do organismo que causou a infecção e quais as condições de saúde da pessoa infectada.

Sendo provável o contágio por pratos que passam horas sem refrigeração, como maioneses, quindim, vitaminas e ovos crus com a gema mole. Portanto, para garantir o máximo bem-estar da sua família, invista na qualidade de Naturovos.

Geralmente, os sintomas iniciam-se entre 8 a 20 horas após a ingestão do alimento contaminado. Outra causa possível, embora menos comum, de intoxicação alimentar é a infecção por um dos tipos da bactéria Clostridium que, em vez do intestino, ataca o sistema nervoso.

10 dias

E, embora os ovos durem mais na geladeira, o ideal é consumi-los em até 10 dias. Alguns ovos vêm com a data de validade impressa na casca – nesse caso, é sempre bom respeitar esse prazo.

"Se um ovo flutua, isso significa que já tem algum tempo, mas não que está contaminado. Já um ovo que se afunda pode perfeitamente estar contaminado com bactérias", garante.

As proteínas da clara contêm ácidos de enxofre, os quais submetidos a altas temperaturas, liberam gás sulfeto de hidrogênio. Com o aquecimento da água externa, esse gás reage quimicamente com o ferro presente na gema, formando sulfeto de ferro, um sal mineral que tem essa tonalidade cinza-esverdeada.

Muitas vezes ao cozinhar os ovos a superfície das gemas cozidas apresentam uma tonalidade verde-acinzentado que nada mais é do que sulfeto ferroso, um composto inofensivo de ferro e enxofre. Essa coloração se forma na interface entre a clara e a gema, devido à presença de enxofre reativo na clara e o ferro da gema.