Como saber se tenho refluxo noturno?

Perguntado por: ecoutinho . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 19 votos

Outros sintomas comuns do refluxo gastroesofágico incluem:

  1. Disfagia (dificuldade para engolir);
  2. Dor torácica que pode ser tão forte a ponto de ser confundida com. infarto);
  3. Sensação de globus (“bola na garganta”);
  4. Odinofagia (dor ao deglutir);
  5. Tosse seca crônica;
  6. Rouquidão;
  7. Náusea.

Elevar a cama
Elevar a cabeça da cama em cerca de 30 centímetros ajuda a manter o ácido gástrico no estômago. Não use travesseiros extras, pois eles apenas levantam a cabeça e não ajudam a evitar o refluxo.

Sintomas extraesofágicos

  1. Dor torácica não cardíaca;
  2. Globus faríngeo - sensação de bolo na garganta;
  3. Asma;
  4. Tosse crônica;
  5. Dor de garganta e rouquidão;
  6. Apneia do sono;
  7. Alterações dentárias.

A maioria dos pacientes com o problema apresentam um aumento na intensidade dos sintomas enquanto dormem, ou quando tentam dormir, pois é nesse momento que o ácido gátrico reflui até a garganta e a laringe, e o indivíduo acorda com muita tosse e com sensação de sufocamento.

Algumas dicas caseiras para tratar a queimação são: beber água gelada, comer maçã ou pera sem casca e tomar chá de funcho ou gengibre. Também são recomendados alguns sucos, como de batata crua, couve e maçã ou mamão e linhaça. Outras ações estão ligadas aos hábitos e à rotina da pessoa.

O refluxo não pode ser curado integralmente. Mas, é possível controlar seus sintomas através de medicamentos específicos. Existem remédios que auxiliam na redução da acidez do suco gástrico.

A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é uma condição que traz muito prejuízo à qualidade de vida do paciente. Quando não tratada adequadamente, a condição pode ser perigosa, causando várias complicações.

Pode. Contudo, o que não pode é encher o estômago de café ou de água. O que não pode, portanto, é beber café ou água depois de ingerir um monte de alimentos naquele típico almoço de família. Portanto, tudo com moderação pode e não causa o problema.

Compreender esses fatores e trabalhar na sua correção é fundamental para controle da doença no longo prazo. Existem duas variantes da doença: O refluxo gastroesofágico (RGE) e o laringofaríngeo (RLF).

Muitas vezes o refluxo pode ocorrer sem esses sintomas característicos. Isso ocorre na maioria das vezes em que o refluxo penetra o interior do sistema respiratório e os sintomas que podem ocorrer são tosse, chiado no peito, falta de ar.

Este problema causa um aperto no esôfago provocando dificuldades para engolir. Porém, o indivíduo também pode sentir dor, perda de peso, regurgitação e tosse. Ademais, a condição também pode evoluir para um câncer de esôfago.

O estômago estará mais abaixo do canal alimentar, que conecta o estômago ao esôfago. Dormir sobre o lado esquerdo evita que o conteúdo do estômago volte para o esôfago.

Muitos relacionam o refluxo somente à sensação de queimação (azia), mas essa disfunção provoca diversos sintomas. Acordar engasgado no meio da noite é um deles. Mas você sabia que tomar água ou comer e logo depois ir deitar pode ser determinante para um engasgo noturno que pode, até, levar a pessoa para o hospital? Dr.

Quem tem refluxo pode beber água antes de dormir? A ingestão de água antes de dormir é contraindicada para quem sofre de refluxo gástrico. Afinal, pode ajudar a provocar aquele incômodo que as pessoas com essa condição conhecem bem.

Qual tratamento mais adequado? O refluxo precisa ser bem controlado com uso de duas doses diárias de inibidor de bomba de prótons (omeprazol, pantoprazol, lansoprazol, rabeprazol ou esomeprazol). Esta medicação pode ser associada a um antiácido à base de alginato, especialmente ao deitar.

Quem tem refluxo pode comer alimentos de origem animal como leite e seus derivados, mas estes precisam ser desnatados. “A gordura retarda a digestão e aumenta a produção de ácido, por isso, ao consumir leite ou derivados lácteos, é importante que sejam desnatados.

A doença do refluxo acontece quando o conteúdo ácido do estômago sobe pelo esôfago com frequência e quantidade maiores do que o normal, causando lesões no próprio esôfago ou na mucosa da via aérea (garganta, nariz, ouvidos e pulmões).

Então, os alimentos que devem ser evitados ou reduzidos são:

  • Bebidas alcoólicas.
  • Café
  • Extrato de tomate.
  • Pimenta.
  • Temperos muito fortes.
  • Refrigerantes ou demais líquidos gaseificados.
  • Chocolate.
  • Alimentos gordurosos como frituras e lanches rápidos.

Assim como a tosse é causada pelo refluxo, ela também pode causa-lo. A tosse seria causada pela microaspiração dos conteúdos do estômago sobem para cima do esôfago. O nervo vago, então, responderia com a tosse seca.

As frutas são algumas das melhores fontes de fibras.
Portanto, as fibras ajudam na digestão, que é prejudicada devido ao refluxo e, ainda, podem amenizar sintomas como a ânsia de vômito. Assim, algumas das melhores frutas para quem tem refluxo são as menos ácidas, como: Mamão. Banana.