Como saber se tenho o dom de discernimento?

Perguntado por: inogueira . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

A pessoa que tem discernimento tem a capacidade de distinguir o que é o bem e o mal em si e em sua volta. Quem tem discernimento não cai facilmente em armadilhas, porque consegue compreender as verdades espirituais, vê a intenção por trás de ações e palavras para poder conformar a própria vontade à de Deus.

Para conhecermos o Espírito de Deus, precisamos aprender a ouvir com o coração. O Presidente Boyd K. Packer, Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos, disse: “A voz do Espírito é mansa e delicada, uma voz que mais se sente do que se ouve.

O discernimento possui algumas ramificações e é empregado na psicologia, na espiritualidade e na filosofia.

  • Discernimento psicológico.
  • Discernimento espiritual.
  • Discernimento no desenvolvimento pessoal.
  • Diferenças entre sabedoria, conhecimento e discernimento.
  • Discernimento Bloodborne.

1 Coríntios 14. As pessoas devem desejar dons espirituais — Compara-se o dom de línguas com o de profecia — O dom da profecia é maior — Paulo diz: Todos podereis profetizar; procurai, com zelo, profetizar.

Para descobrir qual é o seu talento secreto, some os números do dia do seu nascimento até chegar a um algarismo de 1 a 9. Por exemplo: quem nasceu no dia 15 deve somar 1 + 5 para chegar a um resultado - no caso, 6. Já quem nasceu no dia 29 deverá somar 2 + 9 = 11 e, em seguida, 1 + 1 = 2, que será o número final.

Ó Deus, envia-me do santo céu a sabedoria, manda-ma do teu trono glorioso, a fim de que ela esteja comigo; assim eu fique a saber o que te agrada. Ela, que sabe e entende tudo, guiar-me-á com prudência em tudo o que eu fizer; proteger-me-á com a sua presença gloriosa.

O discernimento é um dom entre os dons do Espírito Santo feitos ao crente, mas no início, nunca se deve esquecer que o dom por excelência, a coisa boa entre as coisas boas (cf. Lc 11:13), é o próprio Espírito Santo.

O discernimento espiritual (ou a Sabedoria divina) nos ajuda a diferenciar o valioso do efêmero; sendo um dom que ultrapassa os ideais humanos, pois capta a Lei do Senhor, gerando um compromisso de vida mais autêntico.

Aprender a receber revelação é trabalhoso
A oração é necessária, mas nem sempre suficiente por si só, disse Élder Renlund, mencionando o jejum e a paciência como esforços adicionais para se receber revelação. “Esperar no Senhor e confiar que Ele responderá quando souber que é o melhor, é um trabalho muito importante.

Visão espiritual é a capacidade de discernir e entender a realidade do mundo espiritual. Os olhos espirituais podem ser abertos somente através do conhecimento genuíno de Jesus Cristo (2 Coríntios 3:14).

Uma visão é algo percebido num sonho, transe ou êxtase religioso. Muitas vezes, é uma aparição sobrenatural que transmite uma revelação divina. Visões são geralmente mais claras que sonhos, mas possuem menos conotações psicológicas. Sabe-se que muitas tradições espirituais relatam a existência de visões.

Na verdade, Ele nos transmite uma sensação de paz. Depois daquele dia, dei-me conta de outras ocasiões em que senti o Espírito Santo. Quando meu pai deu uma bênção a minha mãe, fechei os olhos e tentei ficar bem reverente. Aí senti de novo aquela mesma sensação de calor.

Quando o Espírito toca o coração, ele sofre uma mudança. Quando o indivíduo (…) sente o Espírito trabalhando nele, ou quando vê uma evidência do amor e da misericórdia do Senhor em sua vida, ele é edificado e fortalecido espiritualmente, e sua fé Nele aumenta.

A voz do Espírito está ao alcance de todos. O Senhor ensinou: “O Espírito ilumina todo homem [e toda mulher] (…) que dá ouvidos a sua voz”. Afirmou ainda que “todo aquele que dá ouvidos à voz do Espírito vem a Deus, sim, o Pai”.

Que Deus nos dê sabedoria, discernimento e aplicação para sabermos distinguir os sinais do tempo, da natureza humana e divina, e toda natureza que nos cerca! Deus abençoe você!