Como saber se tenho xeroderma?

Perguntado por: orezende4 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Sintomas. As lesões decorrentes do XP ocorrem nas áreas expostas à luz solar e, geralmente, iniciam-se nos primeiros anos de vida. A pele, em indivíduo ainda criança, apresenta um número aumentado de sardas e manchas em confete esbranquiçadas. Seus olhos também possuem forte sensibilidade à luz.

O diagnóstico é baseado na sintomatologia clínica e é confirmado por testes celulares da reparação de DNA danificado (por exemplo, o teste de síntese de DNA não programada (UDS) em fibroblastos de pele cultivados) e hipersensibilidade UV.

A XP, que não é contagiosa e afeta igualmente ambos os sexos, caracteriza-se principalmente por uma extrema sensibilidade dos portadores à radiação ultravioleta do sol e, por isso, afeta as áreas do corpo mais expostas, como a pele e os olhos.

O xeroderma pigmentoso (XP) é uma doença genética cutânea rara, caracterizada por grande sensibilidade à radiação UV. Afeta igualmente homens e mulheres, igualmente pelo mundo. Não é contagiosa, porém aumenta as chances de desenvolvimento de câncer de pele, devendo por isso ser tratada e prevenida.

Existem oito tipos de XP: A, B, C, D, E, F, G e V, produzidos por mutações em diferentes genes. Os pacientes com os subtipos A, B, D, F e G apresentam associação com sintomas neurológicos.

Estas são algumas das doenças genéticas mais raras:

  • Doença de Gaucher. Genética e hereditária, essa doença causa alterações no fígado e no baço. ...
  • Angioedema hereditário. ...
  • Síndrome de Chediak-Higashi. ...
  • Doença de Pompe. ...
  • Síndrome de Hermansky-Pudlak. ...
  • Síndrome Ehlers-Danlos. ...
  • Doença de Fabry.

O xeroderma pigmentoso começou a ser descoberto pela comunidade em 2005, quando Gleice Francisca Machado percebeu que seu filho Alisson Wendell Machado, na época com dois anos, estava com algumas manchas na pele.

(Xerose) Xerodermia é a pele seca comum.

Até 2020, a estimativa era de aproximadamente 200 pacientes XP no Brasil, o que representaria um caso por milhão de habitantes. Contudo, essa frequência é ainda maior na região ensolarada e tropical de Araras, em Faina, (GO), que tem incidência de um a cada 410 habitantes.

Xeroderma pigmentosum (XP) é uma síndrome rara caracterizada principalmente pela alta susceptibilidade a câncer de pele e extrema sensibilidade à luz solar. Os portadores de XP não conseguem corrigir os danos na molécula de DNA causados pela luz ultravioleta presente na luz solar.

Ela foi diagnosticada recentemente com um tumor.

Xeroderma pigmentoso: você sabe o que é? Trata-se de uma rara doença de pele, de origem genética e caracterizada por uma hipersensibilidade aos raios ultravioleta, presentes na radiação solar.

Porém, mesmo com todas as conquistas da ciência, algumas enfermidades permanecem sem cura conhecida, como acontece com o lúpus, o Alzheimer e a fibromialgia.

Considera-se doença rara aquela que afeta até 65 pessoas em cada grupo de 100.000 indivíduos, ou seja, 1,3 pessoas para cada 2.000 indivíduos. O número exato de doenças raras não é conhecido, mas estima-se que existam entre 6.000 a 8.000 tipos diferentes de doenças raras em todo o mundo.

Confira logo abaixo as doenças na pele mais comuns!

  • Rosácea. A rosácea é uma doença inflamatória vascular crônica, que afeta principalmente adultos e, mais frequentemente, mulheres. ...
  • Melasma. ...
  • Micose de praia ou pano branco. ...
  • Dermatite. ...
  • Escabiose (ou Sarna) ...
  • Psoríase. ...
  • Vitiligo.

Até os 7 anos, Káh conviveu bem com a doença. Depois, começou a aparecer uma lesão atrás da outra por todo o seu corpo. Ela também teve um melanoma no lábio inferior, que depois se espalhou para outras partes do corpo. Káh perdeu as contas das cirurgias que fez para curar as lesões.

Procure usar protetor solar e chapéu quando se expuser ao sol. Assim como nos braços e se possível use mangas compridas e tecido leve. E depois que você concluir o tratamento a sua cor natural vai voltando, fica tranquila. Olá, também estou tratando da hanseníase.

A pele seca é uma pele que possui características muito específicas, como descamação, coceira, aparência sem viço e luminosidade, aspecto esbranquiçado, sensação de repuxamento, ardor, sensibilidade, manchas vermelhas e textura escamosa, podendo, nos casos mais graves, ter até feridas.

Os principais tipos de neoplasias oculocutâneas que afetam indivíduos XP são o carcinoma basocelular (CBC), carcinoma espinocelular (CEC) e melanoma, sendo os dois primeiros os mais frequentes.

Veja as 5 mais comuns:

  • Queimaduras.
  • Melasmas.
  • Fitofotodermatose.
  • Queratose actínica (existem outros tipos que não são causadas pelo sol)
  • Câncer de pele.
Continuar lendo Como se pega xeroderma?