Como saber se um idoso aspirou?

Perguntado por: alopes . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 9 votos

Principais sintomas da broncoaspiração em idosos:

  1. tosse forte;
  2. engasgos;
  3. regurgitação;
  4. dor, incômodos ou impossibilidade de engolir;
  5. problemas para falar;
  6. infecções recorrentes, como amigdalite ou herpes;
  7. cansaço excessivo para mastigar com pausas ainda com a comida na boca;
  8. náuseas e vômitos frequentes;

Alguns dos sintomas que podem estar associados à pneumonia por aspiração são:

  1. Dor no peito.
  2. Tosse com expetoração purulenta (com pus)
  3. Tosse com sangue ou pus.
  4. Falta de ar.
  5. Respiração ofegante.
  6. Febre.
  7. Fadiga.
  8. Confusão mental.

Os sintomas clínicos para a broncoaspiração são: tosse, dispnéia, voz molhada, engasgos ao se alimentar e podem estar acompanhados de sinais indicativos de disfagia orofaríngea, como: distúrbio de mastigação, dificuldade de deglutição, escape oral e nasal, sialorréia, recusa alimentar ou a diminuição da dieta por via ...

Aspiração silente define-se pela entrada de material gástrico ou orofaríngeo abaixo das pregas vocais com ausência de tosse, engasgos ou qualquer sinal que demonstre a ocorrência da aspiração 7. Marik PE.

A aspiração é uma condição em que fluidos ou partículas sólidas (especialmente alimentos) entram na traqueia ou nos pulmões (são inalados ou aspirados), em vez de serem engolidos para o esôfago e o estômago. Isso pode causar bloqueio das vias aéreas e inflamação e infecção dos pulmões.

E, em casos de haver uma broncoaspiração, primeiro, mantenha a calma. Nunca deite a pessoa engasgada. A primeira ação deve ser chamar ajuda! Não coloque a mão ou o dedo em forma de pinça na boca do engasgado, na tentativa de retirar o alimento, pois há risco de obstruir ainda mais a via aérea.

Comida pelo lado errado
Porém, com o envelhecimento, as broncoaspirações tornam-se mais frequentes e podem levar a quadros sérios, como infecções pulmonares e pneumonias, cujo tipo varia conforme a quantidade e a natureza do aspirado.

Quando se preocupar
Se a criança não está respirando, não emite som e ainda se estiver ficando roxa, leve-a imediatamente ao pronto-socorro. Enquanto isso, procure fazer a manobra de Heimlich, veja um tutorial de como fazê-la aqui.

Sinais de que uma pessoa está sofrendo um engasgo

  • tosse intensa;
  • dificuldade para falar;
  • respiração ruidosa;
  • chiado;
  • inquietação;
  • levamento das mãos ao pescoço como se estivesse sufocada.

Se ele chorar, vomitar ou tossir é sinal que desengasgou. Sua cor voltará ao normal. Se o bebê continuar “molinho”, sem nenhuma reação, ele pode estar inconsciente, faça as manobras a seguir (bebê inconsciente).

Na ocorrência de broncoaspiração durante a laringoscopia, após a indução anestésica, deve-se posicionar o paciente imediatamente em posição Trendelemburg, aspirar sua orofaringe, realizar a intubação orotraqueal e aspirar a luz do tubo endotraqueal.

Depois de passar por inúmeros especialistas, uma pediatra resolveu solicitar um exame de broncoscopia – um tipo de endoscopia respiratória que permite, através de um aparelho com fibras óticas, a visualização interna do sistema respiratório, desde a laringe até os brônquios.

A otimização da higiene bucal e a prestação de cuidados regulares por um dentista podem ajudar a prevenir o desenvolvimento de pneumonia ou abscesso em pacientes com aspiração repetida.

A aspiração de secreções intratraqueal é responsável por sérias complicações como: arritmias, laringoespasmos, traumatismos da mucosa traqueal, microatelectasias, hipoxemia, insaturação de oxigênio, bradicardias, hipertensão arterial, aumento da pressão intracraniana, infecções, ansiedade, alterações na pressão parcial ...

Qualquer alteração no padrão respiratório observada, como cianose, dispnéia, taquipnéia, dessaturação, tosse de início súbito, desconforto referido, uso de musculatura acessória, batimento de asa de nariz, entre outras, deve ser comunicada imediatamente ao Enfermeiro para avaliação.

A pneumonia por aspiração é decorrente da inalação de conteúdo orofaríngeo nas vias aéreas inferiores, conduzindo a lesão pulmonar e a infecção bacteriana. Ela ocorre comumente em pacientes com estado mental alterado que apresentam diminuição no reflexo de gag ou de deglutição.

19/2014/COFEN/CTLN, no qual concluiu que o procedimento de aspiração endotraqueal, por ser de alta complexidade, deve ser realizado prioritariamente por enfermeiros e, excepcionalmente, por técnicos de enfermagem.