Como saber se tenho puberdade tardia?

Perguntado por: oramires . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.2 / 5 6 votos

Sinais e sintomas da puberdade tardia. Em meninas, o desenvolvimento das mamas, crescimento dos pelos pubianos e/ou menarca não ocorrem. Em meninos, não ocorre desenvolvimento de pelos genitais e/ou pubianos. Estatura baixa ou velocidade mais lenta de crescimento, ou ambos, podem ser um indicador de puberdade tardia.

Normalmente, os primeiros sinais de puberdade, como crescimento das mamas e pelos genitais nas meninas e crescimento do pênis e alteração na voz nos meninos, costumam aparecer a partir dos 8 ou 9 anos de idade.

Nestes anos da adolescência o corpo masculino se torna mais forte, com ganho de massa muscular, principalmente em regiões de braços, pernas e tórax. Todos os órgãos internos se desenvolvem e apresentam um aumento de capacidade física, notadamente cardiovascular e pulmonar.

Em geral, uma vez tratada a doença responsável pelo atraso do desenvolvimento da criança, a puberdade continua a evoluir. Tumores, traumas no sistema nervoso central, hipotireoidismo e diabetes mal controlada, por exemplo, podem levar a um atraso puberal.

O porquê de tudo demorar
Atraso constitucional da puberdade: a causa mais comum é por “imitar” o padrão da família, que costumamos chamar de atraso constitucional da puberdade. Nesse caso, o início da puberdade é atrasado por um padrão genético normal, herdado de algum parente próximo: pai, mãe, tios.

Sintomas de puberdade tardia
Nas meninas, não ocorre o desenvolvimento das mamas, o crescimento de pelos púbicos, a primeira menstruação ou uma combinação destes. Em meninos, não ocorre crescimento da genitália, crescimento de pelos púbicos ou ambos.

14 anos

A puberdade é a etapa durante a qual a pessoa alcança sua capacidade reprodutora total e desenvolve as características adultas próprias daquele sexo. Em meninos, a puberdade ocorre, geralmente, entre 10 e 14 anos. No entanto, é perfeitamente normal que possa ter início aos nove anos ou que se prolongue até os 16.

Praticar atividades físicas; Ter atenção à postura; Manter em dia as idas ao pediatra e, se necessário, ao endocrinologista, ao ortopedista e ao nutricionista pediátricos; Em caso de problemas específicos, fazer o tratamento hormonal com acompanhamento médico.

A chegada dos 18 anos é um momento esperado por todo jovem. Chega o sinal verde para, por exemplo, dirigir, comprar bebidas alcoólicas e frequentar as animadas festas. Para além das novas liberdades, atingir a maioridade também traz deveres que antes poderiam não fazer parte do cotidiano.

4 anos

O Estirão do Crescimento ou Estirão Puberal é uma fase de crescimento acelerado em que ocorre um grande aumento da velocidade de crescimento junto com a puberdade, que dura em média cerca de 3 a 4 anos .

Segundo o ECA, é considerado criança quem tem até 12 anos incompletos. Já entre 12 e 18 anos são adolescentes. A lei define que esta faixa etária têm direito à vida e à saúde; à liberdade, ao respeito e à dignidade; à convivência familiar e comunitária; e do direito à guarda, à tutela e à adoção.

Se os meninos não mostram sinais de desenvolvimento puberal ou amadurecimento ósseo depois dos 11 ou 12 anos até os 13-14 anos de idade, eles podem receber tratamento durante 4 a 6 meses com enantato de testosterona em baixas doses ou cipionato de testosterona 50 a 100 mg IM 1 vez por mês.

Até mais ou menos 18 a 20 anos. O processo de crescimento depende de vários fatores e cessa quando se atinge a idade óssea de 18 anos, quando ocorre o fechamento de todas as cartilagens ósseas de crescimento, esse processo não necessariamente coincide com a idade cronológica.

A puberdade masculina tem início por volta dos 10 anos até aos 16 anos, porém, em alguns casos, pode começar por volta dos 9 anos, sendo chamada de puberdade precoce.

Meninas que sofrem abuso sexual ou que são expostas a conteúdos sexuais desde cedo também podem chegar precocemente à puberdade.

A adolescência tardia ou “adultoscência” é a manifestação da imaturidade comportamental de um jovem que acima dos 22 anos tem expectativas, posturas e mentalidade de um jovem aos 15/16 anos.

A maturação sexual tardia é um atraso no desenvolvimento sexual. Alguns adolescentes não iniciam o desenvolvimento sexual na idade habitual.

Não. Ou quase não. O crescimento natural acaba no máximo até os 18 anos e não há terapia hormonal que permita continuá-lo na vida adulta artificialmente.

Exame físico
O acompanhamento com avaliação da velocidade de crescimento é o parâmetro mais importante no diagnóstico de uma baixa estatura. Esse acompanhamento deve ser realizado com visitas espaçadas em, no mínimo, 6 meses, sendo que o período ideal é entre 9 e 12 meses.