Como saber se um fóssil é falso?

Perguntado por: landrade9 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

Um Fossil autêntico tem um número de série gravado na caixa. No entanto, a presença de um número não indica que o relógio é original. Ligue para a central de atendimento (nos EUA) da Fossil no número 800-449-3056 e forneça o número de série para o representante.

Mas, como é possível descobrir a idade de um fóssil? A química está presente nesse processo, mais precisamente o elemento Carbono. A datação de um fóssil pode ser feita com base no percentual já conhecido do Carbono-14 (C14) em relação ao Carbono-12 (C12) da matéria viva (sem decomposição).

Os fósseis podem ser ossos, conchas, dentes, pegadas e geralmente são encontrados nas pedras e rochas muito antigas. Existem fósseis que são conservados quase que inteiramente, por exemplo, os mamutes encontrados no gelo, ou os insetos em âmbar (resina vegetal).

O Tiranossauro rex Stan teve a mesma origem e destino de seus companheiros. Esse foi vendido por US$ 31,8 milhões em 2020, tornando-se o fóssil mais caro da história.

Um estudo publicado na terça-feira (22) na revista científica Current Biology descreve a descoberta de um fóssil de pterossauro de 170 milhões de anos que pode ser o esqueleto mais bem preservado do réptil alado pré-histórico.

Um de destaque é o localizado no Rio Grande do Sul, que é considerado “o berço de todos dinossauros do mundo, onde se encontram os dinossauros mais antigos do planeta”, segundo Marinho. Há também sítios como a da Chapada do Araripe, no Nordeste, onde são encontrados fósseis de dinossauros e muito bem preservados.

O fóssil-guia ou fóssil-índice são taxons que apresentam uma larga distribuição geográfica em um curto intervalo de tempo entre seu aparecimento e sua extinção, e com ampla distribuição geográfica.

Australopithecus descoberto em caverna da África do Sul viveu entre 3,4 e 3,7 milhões de anos atrás, ultrapassando Lucy, que viveu há 3,2 milhões de anos.

Para a datação dos fósseis, o método mais usado e eficaz é o de radioatividade. Com o auxílio de aparelhos sofisticados, os cientistas avaliam ou medem a quantidade de carbono 14, urânio e chumbo presente nesses fósseis.

Os fósseis são encontrados nas rochas sedimentares, rochas formadas a partir de sedimentos (fragmentos de outras rochas) que são transportados através de agentes como vento e rios e se depositam em um determinado local.

Repostas: Fóssil de impressão: São registros formados por pegadas, fezes, casca de ovos e etc. que comprovam que determinados seres vivos passaram ou viveram naquela região. Fóssil Petrificado: São restos de seres vivos que ficaram presos e após longo período de tempo, foram petrificados em camadas sólidas.

Austroposeidon magnificus

O Austroposeidon magnificus, com 25 metros de comprimento, teve fósseis encontrados na década de 1950, na cidade paulista de Presidente Prudente, pelo paleontólogo Llewellyn Ivor Price.

O animal chamado de Oculudentavis khaungraae é do tamanho de um beija-flor e foi encontrado em depósitos de âmbar no noroeste de Mianmar.

Luzia: uma mulher com mais de 11.500 anos
O remanescente humano foi encontrado em Pedro Leopoldo, região metropolitana de Belo Horizonte (MG), onde um projeto prevê instalar a unidade a aproximadamente 900m do sítio arqueológico da Lapa Vermelha.