Como saber se tenho o número do NIS?

Perguntado por: dsouza3 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Quem está inscrito no Cadastro Único poderá consultar seu Número de Identificação Social (NIS), código familiar, situação cadastral, data da última atualização e data limite para uma nova atualização cadastral por meio do aplicativo do Cadastro Único e também na versão web, no endereço cadunico.cidadania.gov.br.

Você pode encontrar o número do NIS nos extratos de FGTS enviados pela CAIXA, no Cartão Cidadão ou na sua Carteira de Trabalho (CTPS). Outra alternativa é a consulta pela internet, a partir do seu CPF (portal Meu INSS) ou no portal Consulta Cidadão.

Pelo site Meu CadÚnico

  1. Acesse o site do CadÚnico e selecione a opção “Consulta simples”;
  2. Digite o nome completo, data de nascimento, nome da mãe e local de cadastro do beneficiário. Clique em “Continuar” e verifique o NIS da criança.

NIS significa Número de Identificação Social. É um número de cadastro atribuído pela Caixa Econômica Federal para identificar as pessoas que recebem algum benefício social ou fazem parte de projetos públicos. Mesmo sendo disponibilizado pela Caixa, o empregador é o responsável pelo cadastro do NIS.

O mais recomendado, se você não souber o número do NIS, é consultar com o seu CPF, pois é um documento que, geralmente, está mais próximo. Outra forma de consultar é ir até uma das agências da Caixa Econômica e pedir para que um dos colaboradores ajude a encontrar o cadastro.

O número do NIS existe independentemente dos vínculos empregatícios de uma pessoa —ou seja, uma pessoa que nunca trabalhou com a carteira assinada, mas que tem ou já teve direito a algum benefício social, possui um NIS.

Quem tem direito ao NIS? Segundo o site da Caixa Econômica Federal, tem direito ao NIS as seguintes pessoas: Trabalhador vinculado à empresa privada, cooperativa ou empregador pessoa física; Beneficiários de Programas Sociais (cadastrados pelo agente definido pelo Gestor do Programa);

As pessoas estrangeiras e portuguesas com bilhete de identidade vitalício podem pedir o NISS online. Gratuito. Preencha o formulário no portal da Segurança Social e anexe os documentos necessários.

Apesar de ter sido criado pelo governo federal, são as prefeituras que fazem e atualizam os cadastros. A vantagem é que isso facilita o acesso para você. Então, após realizar o seu cadastro, em até 45 dias será liberado o número do seu NIS.

O NIS também pode ser identificado facilmente no cartão do Bolsa Família. Abaixo do seu nome, os 11 primeiros dígitos são o número do seu NIS.

Qual a diferença entre inscrição PIS e inscrição NIS? Na prática não há diferença entre PIS e NIS, são nomenclaturas diferentes para o mesmo número, usualmente chamamos de PIS uma inscrição que possui vínculo empregatício.

Como consultar o NIS

  1. Acesse a carteira de trabalho digital pelo aplicativo (disponível para iOS e Android).
  2. O login é feito com o cadastro do gov.br. Se não tiver conta, clique em criar conta e siga o passo a passo.
  3. Clique em "Consultar abono".
  4. Lá aparecerá o número do NIS (chamado de NIT na carteira de trabalho).

O cadastramento é sempre feito por um agente: empresa, prefeitura, órgão de governo, porém a manutenção do cadastro é feita somente pelo próprio inscrito, que deve procurar a CAIXA quando necessitar atualizar seus dados cadastrais, exceto no caso do Programa Auxílio Brasil, em que a atualização é feita na Prefeitura.

É possível descobrir o número do NIS pelo CPF nas consultas do extrato FGTS ou pelo cadastro junto ao Meu INSS ou Cadastro Único.

Veja o passo a passo:

  1. Pré-cadastro pelo site ou aplicativo. O pré-cadastro pode ser feito por meio do aplicativo do Cadastro Único ou na versão web. ...
  2. Procure um CRAS ou posto do Cadastro Único. ...
  3. Documentação necessária. ...
  4. Entrevista de cadastramento. ...
  5. Confirmação do cadastramento: atribuição do NIS.

Para ter direito aos benefícios do Auxílio Brasil é preciso, primeiramente, ter a família inscrita no Cadastro Único e ter os dados atualizados nos últimos dois anos. Lá, você terá acesso ao Número de Identificação Social (NIS) e aos dados sobre a família.