Como saber se tenho o dom da pregação?

Perguntado por: lcapelo . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 11 votos

Descobrir seus dons

  1. Peça a outras pessoas que falem sobre seus dons para você. ...
  2. Procure dons em meio à adversidade. ...
  3. Ore pedindo ajuda para reconhecer seus dons. ...
  4. Não tenha medo de tentar coisas novas. ...
  5. Busque a palavra de Deus. ...
  6. Não se concentre exclusivamente em suas necessidades. ...
  7. Pense nas pessoas que você admira.

A pessoa que tem discernimento tem a capacidade de distinguir o que é o bem e o mal em si e em sua volta. Quem tem discernimento não cai facilmente em armadilhas, porque consegue compreender as verdades espirituais, vê a intenção por trás de ações e palavras para poder conformar a própria vontade à de Deus.

Se formos chamados pelos líderes da Igreja para traduzir a palavra do Senhor, podemos receber um dom para traduzir que está além de nossa capacidade natural. Assim como acontece com todos os dons, precisamos viver em retidão, estudar muito e orar para recebê-lo.

Como posso buscar dons espirituais?

  1. Perguntar. Ore e pergunte a Deus com quais dons espirituais Ele o abençoou ou por quais deles você deve se esforçar. ...
  2. Estudar. Os dons espirituais exigem esforço para serem recebidos. ...
  3. Agir. É útil aprender sobre dons espirituais, mas você precisa pôr esse conhecimento em prática.

Para ter prudência e discernimento é preciso ser simples como as pombas. Quanto mais complicados formos, menos prudência teremos; quanto mais nos enchemos de orgulho, de soberba e complicações, mais dificuldade temos em discernir o que é certo do que é errado, o que convém do que não convém.

Escreva em seu diário o que você precisa fazer para desenvolver esse dom. Reconheça os dons espirituais nas pessoas ao seu redor. Ao fazê-lo, registre o que aprendeu. Você pode perguntar a essas pessoas como elas desenvolveram esses dons ou como elas os usam para ajudar e servir ao próximo.

O Catecismo da Igreja Católica nos diz que os sete dons do Espírito Santo são: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus. Eles são capacidades que o Espírito Santo dá às pessoas para edificação da Igreja, nos santificando e preparando para a presença de Deus.

Mas, afinal, como descobrir o que somos boas fazendo?

  1. Reconheça o que você gosta de fazer.
  2. Note quais são os seus pontos fortes.
  3. Observe os seus pequenos sucessos.
  4. Pense no que você faz para se divertir.
  5. Questione as pessoas próximas.
  6. Aposte em testes vocacionais.

Packer, Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos, disse: “A voz do Espírito é mansa e delicada, uma voz que mais se sente do que se ouve. É uma voz espiritual que vem à mente na forma de pensamentos instilados no coração”. O Presidente Packer ensinou também: “Recebe-se mais facilmente inspiração em lugares tranquilos.

A Sabedoria é um eflúvio do poder de Deus, emanação puríssima da glória do Todo-Poderoso; por isso nada de impuro pode nela insinuar-se. É reflexo da luz eterna, espelho nítido da atividade de Deus e imagem de sua bondade (Sb 7,25-26). A sabedoria é mais bela que o sol, supera todas as constelações.

Significa “entender ou conhecer alguma coisa pelo poder do Espírito. (…) Inclui percepção do verdadeiro caráter das pessoas e da origem e significado das manifestações espirituais” (Guia para Estudo das Escrituras, “Discernimento, Dom de”, scriptures.LDS.org).

Como Pregar A Palavra de Deus com Sabedoria: 5 Segredos Transformadores!

  1. 1 – Estude A Palavra De Deus Diariamente. ...
  2. 2 – Fale De Forma Clara E Simples. ...
  3. 3 – Contextualize Sua Mensagem. ...
  4. 4 – Organize Muito Bem O Seu Esboço! ...
  5. 5 – Ore!

A oração é um dom celestial concedido a cada alma por nosso Pai Celeste.

O dom de evitar os atritos; o dom de ser agradável; (…) o dom de empenhar-se no que é correto; o dom de não julgar; o dom de voltar-se a Deus para conseguir orientação; o dom de ser discípulo; o dom de importar-se com outras pessoas e cuidar delas; o dom de ter a capacidade de ponderar; o dom de orar; o dom de prestar ...

Oração de invocação do Espírito Santo
"Vinde, Espírito Santo! Enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito, e tudo será criado. E renovareis a face da Terra.

O dom do Espírito Santo somente é concedido depois do batismo devidamente autorizado e pela imposição de mãos realizada por homens que possuam o Sacerdócio de Melquisedeque.

O dom da “palavra de sabedoria”. (I Coríntios 12:8; >D&C 46:17) Esse dom não se refere à lei que conhecemos como a Palavra de Sabedoria. Ele é, na verdade, um dom de sabedoria—a habilidade de usar o conhecimento de maneiras justas. A habilidade de ensinar pelo poder do Espírito Santo.

Para os carismáticos católicos e os pentecostais é o dom de orar em línguas ou glossolalia, ou seja, frases soltas e murmúrios. Em ambos os casos, as pessoas ficam em estado alterado de consciência (transe mediúnico ou êxtase, no dizer da Igreja).