Como saber se tenho restrição em algum Banco?

Perguntado por: lmartins7 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

Como consultar contas e dívidas do seu CPF usando o Registrato do Banco Central. O Registrato é uma ferramenta gratuita do Banco Central que permite a consulta de contas, financiamentos e empréstimos ligados ao seu CPF ou CNPJ. A pesquisa é feita em poucos minutos e de forma gratuita.

É simples:

  1. Acesse o site ou aplicativo da Serasa e clique em “Consultar CPF grátis”.
  2. Digite seu login e senha. Se não tiver, faça um cadastro gratuito na hora.
  3. Clique em “Meu CPF” e faça a consulta. Na mesma plataforma, é possível também verificar o Serasa Score.

Digite https://www3.bcb.gov.br/registrato/login/ para acessar. Empresas também conseguem acessar as informações, para isso é preciso ter um cadastro de pessoa jurídica no site do Banco Central. Além disso, o sistema presta informações pelo telefone do Banco Central, no 0800 979 2345.

Assim que completar cinco anos, a dívida caduca deve ser retirada dos órgãos de proteção ao crédito em até cinco dias úteis. Geralmente, isso acontece de maneira automática. Mas, caso o débito ainda conste no nome depois desse prazo, é só entrar em contato com o credor e solicitar a remoção.

O Código de Defesa do Consumidor estabelece que os serviços de proteção ao crédito não podem manter o CPF do consumidor registrado nas listas de negativados por mais de cinco anos a partir da data de vencimento da pendência. Após esse período, o seu nome volta a ficar “limpo” e é retirado das listas de negativação.

O SPC é um banco de dados do sistema CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas), reunindo informações do comércio de todo o país. Já a Serasa é uma empresa privada que reúne dados sobre de pessoas físicas ou jurídicas e forma como elas pagam e compram no mercado.

1. Saber o valor e urgência de cada dívida. Para isso, basta consultar seu nome e CPF nos bancos de dados dos órgãos protetores de crédito. Dessa forma, também é possível saber quem são os credores das dívidas, para seguir com tranquilidade para as próximas etapas.

Pode ser que você esteja com CPF cancelado, suspenso, pendente ou nulo, por exemplo. Essas questões podem ocorrer por diversos motivos, como não justificar ausência do voto nas eleições, CPF duplicado, falecido, quando não declara o Imposto de Renda, entre outras razões.

Existem quatro opções para tirar o CPF da lista de Restrição Interna dos Bancos:

  1. Fazer uma reclamação diretamente no PROCON;
  2. Abrir uma ação judicial;
  3. Procurar outra Instituição Financeira;
  4. Seguindo as dicas de um especialista (modo mais fácil e rápido).

Basicamente, isso pode ser feito das seguintes formas:

  1. Comprovando que as dívidas já prescreveram há mais de 5 anos;
  2. Apresentando documentos que comprovem o pagamento total da dívida;
  3. Mostrando acordo e o desconto concedido pelo banco para o pagamento da dívida;
  4. Entrando com uma ação judicial contra a empresa credora.

O sistema de informação de crédito (SCR), popularmente chamado de “lista negra”, é um mecanismo criado pelo Banco Central do Brasil para controlar todas as transações financeiras dos indivíduos. O Sistema de Informação de Crédito do SISBACEN pode ser consultado por você mesmo no Registrato do Banco Central.

É um relatório que disponibiliza informações como saldo devedor, modalidade (empréstimo consignado, cartão de crédito, cheque especial, etc) e status (a vencer ou vencida) de empréstimos e financiamentos contratados por pessoa física ou jurídica em cada banco ou outra instituição autorizada a funcionar pelo Banco ...

Ao informar a restrição no Bacen, a instituição credora permite que outras empresas descubram que aquele determinado consumidor possui uma dívida não quitada. Além de restrição no BC, tal débito também pode gerar a negativação nos órgãos de proteção ao crédito como SCPC, Serasa, SPC, Quod, dentre outros.

Em cinco anos, prescrevem as dívidas contraídas por instrumento público ou particular. Vale lembrar que as dívidas só prescrevem se nunca tiverem sido cobradas. Ou seja, se você está sendo cobrada por uma dívida, ela nunca irá prescrever.

Qualquer tipo de dívida caduca após 5 anos, mesmo as de cartões de crédito e contraídas de instituições financeiras. Logo, passado esse período, seu nome é retirado da lista dos órgãos de proteção ao crédito.

Mito! Uma dívida não pode ficar mais que cinco anos em cadastros de inadimplentes. Por isso, débitos com mais de cinco anos não são considerados no cálculo do Serasa Score.

Acesse o site do Registrato
O Registrato é um recurso disponibilizado pelo Banco Central do Brasil (BACEN) que fornece dados e informações sobre a vida financeira. Com ele, você poderá consultar seus empréstimos, bancos onde possui conta, chaves Pix, operações de câmbio realizadas e mais.

Como consultar meu Registrato? Para consultar os dados no Registrato, basta acessar o site fazendo login com os dados do Gov.br, desde que você tenha nível prata ou ouro de segurança na plataforma.