Como saber se um iPhone e reformado?

Perguntado por: apeixoto2 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Então, como saber se o iPhone é recondicionado? Vamos lá: Ajustes > Geral > Sobre. Nesta tela, verifique o Nº do Modelo e confira qual é a primeira letra da sequência. Caso comece com a letra "F", o seu iPhone foi recondicionado.

Confira abaixo o significado de cada uma: M: Celular novo (como aparece na imagem do tutorial acima) N: Aparelho de substituição. F: iPhone recondicionado/remanufaturado.

Primeiramente, o óbvio: procure por marcas, arranhados ou amassados nas laterais do aparelho. Isso pode indicar que o celular foi aberto e remontando.

Como celulares e notebooks refurbished são vendidos
Uma vez que o gadget volta para a fabricante, ele é submetido a uma série de testes, ou é consertado de modo que ele se torne novamente tão bom quanto um produto novo, embora ele não possa mais ser vendido dessa forma.

Já um iPhone recondicionado (ou remanufaturado) é aquele que foi totalmente desmontado, limpo, bateria e peças defeituosas trocadas e tudo passou por um rígido controle de qualidade, para atestar que ele funciona como um iPhone recém fabricado. Ele inclusive tem a sua garantia zerada, valendo por um ano após a compra.

O IMEI está localizado na embalagem do celular mas também pode ser encontrado ao discar "*#06#". Ao digitar o último caractere, a tela do celular irá exibir um ou mais códigos IMEI. Em aparelhos Android, também é possível verificar o código em "Sobre", dentro de "configurações".

Dessa forma:

  1. Caso a primeira letra seja “M” ou “P”, o aparelho é original de varejo.
  2. se você ver a letra “N”, quer dizer que o iPhone foi recondicionado pela própria Apple.
  3. Por fim, se estiver tiver como primeira letra o “F”, isso significa um recondicionamento pela operadora ou terceiros.

A primeira letra do nome do modelo dirá qual o estado do iPhone:

  • Se a primeira letra for "M" ou "P", o iPhone é um modelo original de varejo.
  • Já se a primeira letra for "N", o aparelho foi recondicionado pela Apple.
  • Se o modelo começar com "F", o iPhone foi recondicionado pela operadora ou por terceiros.

Caso a pessoa venda como novo e diz ter se arrependido da compra, você pode solicitar a nota fiscal e olhar a data, ou então ver se o aparelho conta com as películas protetoras que vêm de fábrica e se a caixa conta com todos os itens lacrados.

Como descobrir a data da compra de um iPhone?

  1. Acesse: Apple - My Support;
  2. Faça Login com o seu ID Apple;
  3. Em "Meus Dispositivos", toque no aparelho que deseja saber a data de compra;
  4. Aparecerá, ao lado direito da tela, o modelo do seu iPhone, o número de série e a data da compra.

O que é um recondicionado Grade A? Qualquer Macbook, iPad, Apple Watch ou iPhone Recondicionado Grade A encontra-se em Excelente Condição. Quer isto dizer que, a nível estético, pode apresentar ligeiros riscos percetíveis na zona do ecrã (o que pode ser remediado com uma película protetora) e no chassis do equipamento.

Se você quer comprar iPhones recondicionados (são modelos que tiveram defeito de fábrica e foram consertados pela Apple), eles também podem ser oferecidos por lojas autorizadas, por um preço mais econômico e ainda sim com a garantia Apple de 1 ano.

O que são as peças recondicionadas? As peças recondicionadas são produtos usados que passam por ajustes e reparos para recuperar as condições de uso. Dessa maneira, durante o processo de recondicionamento, não são utilizados itens novos, acontece apenas uma reforma do produto usado.

Uma forma de descobrir se um Android é original, por exemplo, é checar o site da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A agência é responsável por testar todos os aparelhos vendidos em solo nacional. Uma vez aprovados, eles são homologados e têm seu IMEI cadastrado no sistema.

Fique de olho no Número IMEI
Todo o celular tem um número de IMEI associado a ele. No Brasil esse número tem que ser obrigatoriamente começado com 35, 11 ou 12. Para descobrir qual o seu número IMEI digite o código #*06# para exibi-lo.

Para verificar a procedência, é necessário consultar o IMEI em sites especializados ou na plataforma da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). O procedimento permite verificar se existe algum bloqueio, ou se o código está registrado como um celular clonado, pirata ou adulterado.

É possível descobrir a localização aproximada do aparelho mesmo após o sistema ser “formatado” (redefinido para os padrões de fábrica). O procedimento, nesse caso, seria através do IMEI, o número único de identificação do aparelho que é fornecido às operadoras.