Como saber se tenho vermes nas fezes?

Perguntado por: epacheco . Última atualização: 24 de janeiro de 2023
4.2 / 5 14 votos

É muito importante ficar atento a sinais e sintomas do verme, veja quais são eles:

  1. Diarreia frequente;
  2. Coceira no ânus;
  3. Cansaço excessivo;
  4. Sensação de barriga inchada;
  5. Náuseas e vômitos;
  6. Dor abdominal;
  7. Perda de peso sem nenhuma razão aparente;
  8. Pontos brancos presentes nas fezes;

Alguns remédios caseiros com ação antiparasitária são:

  1. Leite com hortelã ...
  2. Chá de arruda com sementes de mamão. ...
  3. Chá de cúrcuma. ...
  4. Chá de mastruz. ...
  5. Azeite de alho. ...
  6. Chá de artemísia. ...
  7. Chá de erva-doce.

Alimentos que ajudam a matar vermes
Alho, cebola, orégano, gengibre, óleo de coco, suco de mamão, kefir, chucrute e iogurte estão entre eles. Entenda como agem: Alho e cebola: os vegetais reforçam a imunidade e têm efeitos anti-parasitários.

Normalmente, os vermes causam flatulência, diarreia e dor abdominal, os mesmos desconfortos que incomodam quem tem intolerância à lactose. Mas eles ainda podem causar perda de apetite e de peso, tosse, insônia, anemia, excesso de sono, problemas de memória e respiratórios, cansaço e até depressão.

As fêmeas fecundadas no aparelho digestivo podem produzir cerca de 200 mil ovos por dia e os vermes adultos podem viver cerca de um ano.

Os vermes podem ser contraídos em água ou alimentos contaminados entre outras vias possíveis de infecção. É a doença mais comum do mundo, cerca de aproximadamente 25% da população mundial 1 em cada 4 pessoas estão infectadas com algum tipo de parasita.

Algumas frutas nativas que têm poder vermífugo são:

  • fruta-do-conde,
  • abiu,
  • melão-de-São Caetano,
  • umbu e muitas outras.

Dentre os vermes, os mais perigosos são o Shistosoma mansoni e a Wuchereria bancrofti, responsáveis respectivamente pela esquistossomose e a filariose. Os sintomas causados pela presença de parasitas podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças.

Sim, alguns vermes podem sair inteiros após o uso de vermífugos.

Não roer as unhas e não colocar os dedos na boca; Manter as unhas curtas; Lavar as roupas da cama e toalhas no mínimo 1 vez por semana; Limpar os quartos, o banheiro e a cozinha no mínimo 1 vez por semana.

O sintomas principais são diarreia, náuseas, tosse, perda de peso e coceira. Sem tratamento, a verminose pode evoluir para formas graves e afetar fígado, baço, esôfago e provocar hemorragias. Na maioria dos casos é uma verminose assintomática, mas em casos raros ela pode evoluir.

Para cada tipo de parasita, existe um tempo de tratamento mais adequado, que pode variar de 1 a 5 dias, por exemplo. Em geral, o efeito já é sentido logo após o término do tratamento, se ele for indicado adequadamente e os sintomas sejam realmente causados por parasitose intestinal. Espero ter ajudado.

As parasitoses intestinais são infecções causadas por “vermes” (protozoários e helmintos) que atingem o intestino delgado ou grosso¹. Esta doença é considerada um problema de saúde pública porque está diretamente relacionada com a falta de saneamento básico e maus hábitos de higiene.

Que tratamentos médicos devo usar contra vermes? Use um medicamento anti-helmíntico. Alguns medicamentos anti-helmínticos, como o mebendazol, o tiabendazol e o albendazol, matam os vermes de fome. Já outros, como a ivermectina e o praziquantel, paralisam os parasitas, fazendo-os saírem nas fezes.

Quem deve tomar remédio contra vermes com mais frequência
Além disso, pessoas que moram em regiões onde as parasitoses atingem 20% da população devem tomar o vermífugo anualmente, enquanto os moradores de regiões com 50% de predominância dessas doenças devem tomá-lo a cada seis meses.

Existem ainda casos em que a presença e vermes no intestino provocam inchaço da barriga, o que pode causar um ligeiro desconforto na região ao redor do umbigo.

MITO! A parasitose não provoca vontade de comer doces ou qualquer outro tipo de alimento.

Quando ainda é uma larva, viaja pelo corpo até chegar ao intestino delgado, onde cresce, se reproduz e libera os filhotes junto com as fezes. Pés descalços são as portas de entrada do bicho. Ele crava seus dentes no intestino e se alimenta do sangue do hospedeiro, o que gera uma grave anemia.

Os sintomas de vermes no corpo do ser humano variam de acordo com a verminose. Em geral, sintoma mais evidente é a presença do verme nas fezes, diarreia, dor abdominal, febre, náuseas, vômitos, fraqueza, perda de peso, perda ou aumento do apetite.