Como saber se um aparelho de som e potente?

Perguntado por: lalencastro . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.4 / 5 19 votos

Agora, se você gosta de um som potente, basta escolher a caixa acústica com maior potência com o número em Watts RMS. Algumas caixas vêm com a potência em PMPO, mas esse é um número que não mostra o quão potente ela é, viu? O volume de resposta, ou rendimento, vem em DB, ou decibéis.

Potência e qualidade de som
Para eventos em espaços pequenos e fechados, uma caixa de som com potência de 50 a 100 W deve ser suficiente. Eventos de médio porte devem se dar bem com aparelhos de 100 a 200 W. No caso de festas maiores e ao ar livre, uma caixa de som com no mínimo 200W é o recomendável.

O que é e o que significa Watts RMS? Para ficar claro, watt é a unidade que afere valor de potência elétrica, seja ela mínima, média (RMS) ou máxima (pico/PMPO) e apenas isto.

Um som com uma maior amplitude é um som forte, enquanto que um som com uma pequena amplitude é um som fraco. Os sons fortes transportam uma maior quantidade de energia que os fracos. Uma onda sonora perde intensidade no decurso da sua propagação.

Já a potência RMS, sigla em inglês de “root mean square” ou potência média quadrática, diz respeito à potência média que os amplificadores e caixas podem atingir durante uma extensa faixa de tempo.

Em aparelhos de áudio, essa potência é dada em Watts RMS, que representam a potência média que o aparelho pode apresentar com baixo nível de distorção harmônica, em explicação simples.

Definitivamente, um amplificador de 1000 watts (PMPO) pode ser equivalente a um outro de 350W (RMS), 250W (RMS) ou até 100W (RMS), se esses amplificadores passarem pelo mesmo procedimento de medida deste fabricante.

O watt (W) se refere ao consumo de energia, ou seja, a potência da lâmpada. Embora essa medida seja comumente usada como parâmetro na escolha das lâmpadas, ela não diz respeito à emissão de luz. Um chuveiro, por exemplo, também apresenta um valor em watts, mas não emite luz.

Potência para caixa de som: o que considerar ao escolher?

  • Maior potência nem sempre é melhor.
  • Obtenha a medida real da potência.
  • Relação entre potência e impedância.
  • Características do ambiente e de uso do sistema.
  • Quantidade de caixas acústicas necessárias no projeto.

JBL PartyBox 1000
É uma caixa de som amplificada que pode chegar até 1100 Watts RMS ao reproduzir músicas.

A potência RMS (Root Mean Square, ou Raiz Média Quadrada) é um cálculo matemático capaz de identificar e aferir a potência elétrica real de qualquer aparelho, aparecendo em Watts (W) nas especificações técnicas dos equipamentos.

De acordo com o Sistema Internacional de Unidades, a intensidade do som é medida em unidades de W/m². É provável que você já tenha ouvido falar sobre decibels (dB). Essa medida de intensidade sonora é usada para se comparar a intensidade de diferentes sons (de mesma frequência).

Enquanto a potência RMS é padronizada em todo o mundo, a PMPO é uma bagunça total. Por exemplo, uma mesma empresa pode ter cálculos distintos para definir a PMPO aqui no Brasil e lá na Alemanha. Aqui no Brasil, definiu-se que a potência PMPO seria 3,5x a potência RMS.

NA LÍNGUA PORTUGUESA, O R SEMPRE REPRESENTA O SOM FORTE QUANDO INICIA A PALAVRA. O R ENTRE DUAS VOGAIS REPRESENTA O SOM FRACO. PARA REPRESENTAR O SOM FORTE NO MEIO DA PALAVRA E ENTRE DUAS VOGAIS, É PRECISO USAR RR.