Como saber se um comprovante de transferência da Caixa é falso?

Perguntado por: ecosta . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.4 / 5 6 votos

Os golpistas podem alterar um comprovante de transferência Pix de diferentes formas, por isso é importante ficar atento até mesmo em pequenos detalhes. Marcas de edição: é importante verificar se o nome e o logotipo da instituição financeira está correto, se é proporcional ao documento e não possui marcas de edição.

É possível. Em primeiro lugar, saiba que toda transação via Pix gera um comprovante, que pode ser acessado a qualquer momento e compartilhado de várias formas – normalmente pelo próprio app do banco ou instituição. A fraude acontece quando o golpista altera esse comprovante gerado pelo banco usando programas de edição.

Golpe do cadastro do Pix
Esse tipo de golpe ocorre desde o surgimento do Pix. Nele, a pessoa recebe e-mails, SMS ou mensagens em redes sociais e aplicativos de mensagens em nome de falsas instituições financeiras. Elas convidam o consumidor a cadastrar chaves Pix para ativar pagamentos e recebimentos.

Em uma cobrança verdadeira, os últimos números do código de barra sempre são iguais ao valor do documento. Caso essas informações não coincidam, você está diante de um documento fraudulento.

Você pode consultar o comprovante de uma transação diretamente em seu extrato da conta.

De maneira básica, esse golpe trata-se de um falso depósito, realizado pelo golpista no caixa eletrônico. Ele vai ao banco, e realiza um depósito sem colocar nenhum recurso, seja dinheiro ou cheque, dentro do envelope, inserindo-o vazio no caixa.

O dinheiro transferido via TED é creditado na conta do destinatário no mesmo dia, se a transação for feita até às 17h (horário de Brasília). Se a TED for realizada após às 17h, a transação só cai no próximo dia útil.

Etapas de elaboração de um Recibo

  1. Dê um nome ao documento. Coloque um nome no cabeçalho da folha em branco: “Recibo”, “Recibo de pagamento”, ou “Declaração de pagamento”.
  2. Descreva o recebimento. ...
  3. Valores em números e por extenso. ...
  4. Não esqueça do local, data e assinatura.

Se a transferência via Pix foi concluída com sucesso na conta de origem, mas o valor ainda não caiu na conta do destinatário, a recomendação é aguardar por até uma hora, que é o prazo máximo que a instituição do destinatário pode reter o valor por segurança para checagem do compliance.

Pedimos que o beneficiário da transação verifique detalhadamente o extrato de todas as contas por meio do app ou site no banco de destino. Se ainda assim não localizar a transação, será necessário que o beneficiário entre em contato a instituição que recebeu o valor, mostrando o comprovante da transferência para eles.

É possível ver o extrato no aplicativo da Caixa para Android e iPhone (iOS). O app permite ao usuário gerar um extrato bancário detalhado da sua conta pelo celular. O recurso é ideal para quem quer mais detalhes das movimentações financeiras no banco, incluindo as entradas e saídas de dinheiro.

agora, o Caixa Tem vai exibir todos os tipos de pagamentos. Toque em uma transação para acessar o comprovante; por fim, visualize a segunda via e, caso queria compartilhar em outro aplicativo, toque no ícone do canto superior direito e escolha para onde enviá-la.

Chamada de linha digitável, esses números ficam sempre na parte de cima do boleto, contendo 48 dígitos que são separados em cinco campos.

Outro ponto de atenção são as edições que podem ser feitas nos comprovantes falsos. Sempre se atente se a data e horário batem com o momento em que o suposto comprador disse ter feito a transferência ou se nomes e logotipos da instituição financeira aparecem de forma correta na imagem.